McLaren (nome completo McLaren Automotive) é uma fabricante de automóveis britânica especializada na produção de carros de corrida de alta velocidade. Seu arsenal é predominantemente dominado por supercarros produzidos em suas próprias instalações. Os fundadores da marca são o piloto australiano Bruce McLaren e o empresário inglês Ron Dennis. A época de seu aparecimento é 1985. A sede está localizada no Centro de Tecnologia em Woking. Agora, a marca é de propriedade integral do Grupo McLaren, que está incluído desde 2017.
Significado e história
O que é McLaren?
É uma marca de automóveis britânica mundialmente famosa por seus supercarros.
O primeiro nome da empresa é McLaren Cars, que mudou para McLaren Automotive em 2010. Bruce McLaren, o fundador da estrutura original que formou a base da empresa moderna, é da Nova Zelândia. Ele veio para o Reino Unido sob o programa Driver to Europe para ajudar atletas australianos e neozelandeses a competir na Fórmula 1. E Bruce era muito promissor, desde criança gostava de carros, pois seus pais mantinham seu próprio posto de gasolina em Oakland. Aos 15 anos, o jovem ganhou sua primeira corrida séria.
No novo local, a carreira no automobilismo foi brilhante: ele se tornou o atleta mais jovem a receber o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Ele tinha então 22 anos. No início, a McLaren competiu com outras marcas de carros. Mas então ele abriu Bruce McLaren Motor Racing (em 1963) e construiu seu primeiro carro esporte, o M1A. Isso foi seguido pelo M1B (ela ganhou 43 vitórias no Campeonato Can-Am) e o M2B (estreou no Grande Prêmio de Mônaco). Além disso, o próprio piloto projetou e testou os carros, focando na versão superleve do M6GT. No entanto, o atleta morreu em um acidente em 1970, sem concluir o projeto.
Em 1985, surgiu a McLaren Cars, que depois de um tempo mudou seu nome para McLaren Automotive (em 2010), porque era quase totalmente inativa. O relançamento da marca o ajudou a se revitalizar e a investir em um novo empreendimento. Inicialmente, foi separada de outras estruturas com o mesmo nome, mas em 2017, Ron Dennis contribuiu para a fusão, ao vender suas ações para o McLaren Technology Group.
O primeiro emblema de uma marca de carros de corrida apareceu assim que foi fundada. Foi criado em 1963 pelo designer Michael Turner. Ele ofereceu uma imagem reconhecível do pássaro kiwi que vive no local de nascimento do piloto de Bruce McLaren. Esta é uma homenagem ao fundador da empresa e à sua marca pessoal.
1963 – 1967
O autor usou um escudo como base do logotipo para dar-lhe um formato heráldico. Ele dividiu o espaço em quatro zonas de larguras diferentes. O maior é o central, onde foi sorteado o kiwi. O pássaro era preto, contornado, sem detalhes naturalistas. Ela ficou com a cabeça baixa, como se procurasse alguma coisa. Essa imagem não é acidental, pois o kiwi tem pernas fortes e se move rapidamente no solo, superando habilmente quaisquer obstáculos. Abaixo, na parte estreita do emblema, havia a inscrição “Motor Racing Team” – nome da empresa na época. No topo, em um campo verde, estava um carro de corrida, e abaixo dele, em uma faixa vermelha, estava o nome do criador da marca – “McLaren”.
1967 – 1981
Esta versão foi apelidada de Speedy Kiwi. Mostrava a cabeça de um pássaro, meio pressionada no chão e direcionada para a frente. Ela passou por kiwi enquanto corria. O contorno preto com um bico afiado alongado e a mesma linha pontiaguda na parte inferior tornava o logotipo dinâmico e refletia perfeitamente o movimento.
1981 – 1991
O autor desta versão é Raymond Loewy. Ele propôs um emblema conceitualmente novo, completamente diferente dos anteriores. A transição para um design diferente está associada ao rebranding da empresa, que passou a se chamar McLaren International. Foram essas palavras que foram usadas como as principais e foram desagrupadas em duas linhas: uma grande inscrição – “McLaren”, uma pequena – “Internacional”. Acima deles estava a bandeira de corrida tripla, que geralmente é o ponto de partida. Mas não é apenas quadriculado: seu padrão lembrava os trilhos das rodas de um carro. Este logotipo foi uma homenagem ao patrocínio da Marlboro.
1991 – 1998
A bandeira quadriculada foi substituída por apenas um detalhe de seu desenho – uma seta triangular com um recorte na parte inferior. Ela apontou obliquamente, simbolizando o movimento constante para frente e para cima. A palavra “Internacional” desapareceu da inscrição. A paleta de cores e a fonte permanecem as mesmas.
1998 – 2003
Os desenvolvedores substituíram o elemento de ângulo agudo por um arco arredondado. Ela estava dupla e vermelha. O preenchimento ficava entre as linhas em arco superior e inferior, conectadas nas extremidades. Esta “marca de seleção” indica a marca de velocidade. Traços suaves trouxeram harmonia ao logotipo. Os designers também mudaram a cor da inscrição: em vez de preto carvão, eles usaram grafite escura.
2003 – 2012
Em 2003, a fonte foi alterada. Tornou-se mais macio, mais liso e mais arredondado, simbolizando o excelente fluxo de vento dos carros de corrida. Isso contribui para uma aerodinâmica superior e retenção de alta velocidade.
2012 – presente
Depois de renomear a empresa para McLaren Automotive, ela redesenhou o logotipo. Mas não foi significativo: principalmente a inscrição sofreu uma alteração, onde a palavra “Automóvel” foi prensada, executada em uma fonte diferente – fina, reta, picada, com as letras “O” e “U” em forma de quadrados vazios .
Fonte e cores do logotipo
O distintivo McLaren Speedmark é uma marca de múltiplas origens. De acordo com a primeira opinião, é uma lembrança do logotipo de estreia do Speedy Kiwi, já que o amplo arco arredondado parece a cabeça de um pássaro kiwi. Em outras suposições, este é um chevron modernizado, personificando o patrocínio do Marlboro. O terceiro ponto de vista refere-se ao fato de que a “marca de verificação” invertida é um vórtice giratório, que geralmente ocorre no topo dos apoios laterais do carro.
Para o logotipo, os designers escolheram uma versão vetorial da fonte Moki Lean de Marcus Sterz e publicada pela FaceType. Sua alternativa é a fonte A Space. Também há uma semelhança da inscrição com o Serene MTC.
A paleta corporativa é restrita e é composta por cores clássicas: preto, vermelho e branco. O primeiro emblema também apresentava verde.
O que significa o logotipo da McLaren?
Não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Alguns acreditam que a marca de seleção permaneceu desde os dias do patrocínio da Marlboro. Outros o veem como a silhueta de um pássaro kiwi do antigo emblema da McLaren. Outros ainda acham que o logotipo se parece com a fumaça do escapamento de um carro.
Por que o logotipo da McLaren é um kiwi?
Bruce McLaren, fundador da marca McLaren, nasceu na Nova Zelândia. Seu amigo Michael Turner refletiu isso no logotipo, retratando o pássaro kiwi - o símbolo nacional da Nova Zelândia.
McLaren é um kiwi?
Os logotipos antigos da McLaren exibiam o pássaro kiwi. Agora está sendo substituído por um arco invertido.
A McLaren é uma Ferrari?
A McLaren não é propriedade da Ferrari. Faz parte da empresa privada de automóveis McLaren Group.