Vauxhall é a empresa mais antiga do Reino Unido que fabrica e também vende locais de automóveis de passageiros e veículos elétricos. A empresa se especializou anteriormente em caminhões, ônibus e vans sob a marca Bedford Vehicles. É uma marca irmã da Opel e faz parte do grupo Stellantis desde janeiro de 2021. Sua sede e instalações de fabricação estão localizadas em Chalton (Bedfordshire). O fundador da empresa é o industrial Alexander Wilson, que a inaugurou em 1857.
Significado e história
A empresa percorreu um longo caminho desde uma fábrica de bombas e motores de navios antes de se tornar uma lendária fabricante de automóveis de luxo. Em 1863, foi comprado por Andrew Betts Brown, que mudou o rumo do negócio e seu nome (para Vauxhall Iron Works), mas não o logotipo. Primeiro, o novo proprietário começou a montar pontes rolantes e, a seguir, a fabricar carros. Isso aconteceu em 1903.
Muitos anos depois (em 1925) a empresa foi adquirida pela americana General Motors. Em 1930, ele criou um departamento subsidiário da Bedford Vehicles, que se concentrava na produção de veículos comerciais – vans, ônibus e assim por diante. Mas no início dos anos 80 do século passado, todos os equipamentos dessa marca foram retirados do mercado em todos os lugares. A única exceção foi a Grã-Bretanha. Com essa marca, a empresa chegou a produzir carros para rally e automobilismo. Mas em 2017, Vauxhall mudou-se para o Groupe PSA.
Seus icônicos designs retrô incluem as séries Cavalier, Chevette, Viva e Victor. As versões modernas incluem carros chamados Astra, Corsa, Insignia, Crossland X, Mokka, Grandland X. Vauxhall vende uma série de carros de alto desempenho sob a submarca GSi. Todos eles trazem um sinal com uma criatura mítica – um grifo vermelho. Foi aprovado no ano da fundação da empresa. No total, o emblema passou por sete modificações.
1857 – 1983
Há muito tempo que a empresa usa o grifo do antigo brasão de Sir Falkes de Breaute. Ele era um militar e viveu no século 13. Sua casa se chamava Vauxhall, que mais tarde se espalhou para parte da área circundante. Aliás, foi nesse prédio que foi fundada a fábrica de motores e bombas para navios, e depois carros. Foi assim que a heráldica estranha lançou as bases para a lendária indústria automotiva.
A criatura mitológica consistia na cabeça de uma águia e no corpo de um leão. Ele estava sentado com as duas patas dianteiras em um mastro que parecia uma lança. Nela havia uma bandeira em miniatura com uma única letra – “V”. Como a família era militar, isso poderia significar não apenas o nome da casa Vauxhall, mas também o símbolo da vitória (Victoria). A cabeça do grifo olhou para a direita. O olhar era formidável e intimidante, e a ponta da cauda e a asa estavam ligeiramente levantadas.
1983 – 1989
O emblema recebeu um fundo quadrado vermelho com debrum branco e cinza. A parte superior da asa e as lanças foram cortadas, de modo que a marca tornou-se geometricamente uniforme. Todos os elementos interiores foram pintados de branco. Sob a criatura mítica, os designers colocaram a inscrição “Vauxhall”, executada em maiúscula com serifas.
1989 – 2003
Com base no logotipo anterior, os desenvolvedores introduziram um novo símbolo. Era redondo. Para enfatizar a forma do disco, os autores devolveram a parte que faltava da asa ao grifo e dobraram a bandeira em um meio arco. Um único “V” apareceu em seu banner novamente, mas desta vez em vermelho. Era liso, plano, sem serifa. Os designers separaram o nome da marca e colocaram-no abaixo do ícone, destacando-o em preto. Todas as letras eram maiúsculas e grotescas.
2003 – 2008
O emblema deste período foi baseado na versão anterior do logotipo. A diferença entre eles era apenas tridimensionalidade. Para tornar o sinal tridimensional, os desenvolvedores aprimoraram as sombras ao longo do contorno da criatura mítica e da bandeira, que ele segurava com duas patas. Destaques claros no logotipo adicionaram um efeito cromado a ele. O círculo vermelho tem um gradiente do escarlate ao vinho.
2008 – 2009
Depois de um período de cores brilhantes, era hora de contenção monocromática. As alterações do logotipo foram necessárias para colocá-lo em diferentes meios de publicidade para torná-lo mais claro, distinto e moderno. Para fazer isso, os designers fizeram o disco preto e fizeram um corte oblíquo ao longo da borda, o que causou um brilho metálico.
Eles também aumentaram o grifo usando apenas sua cabeça, pescoço, perna direita, asa superior, mastro e V. Os autores pintaram cada elemento em duas cores: de um lado, havia um cinza escuro, do outro – branco com uma mistura de matiz prateado. Na parte inferior direita, os desenvolvedores adicionaram um único destaque brilhante semelhante a um reflexo e, na parte superior, o nome da marca com um amplo espaçamento de letras.
2009 – 2011
Os designers substituíram o preto pelo vermelho, deixando o resto como está. A única mudança importante dizia respeito às letras. Ele mudou para baixo, como no logotipo de 1989-2003. A fonte também foi mantida a mesma – grande, negrito, sem serifa.
2011 – 2020
A partir de 2011, os carros da marca foram decorados com um emblema levemente corrigido. Os autores tomaram o logo do período anterior como base, mas aprofundaram as sombras nele. As cores preto e grafite foram adicionadas ao pescoço e à asa do pássaro. Sombras idênticas surgiram ao longo das bordas do sinal “metalizado”: à direita e à esquerda eram largas, na parte inferior – estreitas e pareciam um arco invertido com pontas afiadas. Para adicionar ainda mais contraste, os designers adicionaram muito branco. Eles deixaram o V na bandeira vermelha. No início, o ícone era acompanhado pela inscrição da marca Vauxhall, mas depois que a General Motors vendeu a marca Groupe PSA, a inscrição não era mais usada (desde 2017).
2020 – presente
O logotipo atualizado vem da reformulação da marca de todo o grupo Opel / Vauxhall. Tornou-se plano (bidimensional) e simples. Os desenvolvedores removeram as sombras, bem como as cores cinza e preto. Eles também mudaram o foco da imagem adicionando uma parte das costas do grifo (direita) e escondendo o mastro (esquerda). Além disso, os designers redesenharam a inscrição, tornando-a mais lisa, mais fina e mais reta.
Fonte e cores do logotipo
Desde o primeiro ano de fundação, a empresa utiliza a identidade original associada ao local de origem do empreendimento. Em primeiro lugar, é o próprio nome Vauxhall, que foi carregado pela casa onde a empresa se formou e que se espalhou por todo o entorno. Em segundo lugar, foi tomada a antiga heráldica da dinastia militar Falkes de Breaute, que vivia naquele edifício no século XIII.
A fonte do logotipo é desenhada à mão, próxima à versão em negrito da Helvetica Sans Serif. Também se assemelha às fontes Radiate Sans Bold Expanded e LCT Picon Extended Black. Em qualquer caso, desde 1989, não há serifas na inscrição – todas as letras são regulares e lisas.
A paleta de assinatura consiste em uma combinação de vermelho e branco. Às vezes, o preto e o cinza em vários tons também eram usados - do grafite ao cromo claro.