O San Francisco Giants é um clube de beisebol profissional dos EUA, que faz parte da MLB desde 2000 e é uma unidade estrutural da Divisão Oeste da NL. A equipe foi formada em 1883 e está sediada em San Francisco, Califórnia.
A franquia apareceu em Nova York e foi chamada pela primeira vez em Nova York Gothams. Seu dono era John Day. Três anos depois, ela recebeu um novo nome – New York Giants. Depois de dez anos, ela mudou de proprietário: C. C. Van Cott, que administrou a equipe até 1895, tornou-se o novo proprietário. Pertenceu a Andrew Freedman (1895-1902), John Brush (1902-1912), Harry Hempstead (1912-1919).
Depois de 1919, a era da família Stoneham começou: até 1936, Charles Stoneham controlava o clube e até 1976 Horace Stoneham. Foi sob a liderança deles que ocorreu uma mudança histórica para São Francisco. Este evento data do ano de 1958 e está associado à busca de um estádio mais promissor.
Ao saber da questão dos Giants, o prefeito de São Francisco, George Christopher, se aproximou dela com uma barganha. Como resultado, o proprietário majoritário, Horace Stoneham, iniciou negociações com a administração da cidade, apesar das objeções de alguns acionistas. No verão de 1957, sua franquia foi transferida para a Califórnia.
Após esse marco, os proprietários do clube foram Bob Lurie (1976-1993), Peter Magowan (1993-2008) e Bill Neukom (2008-2011). Desde 2012, é administrado pela organização da cidade San Francisco Baseball Associates LLC.
Ao longo de uma carreira, a franquia mudou vários nomes. O primeiro nome foi recebido na base – New York Gothams. Um nome do meio foi dado a ela alguns anos após o registro oficial – New York Giants. O terceiro nome foi resultado de uma mudança de localização – San Francisco Giants. Além disso, o nome “Giants” apareceu espontaneamente após uma vitória convincente sobre o Philadelphia Phillies. Então Jim Mutrie, gerente da Gothams de Nova York, correu para o vestiário e exclamou com entusiasmo: “Meus gigantes!”. Desde então, o apelido “gigantes” se transformou em um nome.
Significado e História
Na história da equipe, existem 23 logotipos: 18 deles se referem ao período de Nova York, 5 ao de São Francisco. Todas as versões mais recentes mostram uma bola de beisebol com a inscrição “Gigantes” em diferentes versões. Anteriormente, a paleta de cores era mais saturada: incluía creme, laranja, vermelho, azul, marrom e preto. Depois de mudar o clube, ela mudou para monocromática.
1883 – 1885
Naquela época, quando o time também era chamado de “New York Gothams”, em vez de um logotipo, uma imagem bordada estava no uniforme do clube.
1900 – 1907
A equipe é renomeada como New York Giants. O primeiro logotipo de 1900 mostrava duas letras grandes “NY” em azul escuro, simbolizando a cidade de Nova York.
1908
O logotipo tem uma grande letra clássica do inglês antigo N em azul escuro, indicando a localização da equipe – a cidade de Nova York.
1909
A cor da letra N mudou de azul escuro para marrom preto. A fonte permanece a mesma.
1910
A clássica letra em inglês antigo N agora está vermelha.
1911 – 1912
A cor da letra muda novamente e, desta vez, de vermelho para preto.
1913 – 1914
Em 1913, a clássica letra N do inglês antigo, que denota a cidade de Nova York, fica preta com contornos roxos sutis.
1915
A fonte da letra N muda um pouco, pois dessa vez as linhas ficam mais finas.
1916
E, novamente, a cor da carta assume tons de violeta.
1917
A clássica letra azul escura N ainda simboliza a cidade de Nova York.
1918 – 1922
Por mais quatro anos, o logotipo do New York Giants permanece a letra N feita no estilo inglês antigo, mas agora em azul escuro.
1923
A cor da letra muda novamente para vermelho. Além disso, um fino contorno preto é adicionado.
1924 – 1927
O contorno fino é completamente removido do logotipo, apenas a letra em inglês antigo N em vermelho permanece.
1928 – 1929
Nos próximos dois anos, uma letra N azul escura com um fino contorno vermelho é usada como logotipo.
1930 – 1932
E, novamente, a cor vermelha retorna à vida cotidiana com a adição de um fino contorno preto na letra N.
1933 – 1935
A clássica letra N continua presente no logotipo do Giants Club. Desta vez, é novamente preto com a adição de uma borda vermelha.
1936 – 1939
A letra N é feita em inglês antigo e em azul. A carta em si significa a cidade de Nova York.
1940 – 1946
O adorno, na forma de uma fina borda vermelha ao longo das bordas da carta, foi adicionado à carta azul.
1947 – 1957
O último logotipo do clube antes de se mudar para São Francisco era a imagem de uma bola branca clássica com pontos laranja e tons de cinza. Sobre a bola na diagonal, a inscrição “Gigantes” foi feita em preto.
1958 – 1967
Em 1958, o clube mudou-se para São Francisco e renomeou o San Francisco Giants. O logotipo anterior foi tomado como base do novo logotipo, mas desta vez a bola de beisebol estava completamente branca e a palavra “Gigantes” foi colocada um pouco mais alta.
1968 – 1972
Após nove anos, o logotipo novamente muda ligeiramente. A bola branca é derramada em laranja claro.
1973 – 1982
O logotipo muda de cor novamente. A cor laranja do beisebol se torna saturada e brilhante e as costuras laranja são substituídas pelo preto.
1983 – 1993
Os gigantes fazem pequenas alterações em seu logotipo, mas o conceito permanece o mesmo. A bola foi girada para que as linhas de costura fossem direcionadas para o centro da imagem e, também, a própria bola ficou novamente branca. A palavra “gigantes” foi colocada no meio, mas em uma fonte diferente. A cor das letras em preto, com a adição de um contorno laranja.
1994 – 1999
A bola de beisebol neste logotipo é menor do que a anterior, assim como a palavra “Gigantes”, que alterou um pouco a fonte.
2000 – presente
O símbolo gráfico atual do San Francisco Giants repete a versão anterior. Mas, ao contrário dele, tornou-se estrutural devido ao tom bege. Ele cria um efeito tridimensional, que faz o logotipo não parecer plano. A bola é pintada de branco e creme com duas linhas laranja na parte superior e inferior. As costuras da bola agora estão vermelhas. O nome da equipe é marrom com detalhes em laranja. As letras são feitas em fonte encaracolada com entalhes angulares.
Fonte e cores do logotipo
Vinte e cinco logotipos do San Francisco Giants, por um lado, surpreendem por sua multiplicidade e, por outro, são surpreendentes por sua monotonia. O fato é que a equipe começou com um nome diferente e redesenhou repetidamente os símbolos pessoais. O resultado são muitos dos mesmos personagens com o monograma “NY” (do New York Giants). Na versão de abertura, as letras eram maiúsculas, depois se tornaram o inglês antigo.
A partir de 1947, uma versão completamente diferente do emblema apareceu, consistindo em uma combinação de partes gráficas e de texto. A primeira metade é uma bola de basquete desenhada com duas linhas finas costuradas em espinha. A segunda é a palavra “Gigantes”, localizada horizontalmente e subindo. No logotipo atual, possui formato arqueado.
O emblema do San Francisco Giants tem vários tipos de inscrições. No início da carreira esportiva da equipe, era usada uma fonte em bloco, então – inglês antigo, nos anos intermediários – itálico, arredondado. Agora, a fonte usada é próxima ao inglês antigo – com saliências pontiagudas nas laterais. Os caracteres são largos, bem espaçados e bem legíveis.
A paleta do logotipo em diferentes momentos consistia em uma variedade de cores. Entre eles estavam azul, vermelho, marrom, roxo e seus tons. Posteriormente, apareceram cinza, branco, laranja, dourado e creme, que fazem parte da gama oficial de um clube de beisebol.