Chevrolet é uma marca que dispensa apresentações. A história da lendária empresa automobilística, parte da General Motors, começou há mais de 100 anos e pode ser considerada uma das aventuras de maior sucesso. O fundador da empresa, William Crapo Durant, não deu o seu próprio nome à empresa, como a maioria dos fundadores. A marca leva o nome de Louis Joseph Chevrolet, que foi um famoso piloto da Buick, parte da General Motors. Sem pensar duas vezes, Durant convida Louis Chevrolet a desenvolver seu próprio carro com base no projeto de especialistas da GM. Foi assim que nasceu um novo motor de 6 cilindros, criado por um piloto de corrida. Em 3 de novembro de 1911, a marca Chevrolet iniciou suas operações e logo se tornou um grande concorrente da Ford Motor Company.
Significado e história
A história da criação do famoso logotipo está envolta em muitas lendas e histórias. A Chevrolet Story diz que Durant, enquanto viajava por Paris, viu um desenho do infinito no papel de parede de um hotel. Inspirado por essa ideia, ele criou um logotipo mundialmente famoso. A filha de Durant disse em seu livro que seu pai desenhou o logotipo durante o jantar juntos, “algo entre sopa e frango frito”. A esposa do fundador afirma que Durant se inspirou em um anúncio de jornal das Coalettes durante suas férias. Outra versão diz que o emblema é uma homenagem a Louis Chevrolet, que nasceu na Suíça. O símbolo da pátria do piloto, a cruz na bandeira, se confunde visualmente com o logotipo da empresa. O mais interessante é que ainda não se sabe exatamente o que significa o logotipo e qual das histórias de origem é real.
1911 – 1914
O logotipo da marca Chevrolet passou por muitas mudanças. O primeiro emblema da empresa nada tem a ver com a famosa cruz ou, como também é chamada, uma gravata borboleta. O primeiro logotipo foi criado pelo fundador da marca, William Durant. Ele mesmo escreveu o nome da empresa, sublinhando-o com uma linha. O emblema é feito em preto e em negrito. Foi usado no primeiro carro da série C, o Classic Six, construído em conjunto com Louis Chevrolet.
1914 – 1934
1914 – o início da história da gravata borboleta. O logotipo está associado a uma cruz, mais ou mesmo a um sinal de infinito. A cor principal do emblema é o azul claro. O nome da empresa está em branco e em negrito. O texto é posicionado horizontalmente no meio da cruz. Acima e abaixo, o nome da marca está sublinhado com linhas brancas. A gravata borboleta, o texto e as linhas são emoldurados com um contorno dourado que adiciona um efeito protuberante e tridimensional. Também dentro da cruz, você pode ver a borda interna da linha sólida branca. A logomarca foi criada em homenagem ao lançamento de novos carros da marca Chevrolet: modelos das séries H e L. O emblema não muda há 20 anos e agregou sofisticação e exclusividade à marca.
1934 – 1940
Chegou o ano de 1934 e a Chevrolet decidiu mudar radicalmente o estilo. A tonalidade azul clara desaparece e o preto entra em seu lugar. O texto fica mais largo, mas a cor permanece a mesma – branco. A empresa também manteve as linhas brancas e os frisos internos, mas agora sem os frisos dourados. O efeito protuberante foi criado usando linhas externas adicionais. A fonte ficou mais moderna e esse design ficou perfeito para impressão em jornais em preto e branco. O logotipo está associado a coragem e determinação.
1940 – 1950
Após 6 anos de uso do logotipo monocromático, os criadores voltaram à versão colorida. A cor do logotipo, azul, ficou mais saturada. A fonte permanece a mesma do emblema anterior. A borda branca interna desaparece, mas a borda dourada retorna, embora apenas do lado de fora. O logotipo perde o volume e é exibido em 2D. O logotipo era mais brilhante para atrair um público mais jovem.
1940 – 1945
Junto com o logotipo marcante, a Chevrolet usou outro emblema radicalmente diferente do anterior. A marca retirou a famosa cruz e deixou apenas o nome da empresa. A fonte mudou completamente, assim que a cor ficou preta e havia serifas nas bordas de cada letra que traíam sofisticação. Big V se destacou do resto.
1950 – 1964
A Chevrolet decidiu mudar as cores principais do logotipo e substituiu o azul por um vermelho intenso. Mas a querida cruz voltou, que adquiriu uma cor branca. O texto está novamente em negrito com serifas e um detalhe adicional em itálico vermelho. O fundo do emblema é oval com um “destaque” cinza que parece uma sombra, que deu volume à figura. O redesenho do logotipo provavelmente simbolizou o rápido crescimento da empresa e o alto nível de produtividade.
1964 – 1976
Na década de 1960, um novo estilo surgiu nos Estados Unidos – o minimalismo. As tendências modernas da época também influenciaram o logotipo da empresa. A Chevrolet removeu as cores brilhantes, deixando apenas uma cruz branca e texto em itálico preto. A fonte ficou mais ousada e mais moderna, e o espaçamento entre as letras diminuiu. O logotipo é emoldurado por uma linha preta fina. O emblema perdeu sua dimensão.
1976 – 1988
A Chevrolet produziu 2,8 milhões de carros Chevette entre 1976 e 1988, que se tornaram os carros mais vendidos em 1979-1980. Junto com um sucesso sem precedentes, a empresa mudou seu logotipo novamente, voltando para uma cor gradiente azul. O texto mudou completamente: da fonte ao tamanho das letras. Uma linha branca e uma sombra cinza apareceram, o que deu volume à figura.
1988 – 2002
Um mínimo de detalhes e mais cores – assim pode ser descrito o logotipo de uma empresa da época. Desde 1988, o nome da empresa foi além da gravata borboleta e a marca nunca mais voltou às versões anteriores. A cor da cruz é branca com uma borda em um azul profundo e o texto é vermelho. O nome da empresa é maior do que a famosa gravata borboleta.
1994 – 2001
Nesse período, a empresa produziu uma nova geração de Chevrolet Lumina. Isso também influenciou o logotipo da marca. O emblema ficou mais brilhante e mais cromado. O nome da empresa foi adicionado – “Genuine Chevrolet”. A cor da cruz consistia em traços azuis, pretos e brancos. O enquadramento acrescentou volume e brilho.
2001 – 2002
O logotipo usado por apenas um ano era diferente de todos os anteriores. Não havia nome de empresa no emblema, apenas a famosa cruz. O enquadramento do logotipo foi preenchido com a cor vermelha com estouro, o que acrescentou volume. O emblema parece moderno e fresco.
2002 – 2010
Desde 2002, a história da borboleta dourada mais reconhecível começou. O emblema simbolizava a força e o poder da empresa e também enfatizava o status honorário. O logotipo é brilhante, de cor dourada com acabamento fosco, sem nome da empresa. A moldura do emblema é cromada cinza, o que enfatiza o volume do emblema.
2010 – 2013
Em 2011, a empresa completou 100 anos e a logomarca reflete perfeitamente toda a grandeza da marca. O conceito permanece o mesmo dos anos anteriores, mas alguns detalhes foram alterados. O nome da empresa está de volta e os engastes são um pouco mais largos. A cor preta e negrito foram usados para o texto, todas as letras são soletradas separadamente umas das outras. Um pequeno padrão quadriculado pode ser visto dentro da cruz contra um fundo dourado.
2013 – presente
O logotipo moderno ainda é dourado com uma borda prateada, sem padrões adicionais dentro da cruz. Se você olhar com atenção, verá que o emblema parece inclinado. A cruz é dividida em 2 partes internamente: uma mais brilhante e outra fosca menos saturada. Uma nova fonte cinza é usada para o nome da empresa. Algumas cartas são continuação umas das outras. É esse logo que a empresa usa até hoje.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da gravata borboleta é, sem dúvida, parte da grande história da produção automotiva. O emblema moderno é uma espécie de homenagem a William Durant. Brincar com texturas e cores demonstra a abertura da empresa para experimentação e novas ideias. O logotipo da empresa enfatiza sua grandeza, espírito ideológico e confiança.
As cores usadas para o logotipo são uma combinação de ouro e prata. É complementado por texturas mate e brilhantes que adicionam estilo e recursos. O texto assumiu uma cor cinza escuro, grafite.
A fonte usada para escrever o nome da empresa é bastante incomum e diferencia a Chevrolet das outras marcas. O texto está em negrito, todas as letras maiúsculas. Algumas delas, em particular E, transicionam suavemente para V e T. A distância entre as letras é pequena, como no logotipo anterior da empresa.