A Toyota é uma empresa automobilística do Japão que fabrica veículos comerciais, de carga, de passageiros e veículos de passageiros. Extra-oficialmente, apareceu em 1929 quando a Toyoda Automatic Loom Works, uma empresa de fabricação de teares, abriu uma divisão de fabricação de automóveis. Não foi até 1937 que a Toyota Motor Co., Ltd. tornou-se uma empresa independente.
Significado e História
O que é a Toyota?
A Toyota é a principal marca da Toyota Motor Corporation, a maior fabricante de automóveis do mundo. A empresa foi fundada no Japão em 1937 e agora faz parte do conglomerado Toyota Group. Sua linha de produtos inclui crossovers, SUVs, picapes, ônibus e carros de luxo. Os modelos mais famosos são os veículos elétricos híbridos.
O famoso logotipo da Toyota, composto por três ovais, apareceu em 1989. Antes disso, eram usadas marcas verbais que permitiam identificar a marca.
1935 – 1949
No início, a empresa se chamava Toyoda, em homenagem a Sakichi Toyoda. Esta palavra se tornou o elemento central do logotipo. Era representado dentro de um retângulo com cantos cortados, que, por sua vez, ficava no meio do octógono. Para tornar a inscrição legível, os designers escolheram sans serif bold e usaram letras vermelhas em latim. O emblema de estréia é encontrado nos primeiros carros da empresa.
1949 – 1989
O fabricante realizou uma competição aberta pelo melhor design de logotipo. A versão vencedora continha caracteres japoneses que denotavam Sakichi Toyoda. Eles estavam localizados no fundo de um círculo vermelho com um contorno duplo.
Foi então que a empresa mudou seu nome para Toyota. Seus proprietários achavam que a consoante monótona “t” soa melhor do que a “d” dublada. Além disso, a palavra “Toyota”, escrita por katakana, consiste em oito características (o chamado jikaku), e a figura oito no Japão é considerada um número da sorte. Outro motivo para mudar a marca é a expansão de uma pequena empresa para o tamanho de uma empresa corporativa.
1958 – 1969
Em 1958, os desenvolvedores removeram formas geométricas do emblema e fizeram a inscrição em inglês. O resultado foi uma marca comercial concisa: a palavra negra “Toyota” em um fundo branco. Traços de letras de espessura irregular. Nas extremidades – serifas longas e estreitas.
1969 – 1978
O novo logotipo não é muito diferente do anterior. Os designers mudaram a fonte, preferindo o clássico Helvetica. É caracterizada por linhas retas, formas geométricas claras e ausência de serifas. Ao mesmo tempo, os caracteres impressos na palavra estão tão próximos que o “Y” repousa literalmente em dois “O” nos lados.
1978 – presente
Em 1978, a inscrição tornou-se mais legível devido ao aumento do espaçamento entre letras. Vermelho substituído preto.
1989 – presente
No final dos anos 80. a empresa possui um logotipo com um símbolo corporativo na forma de três ovais. Foi programado para coincidir com o 50º aniversário da Toyota, mas os gerentes de marca começaram a desenvolvê-lo cinco anos antes da data de aniversário. Em 2004, os designers modernizaram a imagem introduzindo ovais em uma versão de metal prateado. Para obter um efeito 3D, usamos sombras, realces, contornos e um gradiente.
A marca ficou tão famosa que foi roubada pelo fabricante privado de automóveis Zhejiang Geely Holding Group Co. Em 2003, ela usou o chamado “logotipo Merry”, que parecia uma marca registrada da Toyota. Mas o tribunal decidiu de maneira diferente e não viu sinais de concorrência desleal no que estava acontecendo. O caso foi encerrado no final de 2003. Geely mudou o símbolo corporativo, mas não reconheceu a semelhança óbvia.
2020 – presente
Esta é uma versão 2D plana. O nome da montadora foi abolido – apenas um sinal gráfico foi usado. O nome da marca é criptografado em três formas ovais de tamanhos diferentes. As formas geométricas são organizadas de forma que todas as letras sejam visíveis nelas. Os pequenos ovais horizontais e verticais formam um “T”. Eles também têm um “Y” distinto. Também existe um “A” com uma barra transversal no meio. Ambos os “O” são lidos em todas as formas ovais. O quadrado vermelho e a designação textual da marca estão ausentes, pois os desenvolvedores focaram no monocromático, deixando a combinação do preto e branco. O primeiro é o logotipo da Toyota, o segundo é o fundo.
Fonte e cores do logotipo
O emblema contém três formas ovais, localizadas simetricamente. Duas pequenas elipses perpendiculares simbolizam o coração da Toyota e o coração do cliente. Os pontos de seu cruzamento são a confiança e a cooperação mutuamente benéfica. As formas geométricas conectadas são semelhantes a “T”, a primeira letra no nome do fabricante. E eles também retratam o volante de um carro.
O oval grande denota o espaço de vida que a Toyota ocupa. O vazio esquerdo e direito de “T” representa os principais valores da marca: honestidade, inovação, qualidade e responsabilidade. A espessura irregular das linhas é um indício da arte do pincel japonês.
O famoso logotipo apareceu pela primeira vez no luxuoso sedan Celsior. Então ele “migrou” para o resto dos carros, sentado na traseira do porta-malas. Mas o painel frontal também não está vazio: cada modelo tem seu próprio sinal distintivo. Por exemplo, Lexus tem a letra “L” colocada em um círculo.
Durante o período em que Toyoda mudou seu nome para Toyota, a administração da empresa revisou sua grafia. A versão de estreia usa um tipo de letra serif clássico. Desde 1969, uma fonte sans serif elegante da série Sans Serif tem sido usada no design mais simples. O minimalismo também é enfatizado na cor, onde o vermelho é predominante. Mas foi usado apenas no início e agora, e no resto do tempo o logotipo era preto.
O que significa o símbolo da Toyota?
O nome da marca é criptografado em três ovais de tamanhos diferentes. Mas este não é o único significado do símbolo. As duas elipses internas representam a interseção de corações, um dos quais pertence à Toyota e o outro a um cliente desta empresa. Seus pontos de conexão representam confiança. Ao mesmo tempo, as figuras perpendiculares parecem o volante de um carro.
Qual é o significado oculto do logotipo da Toyota?
A Toyota coloca um significado oculto em seu logotipo. De acordo com a versão oficial, o grande oval simboliza o espaço de vida da empresa, enquanto os espaços vazios dentro dele representam seus valores centrais, como responsabilidade, qualidade e inovação. As elipses perpendiculares têm a forma de um volante, mas na verdade representam o coração da Toyota e o coração do cliente. O relacionamento deles fala de confiança.
Por que o logotipo da Toyota está do jeito que está?
O atual símbolo da Toyota fazia parte de um logotipo criado em 1989 para marcar o 50º aniversário da empresa. Os designers simplesmente removeram o nome da marca, deixando apenas um elemento gráfico. Talvez a montadora tenha considerado que esse sinal é bastante popular e não precisa mais de assinaturas.
Quais letras estão escondidas no logotipo da Toyota?
A letra mais óbvia codificada no logotipo da Toyota é o T maiúsculo. É formado por duas elipses que se cruzam. O também é fácil de reconhecer: há um círculo vertical para denotá-lo. Y tem uma base comum com T e difere dele apenas nos chifres que se projetam para cima. Os lados da elipse vertical, juntamente com a linha horizontal que os conecta, representam A.