Significado e história
O que é a Volkswagen?
Volkswagen é uma marca da empresa alemã Volkswagen Group, um dos proprietários é a Porsche Automobil Holding SE. A empresa foi fundada em 1937 por ordem de Adolf Hitler, que pediu a Ferdinand Porsche para fazer um carro barato para os alemães. Mas depois da guerra, esse conceito foi considerado inviável, porque modelos baratos e simples não eram procurados na Alemanha.
Imediatamente após a inauguração, a empresa recebeu seu nome original, que consiste em dois pilares: “volks” (pessoas) e “wagen” (carro). Portanto, significa “carro do povo” ou “carro do povo”. O logotipo é baseado nas primeiras letras dessas palavras – VW. Além disso, a redução foi tomada como base para os emblemas da marca, da qual ele possuía 13.
1937 – 1939
A versão de estreia contém vários elementos que destacam as preferências políticas do fundador da empresa. As letras “V” e “W” estão localizadas uma sobre a outra, formando um monograma geometricamente correto com linhas retas e cantos. As iniciais são colocadas em uma grande roda dentada. É cercado por silhuetas de bandeiras que lembram asas, mas na verdade são elementos de suástica. As linhas são alongadas e agrupadas em torno da roda. No total, foram utilizadas quatro bandeiras com três meios-arcos pretos. O primeiro emblema foi criado pelo engenheiro Franz Xaver Reimspiess.
1939 – 1945
Antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a montadora alemã removeu do logotipo tudo que parecia uma suástica nazista. Como resultado, existem inscrições no centro e uma roda dentada. Graças a um equilíbrio competente, o logotipo tornou-se mais prático e brutal, falando sobre a orientação técnica da empresa, e não sobre um conceito político.
1945 – 1948
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa empreendeu uma reformulação, transformando o emblema irreconhecível, para que nada lembrasse os nazistas. Os desenvolvedores removeram a cor preta e as saliências quadradas, de modo que a roda dentada se tornou um círculo bege com uma faixa de borda marrom escura. A abreviatura recebeu a mesma cor. Os designers conectaram a parte superior do “V” com o círculo externo, e a letra “W”, ao contrário, o separou. Eles também adicionaram um fundo vermelho.
1948 – 1960
O novo logotipo é uma continuação do antigo com algumas alterações. A razão disso foi a necessidade de crescimento da indústria automotiva na Alemanha, então o logotipo foi retocado. Os desenvolvedores o tornaram monocromático, novamente tornando-o preto e branco. Eles também engrossaram a borda externa conectando as pernas do “W” ao círculo e aproximando o “V” dele.
1960 – 1967
Em 1960, os designers pegaram o emblema em um quadrado e espelharam as cores – tudo que era branco virou preto e vice-versa. Além disso, a borda externa desapareceu e as linhas adquiriram a mesma espessura.
1967 – 1978
A única mudança desse período está relacionada à cor: em vez de preto, o emblema da Volkswagen apareceu em azul celeste.
1978 – 1989
A gerência redesenhou o logotipo novamente para atender aos requisitos progressivos. O resultado do trabalho foi a inversão de cores: os elementos pintados viraram branco e os brancos viraram azuis. Além disso, a intensidade das sombras foi aumentada várias vezes, por isso apareceu uma versão de cobalto leve com uma linha de borda.
1989 – 1995
O emblema da época era um círculo com uma moldura azul e uma larga faixa branca no interior. Estava conectado com as letras “W” e “V” colocadas sobre um fundo azul claro. Na verdade, era uma versão colorida de 1945.
1995 – 2000
Em 1995, a Volkswagen devolveu a versão de 1978 do logotipo. Os desenvolvedores apenas intensificaram a cor usando azul escuro em vez de neon.
1999 – 2000
Paralelamente, apareceu outra modificação do logotipo. Foi distinguido pela presença de uma transição gradiente do meio para as bordas. Este emblema foi usado em materiais publicitários e sinais.
2000 – 2012
Os designers adicionaram volume ao logotipo para mantê-lo em linha com as tendências atuais. Além do efeito 3D, também possui uma borda dupla em um círculo na forma de duas linhas finas e escuras com uma faixa cinza no meio. O gradiente azul foi aprimorado e as letras agora são prateadas.
2012 – 2020
A Volkswagen aprovou um novo logotipo com letras metálicas brilhantes. Devido às listras laterais, adquiriram volume. Esta versão foi usada pela primeira vez em setembro de 2012 na apresentação do Golf Mk7 em Berlim.
2020 – presente
Após uma grande reformulação da marca, a montadora atualizou o emblema, voltando à versão de 1967. Os designers ajustaram um pouco, tornando as linhas mais finas e separando o “W” inferior do círculo. Eles também removeram o efeito 3D achatando o logotipo, conforme exigido pela tendência de sinais simplificados e mínimos. Primeiro, o logotipo foi lançado na Europa, depois na Ásia e só então nas Américas.
Fonte e cores do logotipo
Ao longo dos anos de evolução, o emblema, em primeiro lugar, se afastou dos símbolos nazistas, que podem ser vistos claramente nas versões anteriores. A partir de 1948, iniciou-se a etapa de muitos anos de modernização da nova versão. Durou até 2020, quando a gestão da Volkswagen simplificou completamente o design.
Não existe texto como tal no logotipo – existem apenas duas letras retiradas da abreviatura. Eles são personalizados sem serifa e têm linhas mais grossas. A paleta característica consiste em muitos tons de azul – do azul pastel ao rico cobalto.
O que significa o logotipo da Volkswagen?
O logotipo na forma das letras V e W no anel representa o nome Volkswagen, derivado de duas palavras alemãs: Volks e Wagen, que juntas se traduzem como carro do povo.
Como a Volkswagen conseguiu seu logotipo?
O logotipo da Volkswagen recebeu uma forma redonda em 1938. No início, era um símbolo inspirado no signo mágico islandês Ginfaxi, mas contendo uma suástica. No círculo central estavam as letras V e W. Em seguida, elementos semelhantes à bandeira nazista foram removidos.
Por que a VW mudou seu logotipo?
A Volkswagen mudou seu logotipo em 2020 para tornar o design mais fácil e reprodutível digitalmente. Para fazer isso, os desenvolvedores removeram o volume tridimensional, deixando os contornos gerais do anel e das letras.