Stella Artois é uma cervejaria belga que produz cervejas lager de baixa fermentação que variam de 4,6% a 5,2% ABV. É esta bebida que é reconhecida como o padrão de pilsner no mercado nacional. Em outros países, a cerveja belga é vendida com um nível mais baixo de força e é fornecida mais ativamente para a América do Norte, Austrália, Irlanda e Reino Unido. Foi obtido pela primeira vez na cidade de Leuven. A época de sua aparição é 1926. A marca é agora propriedade da Interbrew International B.V. é uma subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV Corporation.
Significado e história
O que é Stella Artois?
Stella Artois é o nome da cerveja e da empresa que a produz. A fábrica principal está localizada na Bélgica. Esta bebida foi fabricada pela primeira vez em 1366, quando a cervejaria se chamava Den Hoorn e foi combinada com uma taberna onde a cerveja era servida aos caçadores. Sob a marca moderna, apareceu em 1926. A marca belga agora é propriedade da Anheuser-Busch InBev SA/NV através de sua subsidiária Interbrew International B.V.
As raízes deste empreendimento vão fundo na história – em 1366, quando uma taberna funcionou na cidade de Leuven, preparando sua própria bebida alcoólica para caçadores. É por isso que seu logotipo de estreia apresentava uma buzina de caça, que os proprietários usavam para marcar seus produtos. Naquela época, a cervejaria se chamava Den Hoorn.
Em 1717, a fábrica foi comprada por Sebastien Artois, que era o principal cervejeiro desde 1708. Ele o chamava pelo próprio sobrenome. Naquela época, a empresa era conhecida como Brouwerij Artois. Em 1926, o fabricante produziu pela primeira vez a cerveja de Natal, programada para coincidir com o feriado de inverno e com o nome da estrela do Natal. Em 1930, começaram as entregas de produtos para o mercado europeu.
Em 1988, o artista David Taylor, da Taylorbrands, redesenhou o rótulo, a embalagem e o design da garrafa. Foi ele quem ligou o passado histórico da marca cervejeira ao seu presente, retratando uma trompa de caça. Ele também indicou a data de abertura da cervejaria Den Hoorn, que serviu de base para a Stella Artois. O novo design também contém elementos arquitetônicos específicos da cidade de Lovaina.
1366 – 1717
Nos primeiros anos, quando a cervejaria foi combinada com uma taverna, sua principal característica distintiva era uma trompa de caça. Isso se deve ao fato de ela ter servido uma bebida alcoólica aos caçadores, o que se refletiu no nome Den Hoorn. Traduzido do holandês, significa este instrumento em particular. O emblema da época também continha as inscrições “Van Roy” (acima) e “Brouweru” (à esquerda do chifre). O texto foi digitado em estilo grotesco, e o chifre foi colocado em um losango regular.
1717 – 1926
Após o rebranding, a empresa ficou conhecida como Brouwerij Artois. Naquela época, uma única estrela se iluminou acima da buzina de caça, que denotava o principal feriado de inverno – o Natal. Perto estava o nome do novo proprietário da empresa – Sebastien Artois. Nesta versão, as letras ficaram mais finas, mais elegantes e receberam serifas em miniatura.
1926 – 1962
Um logotipo lacônico, contendo apenas o nome da cervejaria, pertence a essa época. A inscrição era preta, sem serifa, e feita em tipo alongado com letras grossas em minúsculas (os caracteres iniciais de cada palavra ainda permaneciam em maiúsculas). A primeira parte do nome estava entre aspas, pois não era usado em seu significado direto, mas sim figurativo (como apelido).
1962 – 1973
Em 1962, a rotulagem da cerveja Stella Artois mudou drasticamente – ela recebeu um rótulo genuíno, desenvolvido de acordo com todas as regras de design. O emblema mostrava um quadrado com uma borda marrom clara. Dentro havia uma ampla moldura branca, atrás da qual havia outra moldura marrom-escura que servia de moldura para o quadrado vermelho central. Continha o nome da empresa. As letras eram brancas, com um contorno preto na borda. Acima da inscrição havia uma estrela pontiaguda em círculo, lembrando a orientação de uma bússola. Ela tinha um único “A” no meio. O logotipo também apresentava o ano de fundação da cervejaria, o tipo de cerveja e outras informações de produção.
1973 – 1975
Na versão simplificada, o tema da estrela de Natal tornou-se predominante. Por isso, os designers ampliaram a parte localizada no círculo, transformando-a em um oval com um “A” estilizado, que tinha uma estrela brilhante em vez de uma barra transversal. A paleta de cores principal era uma combinação de vermelho (elementos básicos), preto (moldura) e branco (fundo).
1975 – 1977
Esta versão usava um emblema de uma estrutura muito complexa. O sinal era multicomponente e incluía três largas faixas semi-ovais separadas por finas linhas pretas e complementadas com informações de natureza diferente. O lugar central foi ocupado por um fundo vermelho com o nome da marca de cerveja, que foi pintado de branco para contraste. A inscrição estava em caixa alta e era grotesca. Abaixo estava o ano de abertura da empresa, e acima havia um pequeno ícone representando o logotipo anterior.
1977 – 1985
Por vários anos, o emblema foi novamente minimalista. Foi baseado no nome, dividido em duas partes e pintado de branco com um leve sombreamento no lado direito. No topo estava a palavra “Stella”, abaixo – “Artois”. No centro do quadrado vermelho foi colocado um anel preto, que tinha a forma de um oval. Seu meio estava vazio, apenas branco.
1985 – 1988
Este logotipo era uma versão simplificada de 1975-1977. O número de faixas de afiação foi reduzido para uma larga e duas finas. Os designers removeram o texto deles, mantendo apenas o nome, localizado no centro. O oval agora tem um quadrado de fundo marrom claro.
1988 – presente
Este logotipo icônico foi criado na Taylorbrands pelo artista gráfico David Taylor. Trabalhou exaustivamente na identidade visual da cervejaria, apresentando um rótulo associado tanto à história quanto às atividades do empreendimento. A desenvolvedora manteve o fundo vermelho com o título no centro, mas reagrupou todo o resto adicionando novos elementos. Linhas encaracoladas e cachos apareceram ao redor do texto, aparentemente semelhantes a talos de lúpulo. No entanto, na verdade, este é o estuque, característico da arquitetura dos edifícios da cidade de Lovaina, onde a cervejaria foi aberta.
No topo, o autor colocou uma trompa de caça, lembrando que tudo começou com uma taberna, onde a cerveja era servida aos caçadores e para quem era feita. Ao redor do cone, espigas de cevada, trigo e cones de lúpulo são visíveis. Acima deles, o arco é o ano de criação da marca – “Anno 1366”. E entre a palavra e a data há uma estrela em miniatura. Sob o nome da empresa, o artista retratou três medalhas concedidas a cervejas de destaque.
2016 – presente
O logotipo moderno carece de uma paleta vermelha e dourada, pois o vermelho é escolhido como cor principal. Os designers removeram os elementos inferiores e simplificaram os superiores, deixando apenas duas espigas, uma folha de lúpulo e um cone. Eles devolveram a forma dos anos 1973-1975 à estrela, o contorno preto foi removido das letras e dos cachos laterais.
A modernização do logotipo Stella Artois é uma alternância entre o design simples e o complexo. Na verdade, eles foram usados todas as vezes: em um período, prevalecia um signo minimalista, em outro, multiestrutural. A principal ênfase dos últimos tempos tem sido colocada nas raízes históricas da empresa, quando ela levava o nome Den Hoorn e produzia cerveja para caçadores. A estrela de Natal também desempenha um papel importante na identidade, pois a marca leva o nome dela.
Fonte e cores do logotipo
Versões modernas do logotipo usam Friz Quadrata, uma sans serif ousada com serifas sutis e quase invisíveis. A paleta corporativa é composta por vermelho, dourado e branco. O preto é usado como a cor delimitadora.