Yamaha é uma marca lendária de motocicletas fundada em maio de 1955 em Shizuoka (Japão). Seu nome completo é Yamaha Motor Company. Foi fundada por Genichi Kawakami e é especializada na produção de veículos de duas rodas: motocicletas, scooters, ciclomotores, bicicletas elétricas. Também se dedica ao fabrico de transportes náuticos e carros de golfe. A empresa agora é propriedade da Yamaha Corporation e da Toyota.
Significado e história
Na verdade, o crescimento da carreira da marca começou há muito tempo – em 1887, quando a Torakusu Yamaha criou a Nippon Gakki Co. Ltd. para a produção de instrumentos musicais. Gradualmente, a organização de sucesso se expandiu e começou a abrir subdivisões relacionadas não relacionadas à atividade principal. Uma delas é uma subsidiária de mesmo nome para a produção de equipamentos.
O departamento de transporte surgiu nos anos do pós-guerra, quando a demanda por pianos diminuiu e a demanda por motocicletas e outros meios de transporte aumentou. Ele gradualmente se afastou da empresa-mãe e tornou-se legalmente independente. Mas, em termos financeiros, ele ainda está associado a ela, porque a Yamaha Corporation (antiga Nippon Gakki) possui o controle acionário.
O logotipo da Yamaha Motor Company é uma homenagem ao fundador. Ele descreve três diapasões para afinar instrumentos musicais. Eles estão entrelaçados em uma forma original e formam um padrão individual. Durante toda a existência da marca, ela teve apenas dois símbolos corporativos. O primeiro – em preto e branco – foi usado até 1998. O segundo é um sinal vermelho com brilho metálico, o que é relevante agora.
1955 – 1964
O logotipo de estreia apresenta um grande “M” combinado com diapasões. Seus contornos são claramente visíveis na figura da letra e em suas lacunas. Em geral, existem três acessórios de personalização de instrumentos estilizados, um no centro e outros dois à direita e à esquerda. Cada um deles repete um símbolo escrito, formando uma única estrutura, pois não se pode dizer que se trata de um emblema de texto: contém apenas gráficos. Mais três diapasões são cruzados e colocados acima do sinal da palavra “motocicleta”. Por exemplo, uma empresa de veículos de duas rodas expressou gratidão à empresa-mãe que fabrica instrumentos musicais. Todos os elementos são circundados por um anel fino e localizados dentro de um círculo uniforme.
1964 – presente
Após o redesenho, houve uma revolução radical na identidade da marca, e há vários motivos para isso. Primeiro, os desenvolvedores adicionaram texto ao logotipo. Em segundo lugar, o volumoso “M” desapareceu do sinal de identidade visual. Terceiro, os diapasões foram reorganizados e colocados em um anel duplo. Os acessórios do setter de ferramentas são posicionados para criar um aro com elementos ondulados, que lembra cubos. O nome da marca é executado em uma fonte lisa. Os caracteres cortados são claramente visíveis contra um fundo branco e são fáceis de ler.
1998 – presente
Esta versão do logotipo é icônica, pois apareceu pela primeira vez em cores coloridas. O círculo de fundo, as bordas e as letras são pintados de vermelho, enquanto os diapasões e a ampla faixa divisória são pintados de metálico. Isso foi feito para enfatizar a semelhança do ícone com a roda e o disco. Além disso, um gradiente e destaques cintilantes foram adicionados ao círculo para torná-lo protuberante.
Fonte e cores do logotipo
Tanto a empresa principal quanto o departamento de transporte têm logotipos muito semelhantes na aparência. Isso se deve ao fato de que a filial por muito tempo produzia produtos sob o rótulo da matriz e somente em 1964 se separou dela. Em 1976, recebeu a marca própria, que se diferenciava da base em alguns detalhes.
Em sua palavra “Yamaha”, o elemento central da letra “M” é simétrico e tem a forma correta, e no logotipo corporativo é reduzido. A próxima diferença está nos diapasões. Para um fabricante de motocicletas, as pontas se estendem para fora do círculo interno e entram em contato com a faixa externa. Já no emblema do gigante musical há apenas um círculo e os diapasões não atingem a borda de forma alguma.
Forks representam a unificação de ritmo, harmonia e melodia. No logotipo da Yamaha, eles também simbolizam a base das parcerias comerciais: tecnologia, produção, comércio. Além disso, o logotipo denota uma força vital poderosa, firmemente encerrada em um círculo vicioso.
Yamaha Motor Co. Ltd. usa um emblema com uma fonte simétrica em que a coluna do meio do “M” não está truncada. As letras são em letras maiúsculas sans-serif elegantes. A paleta de cores da marca de remessa é preto e branco e vermelho, enquanto a empresa-mãe usa apenas roxo no logotipo.