BMW significa Bayerische Motoren Werke AG. É um fabricante de renome mundial de carros, quadriciclos, motocicletas e motores, ocupando uma posição de liderança na indústria. Localizado na cidade de Munique (Baviera, Alemanha). Publicado em março de 1916. Fundou Franz Josef Popp, Camillo Castiglioni e Karl Rapp.
Significado e História
O que é BMW?
BMW é uma abreviatura de Bayerische Motoren Werke AG e é uma de suas marcas junto com Rolls-Royce e Mini. A empresa automobilística alemã foi fundada em 1916 e começou fabricando motores de aeronaves. Ela produziu seu primeiro carro em 1928.
O logotipo da BMW exibe o capô de todos os veículos da marca, indicando o alto status dos proprietários. Este é um sinal excepcional que complementa perfeitamente o slogan “Freude am Fahren”, que em alemão significa “A alegria de dirigir”.
A linha original da empresa alemã incluía motores de aeronaves, por isso influenciaram diretamente o logotipo. A versão de estréia consistia em um círculo dividido em quatro setores idênticos de azul e branco, uma orla preta e a inscrição “BMW”. Na verdade, era uma hélice de avião contra um céu azul.
Porém, após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi proibida de fabricar aeronaves, então a fábrica foi treinada novamente e começou a fabricar equipamentos agrícolas e freios para trens. E, finalmente, em 1923, ele teve sua moto de estréia com um logotipo azul e branco da BMW. Assim começou uma nova era de branding.
Após 5 anos, a empresa comprou a fábrica de carros em Eisenach e lançou a produção de seu primeiro carro chamado Dixi. Em meados da década de 1930, a BMW havia se transformado em um grande conglomerado industrial na Baviera, e a corporação se tornou o maior consórcio industrial da Europa. E seu logotipo agora era considerado um sinal de prestígio e alto status.
1913 – 1917
A RAPP Motorenwerke é uma empresa cujas capacidades o gigante moderno da indústria automotiva surgirá mais tarde. Logotipo da empresa, um símbolo de cavalo entre um círculo.
1917 – 1936
A versão de estréia é baseada no ícone que passou do antecessor da BMW – a empresa RAPP. Era um círculo com um cavalo no centro, cercado por uma larga faixa na qual o nome da empresa estava inscrito. O layout e a fonte do texto permaneceram os mesmos do protótipo. Mas a imagem do cavalo desapareceu – em vez dele apareceram lâminas de avião improvisadas nas cores da bandeira da Baviera.
Além disso, o simbolismo da marca confirma: um bom design permanece para sempre. Por muitos anos de existência, o logotipo da empresa não mudou muito. Pequenos ajustes afetaram apenas a fonte e as variações da tonalidade azul.
1923 – 1953
Durante esse período, foi realizada a primeira reformulação séria do logotipo. Cada elemento tem uma borda dourada escura. Além disso, o azul tornou-se intenso e a fonte ficou ampla e em negrito.
1936 – 1963
Em 1936, os designers mudaram as linhas de bordas grossas para branco fino, iluminando visualmente o logotipo. E eles usaram o céu azul em vez do azul e redefiniram a cor da abreviação, tornando-a uma luz contrastante contra um fundo escuro.
1963 – 1997
Este logotipo adquiriu uma fonte diferente e quase matiz de cobalto.
1970 – 1989
Durante esse período, a BMW, que participou de corridas esportivas, usou um logotipo diferente para separar o esporte do mainstream da empresa.
1997 – 2020
Esse período é caracterizado pelo aparecimento de um volume médio convexo e um brilho metálico no anel preto de borda. O efeito 3D foi alcançado devido às linhas finas no centro e ao brilho da letra “B”.
2020 – presente
A versão moderna sofreu as mudanças mais importantes. Em vez de uma faixa preta larga, a prata clara é agora representada. O elemento do volume desapareceu. Uma moldura fina passa ao redor do anel. A cor azul é novamente aprimorada.
Fonte e cores do logotipo
O atual logotipo da BMW é considerado um dos mais bem-sucedidos na indústria automotiva, por isso mudou pouco. A evolução dizia respeito apenas a pequenos detalhes. O sinal gráfico sempre consistia em um círculo escuro com o nome abreviado da empresa. E o núcleo foi originalmente dividido em quatro fragmentos idênticos com setores coloridos alternados.
A paleta da marca também permaneceu quase inalterada, permanecendo dentro das cores nacionais da Baviera. O preto é a personificação da elegância e dos clássicos, o branco é um símbolo de pureza e atratividade, o azul é um sinal de confiabilidade e poder técnico, a prata é um elo de metais e produtos metálicos.
A fonte usada na versão atual apareceu em 1953, embora na época estivesse com serifa. Porém, após 10 anos, as serifas foram removidas, escolhendo o Helvetica Black Condensed – uma fonte rígida e suave que se encaixa perfeitamente na indústria automotiva.
O que simboliza o logotipo da BMW?
A opinião de que o logotipo da BMW representa uma hélice não é verdadeira. Na verdade, foi modelado após a bandeira e o emblema do Estado Livre da Baviera, mas como a lei proibia o uso de símbolos do estado como emblemas, os designers tiveram que representar um conjunto de figuras abstratas no escudo, mantendo o esquema de cores branco e azul.
Qual é o significado oculto no logotipo da BMW?
O escudo redondo com triângulos multicoloridos representa a bandeira do Estado Livre da Baviera, apesar de não conter triângulos, mas losangos. Mas o esquema de cores é totalmente consistente: os designers combinaram branco e azul.
Qual é o símbolo real do carro BMW?
Atualmente, a marca de carros BMW tem um logotipo redondo redondo. Consiste em um círculo central que contém quatro triângulos conectados: dois brancos e dois azuis. E no anel formado por parte do grande círculo externo, está escrito o nome do fabricante. Todos os contornos e letras são cinza, a base é branca.