A Dodge, parte da Stellantis North America, registrou a marca Viper em 1992. Este modelo foi baseado no Mitsubishi 3000GT e foi inspirado no design do lendário carro esportivo britânico AC Cobra. Sua versão inicial como um carro-conceito apareceu em 1989. Ele foi chamado de Copperhead e agora apenas os motores são chamados assim. Em 2021, havia cinco gerações do Viper com suas próprias especificações. Os carros das séries GTS-R e Competition Coupe eram freqüentemente usados no automobilismo, e neles os pilotos ganharam prêmios em várias ocasiões.
Significado e história
O design dos primeiros modelos é devido a Tom Gale, que trabalhou para a Chrysler Corporation. Mas a aparência dos carros estaria incompleta se não fosse pelo icônico logotipo do Viper. Os desenvolvedores mudaram o nome da marca várias vezes para torná-la moderna e, provavelmente, mais agressiva. As mudanças coincidiram com o lançamento de novas versões do carro esporte. O terceiro emblema foi introduzido em 2013 com o lançamento do SRT Viper. Mas os fãs puderam vê-la muito antes – em 2010, no Dodge Viper Owners Invitational.
1992 – 2002
O logotipo do primeiro Dodge Viper RT / 10 é chamado de Sneaky Pete. É composto por dois elementos principais: uma cabeça de cobra e um escudo heráldico triangular com uma moldura larga. O réptil parece calmo e parece sorrir. Seus olhos estreitos fazem parecer que ela está contemplando um plano insidioso. A base do ícone 2D é branca e o contorno é todo preto, então o design é o mais simples possível. Este símbolo Viper ainda pode ser visto em roupas de lembrança.
2003 – 2010
Em 2003, o Dodge Viper SRT10 foi lançado. Junto com ele, apareceu um novo logotipo, semelhante ao anterior. O conceito geral não mudou, mas uma linha preta em negrito foi desenhada ao longo da borda do escudo, e o interior foi repintado de preto. A silhueta da cobra ficou branca. A cabeça é mostrada em face inteira, a boca está bem aberta e quatro presas afiadas são visíveis. Por causa disso, o emblema é informalmente chamado de Presas. Ela enfeitou carros esportivos até 2010, quando a produção do SRT10 terminou.
2013 – presente
O logotipo da Stryker se tornou público em 2012 com o lançamento do SRT Viper 2013, projetado por Vince Galante, que possui o Viper e faz parte da equipe de design da Chrysler. Ele tornou a cobra agressiva: é perceptível que a víbora está enrolada em um anel e está pronta para atacar a vítima.
A base do desenho é preta, e a moldura e os contornos do réptil são cinza claro. A forma do escudo não mudou, apenas o canto inferior agora está mais afiado. A imagem parece mais realista do que as versões anteriores.
Fonte e cores do logotipo
O novo emblema, denominado Stryker, combina com os potentes e agressivos carros esportivos lançados em 2013. Segundo o próprio Vince Galante, as linhas da cabeça e do corpo da cobra seguem as curvas dos carros, por isso são assim suave. A versão mais recente do emblema é o mais próximo possível do nome da marca. O designer tentou tornar a víbora reconhecível, embora tenha adicionado uma boa dose de interpretação artística ao desenho.
Nunca houve nenhuma inscrição no logotipo do Viper, porque ele pode ser reconhecido sem sequer mencionar o nome da marca. O esquema de cores sempre foi limitado a uma combinação monocromática de branco e preto. A única exceção é o logotipo moderno, que usa cinza escuro em vez de branco.