O Kansas City Royals é um time de beisebol profissional sediado em Kansas City, Missouri. O clube compete na Divisão Central da Liga Americana da Major Baseball League. A franquia foi fundada em 1969.
A história da franquia começou quando o time anterior – o Kansas City Athletics abandonou a cidade após a temporada de 1967. Como resultado, a cidade ficou sem a equipe da Major League Baseball pela primeira vez desde 1883. O senador enfurecido Stuart Symington ameaçou os oficiais da MLB com sanções, a menos que Kansas City recebesse uma franquia na próxima expansão. Ele recebeu a promessa de conseguir uma equipe em 1971, mas as autoridades da cidade não ficaram satisfeitas com essa decisão, por isso insistiram em fundar a franquia o mais rápido possível. Seu desejo se tornou realidade em 1969.
O magnata farmacêutico Ewing Kauffman venceu a licitação da nova franquia de Kansas City. Além disso, foi ele quem aprovou o nome para a equipe. Ele conduziu o concurso de nome da equipe, convidando os cidadãos de Kansas City a enviar idéias. Ewing Kauffman selecionou o nome de 17.000 envios.
Após a morte de Kauffman, em 23 de setembro de 1993, a Greater Kansas City Community Foundation, o órgão oficial, nomeou David Glass como CEO e presidente interino do Kansas City Royals. Dezessete anos depois, em 18 de abril de 2000, David Glass se tornou o único proprietário da franquia, comprando a equipe por US $ 96 milhões.
O concurso de nome da equipe recebeu mais de 17.000 inscrições. A “realeza” foi a escolha vencedora, mas não teve nada a ver com a realeza. O nome da equipe teve origem no mundialmente famoso American Royal Livestock & Horse Show, realizado anualmente em Kansas City desde 1899.
Quando chegou a hora de criar um logotipo, Ewing Kauffman dirigiu-se à empresa de design Hallmark Cards. O proprietário da equipe definiu a tarefa de combinar a cidade, as peculiaridades locais e o nome da franquia. Infelizmente, os logotipos originais não combinavam com ele, já que a maioria deles incluía gado, já que Kansas City era um dos principais criadores de gado e anfitrião de competições de rodeio. Ao mesmo tempo, Ewing Kauffman queria distanciar o clube da reputação de “cidade urbana” da cidade.
Então a Hallmark Cards anunciou o concurso entre quinze artistas designados para o projeto. Na primeira etapa, foram escolhidas as obras de três artistas – Shannon Manning, Carl Woods e Peter Smokoroski -, após o que foi pedido a cada um deles que desenvolvesse várias outras versões de seus projetos originais. O artista vencedor foi Shannon Manning, premiado em US $ 100. O design vencedor do logotipo do Kansas City Royals não tinha nenhuma semelhança com os emblemas clássicos da época. Era modernista e minimalista. O logotipo original do Kansas City Royals mostrou-se tão bem combinado e equilibrado, que evoluiu ao longo dos anos, com o “KC” assumindo como ponto focal. Apenas pequenas alterações foram feitas, mas elas não afetaram significativamente o logotipo de estréia.
O logotipo moderno do Kansas City Royals é extremamente simples, claro e compreensível. A coroa faz grande ênfase no conceito de realeza, American Royal Livestock e atividades tradicionais dos residentes de Kansas City. O escudo com duas letras parece um brasão heráldico de uma família nobre. O emblema geometricamente equilibrado inclui uma coroa de ouro sobre um escudo azul claro com “KC” em branco.
Significado e História
O que é Kansas City Royals?
O Kansas City Royals é um time de beisebol que foi formado como uma franquia da Liga Americana no final dos anos 1960. e iniciou o jogo em 1971. Competiu quatro vezes na World Series, onde teve um excelente desempenho, ganhando dois troféus de comissário. Em 1994, o clube mudou-se para AL Central.
Kansas City Royals é uma franquia de beisebol que está completamente satisfeita com seu logotipo desde o início de sua carreira esportiva. Por meio século de existência, ela quase não mudou – ela apenas fez pequenos ajustes que não afetaram a forma ou os elementos. O desenvolvedor de uma variação tão bem-sucedida é o estúdio Hallmark Cards e, em particular, o artista Shannon Manning. Foi o seu conceito que se revelou vencedor, embora incomum para o final dos anos 60 do século passado.
1969 – 1978
O logotipo inicial é creditado à Hallmark Cards Company, estabelecida em Kansas City em 1910. As versões do emblema foram enviadas por 15 artistas que desenvolveram o próprio conceito exclusivo do logotipo, que apareceria em uniformes, jaquetas, itens promocionais etc. O emblema vencedor foi proposto por Shannon Manning, fã do Chicago White Sox. As imagens eram simples e claras, e muito pareciam o estilo popular na década de 1960. Apresentava um escudo azul encimado por uma coroa de ouro minimalista. Uma grande e ultra branca letra maiúscula “R” e as iniciais “KC”, que apareciam em ouro, foram colocadas dentro de um escudo azul. O nome completo “Royals” estava abaixo do logotipo principal. O trabalho moderno e minimalista de Manning se tornou um excelente protótipo para os emblemas subsequentes da franquia.
1979 – 1985
Em 1979, o Kansas City Royals fez pequenas alterações no logotipo. A palavra “realeza” na parte inferior estava escrita, sublinhada e escrita em letras minúsculas. Sua cor foi alterada de dourado para azul.
1986 – 1992
Na versão de 1986, a palavra “Royals” se tornou maior em comparação com o escudo que, pelo contrário, se tornou menor. Essas alterações deram ao emblema do Kansas City Royals um visual mais expressivo e memorável.
1993 – 2001
O Kansas City Royals fez mais uma pequena alteração em seu logotipo. Dessa vez, eles mudaram a cor amarela brilhante para um tom dourado mais sensual.
2002 – 2018
Em 2002, a capital “R” no escudo foi editada e as iniciais em branco “KC” se tornaram o ponto focal. A marca “Royals” na parte inferior do logotipo permaneceu a mesma.
2019 – presente
A versão moderna é exatamente a mesma do início da história da equipe – em 1969. A única transformação foi a substituição de “R” por “KS”. Além disso, alguns pequenos detalhes foram corrigidos, mas o esquema permanece o mesmo. Agora o emblema se parece com a bandeira ou escudo de um cavaleiro, no qual está escrita a abreviatura do nome da franquia: os símbolos brancos são claramente visíveis sobre um fundo azul. No topo está o principal atributo monárquico, como indicação de um início nobre.
A figura possui linhas geométricas rígidas e consiste em cinco lados retos, formando um ângulo agudo na parte inferior. A coroa dourada fica um pouco distante e inclui quatro picos com curvaturas nas pontas, que lembram bolas de beisebol.
Fonte e cores do logotipo
Na versão de estreia, a bandeira cavalheiresca tinha todas as letras que traduziam o nome do clube: ao centro havia um grande “R” com uma extremidade curva da perna a projetar-se para a frente e acima dela à direita – “KS”. Eles representavam as palavras “Royals” e “Kansas City”. O símbolo real era amarelo brilhante e abaixo dele estava a segunda parte do nome do time, executado em estilo austero. Em seguida, as prioridades mudaram e a inscrição tornou-se escrita à mão com letras arredondadas. Sua posição também mudou: se antes a palavra foi colocada estritamente horizontalmente, então mais tarde – verticalmente com um deslocamento para cima.
A versão mais antiga do logotipo usa uma fonte geométrica, clássica, com espaço mínimo entre letras e serifas distintas nas extremidades. Em seguida, ele foi transformado em texto manuscrito com um punhado de caracteres apertados, com exceção do “R”: a letra maiúscula é complementada por um chapéu redondo e separada das minúsculas, de modo que se destaca deles. “S” não tem lúmen superior.
A paleta oficial da equipe consiste em azul royal # 004687, azul pó # 7AB2DD, ouro # C09A5B e branco #FFFFFF. Destes, apenas o azul está faltando no emblema.
Qual é o logotipo do Kansas City Royals?
O logotipo do Kansas City Royals é conhecido por sua estabilidade. Quase não mudou em meio século: a versão atual, como a primeira, contém um escudo heráldico quadrangular com uma base pontiaguda. Este item usa azul royal. Dentro há um monograma com as letras brancas KC escritas à mão e uma coroa de ouro escuro na parte superior.
Por que Kansas City é o Royals?
Ao contrário da tradição, a equipe de Kansas City não é chamada de Royals por causa de sua conexão com a família real. É uma homenagem ao evento local da Royal American, que acontece na cidade desde 1899. Reúne rodeios, competições de churrasco, cavalgadas e outras exibições de gado. O nome do clube de beisebol foi escolhido em 1968 entre 17.000 inscrições enviadas para a competição.
De onde veio o Kansas City Royals?
O Kansas City Royals está localizado na maior cidade do estado de Missouri. Ela apareceu lá depois que seu antecessor, o Kansas City Athletics, mudou-se para Oakland e ficou conhecido como Oakland Athletics.
Os Royals estão no Kansas ou no Missouri?
A terra natal dos Kansas City Royals é Kansas City, Missouri. O clube está sediado lá desde 1969 e nunca mudou, ao contrário de seu antecessor. Vale a pena cancelar que Kansas City e Kansas State não são a mesma coisa. Os dois termos não devem ser confundidos, pois se referem a territórios diferentes.