Significado e história
O que é a Volvo?
Existem duas empresas suecas da Volvo: uma delas produz caminhões e veículos comerciais e a segunda – carros. Antes eram uma estrutura inteira, até que em 1999 houve a separação. A primeira organização chama-se Volvokoncernen, mas nos Estados Unidos é conhecida como Grupo Volvo. A segunda montadora chama-se Volvo Personvagnar AB, e é conhecida no mercado mundial simplesmente como Volvo Cars.
Na verdade, a marca Volvo surgiu muito antes do ano oficialmente indicado (1927). Ele foi registrado na primavera de 1911 e destinava-se à fabricação de rolamentos de esferas, produzidos sob a direção da SKF. Até a tradução do nome do latim prova isso: a palavra “volvere” significa “eu rolo”, ou seja, algo redondo e girando. No entanto, esse termo se encaixa perfeitamente no conceito de empresa reestruturada. Portanto, a gestão não mudou.
O processo de mudança para a produção de automóveis começou em 1924, quando o gerente de vendas Assar Gabrielsson e o engenheiro Gustav Larson (ambos da SKF) não conceberam o desenvolvimento de carros suecos. Sua prioridade eram os modelos de serviço pesado – veículos todo-o-terreno, que não se importam com estradas quebradas ou geadas severas. Mas a própria empresa considera 1927 a época oficial de seu surgimento, pois foi então que o primeiro carro saiu da linha de montagem. Ao longo dos anos, a Volvo mudou sete logotipos e o oitavo é usado agora.
1927 – 1930
O emblema de estreia traz o nome da empresa em caracteres estampados com serifas. A linha superior (centro) diz “Volvo”. As letras nele estão completamente mescladas ou em contato próximo com as bordas. A última frase é “Gotemburgo, Suécia”. Ele está localizado em uma longa fita e emoldurado em uma impressão fina. O texto está em um oval cobalto com uma borda dourada.
1930 – 1959
Em 1930, surge um logotipo dinâmico, composto por um círculo, uma linha longitudinal e uma seta apontando para cima e para a direita. A palavra “Volvo” aparece em uma faixa larga que passa pelo anel no centro e tem três linhas finas à esquerda.
1959 – 2020
O emblema do texto contém apenas uma palavra – “Volvo”. As letras estão em maiúsculas. Eles são claros, mesmo, com grandes serifas. A cor principal é o azul escuro (cobalto).
1959 – 1999
O gráfico é retirado do logotipo de 1930 e parece um círculo vazio com uma seta, contornado em ambos os lados por linhas finas. No centro, em uma placa oval separada, está o nome da empresa.
1999 – 2013
O novo emblema é uma estilização da versão anterior. Os designers o tornaram volumoso, metalizado, com bordas convexas. O efeito 3D é suportado por sombras, destaques e gradientes. No meio, sobre um fundo azul oblongo, há uma inscrição em branco “Volvo”.
2013 – 2014
Nesta versão, os desenvolvedores se concentraram na textura. Em vez de uma cor de grafite, agora há um cromo prateado, então o círculo parece parte de um aro ou outra parte do carro. Este logotipo tem muitos destaques de luz e destaques especulares. Uma borda cinza escura aparece ao redor do painel de texto.
2014 – presente
Os designers deixaram a flecha mais encaracolada e estreitaram a faixa redonda que forma um anel. Eles aprofundaram a placa com a inscrição, colocando-a entre os lados direito e esquerdo do círculo. A cor nesta versão é unificada – ela se tornou muito mais simples, sem gradientes e superfícies espelhadas. Uma leve sombra escura está presente apenas na parte superior interna do anel. Todo o resto é cinza claro, exceto o fundo para a palavra “Volvo”.
2020 – presente
Desde 2020, um símbolo de texto foi usado em paralelo com o símbolo gráfico. Consiste apenas no nome da empresa de engenharia. As letras maiúsculas são pretas e bem espaçadas.
A evolução do crachá pessoal Volvo está principalmente na mudança de texturas e cores. Os elementos básicos sempre permaneceram os mesmos. Este é um anel com uma seta apontando para cima e para a direita e o nome da empresa é exibido na barra horizontal. Todos os detalhes sobreviveram até hoje.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa a fonte Clarendon Text Bold, uma elegante fonte serifada projetada por Robert Besley e lançada em 1845 pela Thorowgood and Co. Das opções modernas, Besley e Clarendon Bold de Hermann Eidenbenz estão próximos.
A paleta de cores é escassa, pois a empresa adere à gama proprietária, que inclui cinza com muitos tons – do grafite escuro ao cromo espelhado. O espectro do azul cobalto também é usado. As primeiras versões do logotipo apresentavam dourado e vermelho.
O que significa o logotipo da Volvo?
O logotipo atual da Volvo, adotado em 2020, contém apenas o nome da marca em preto sobre fundo branco. É derivado da palavra latina volvo, que significa literalmente eu monto. Ao fazer isso, a empresa continua a usar seu icônico anel com uma seta para cima, que representa o antigo símbolo do ferro e está associado ao deus Marte do panteão romano.
Por que a Volvo mudou seu logotipo?
Isso não quer dizer que a Volvo substituiu o logotipo em 2020, pois continua usando a versão antiga em paralelo. Uma nova marca de palavra de estilo mínimo foi adicionada para facilitar a reprodução. Ele aparece em materiais promocionais, nos cubos das rodas e no centro do volante.
Qual é o símbolo de um Volvo?
O símbolo da Volvo é um anel com uma seta apontando para cima. Representa o planeta Marte, o deus de mesmo nome dos mitos da Roma antiga, e o elemento químico ferro.