Elon Musk investiu milhões de dólares na Tesla e, graças a isso, fez uma verdadeira revolução na indústria automotiva. Ele primeiro investiu em uma startup com dois engenheiros – Marc Tarpenning e Martin Forest Eberhard. Em seguida, o empresário assumiu uma posição de liderança e passou a gerenciar ele mesmo a produção para desenvolver um veículo que não precisasse de combustíveis fósseis. Foi assim que apareceu o primeiro Tesla Roadster elétrico, lançado em 2006.
Significado e história
O que é Tesla?
Tesla é uma empresa de automóveis com o nome de Nikola Tesla. Foi fundada em 2003 e até 2017 foi nomeada Tesla Motors, Inc. Literalmente um ano após sua criação, Elon Reeve Musk percebeu isso. Ele investiu nesta startup, considerando-a promissora. Ao mesmo tempo, o magnata dos negócios delineou o principal objetivo da empresa: começar com a produção de veículos elétricos de classe premium e depois passar para modelos de mercado de massa.
A marca Tesla Motors foi criada em 2003 e recebeu o nome do famoso físico e inventor Nikola Tesla. Poucos anos depois, Elon Musk retirou do nome a palavra “Motores”, pois a gama de produtos se expandiu com telhas solares, módulos fotovoltaicos e baterias. Hoje é uma das empresas mais avançadas que lida com a produção de energia limpa.
O rápido desenvolvimento não afetou a imagem da empresa de forma alguma: a Tesla ainda usa o logotipo adotado em 2003. Durante esse tempo, Musk conseguiu comprar um novo domínio por US $ 11 milhões, expandir a gama de veículos elétricos e implantar a rede Supercharger. Mas nenhum desses eventos foi uma razão convincente para a empresa abandonar seu icônico símbolo “T”. Foi desenhado por RO Studio, que criou o logotipo para a Space Exploration Technologies Corporation.
Como Elon Musk admitiu, a empresa o apresentou a Franz von Holzhausen, o homem que deixou a Mazda e assumiu o cargo de projetista-chefe da Tesla. Foi ele quem aperfeiçoou a aparência de todos os carros elétricos e, obviamente, influenciou o desenvolvimento da logomarca da startup revolucionária.
A primeira versão continha não apenas um elemento em forma de T, mas também um escudo heráldico triangular. O T estilizado estava no centro, logo abaixo do nome da marca. Um escudo branco serviu de fundo, o que deu à imagem uma forma fechada. Na versão final, ele não está mais lá, e a marca nominativa está localizada abaixo. Desde então, o design nunca mudou.
Fonte e cores do logotipo
Os fãs da Tesla especularam sobre o que seu logotipo pode significar. Algumas das ideias eram absurdas. Por exemplo, um usuário do Twitter perguntou a Elon Musk se o “T” era o nariz de um gato e recebeu uma resposta afirmativa. Foi uma piada do primeiro de abril, mas muitos acreditaram.
Para dissipar todas as dúvidas, o inventor publicou um post em que explica em que se baseia o formato do logotipo. Acontece que não tem nada a ver com gatos ou narizes – a fonte de inspiração deve ser buscada nos produtos Tesla. O estilizado “T” se parece exatamente com a seção transversal de um motor elétrico inventado pelo homônimo da empresa, o maior cientista Nikola Tesla. É claro que os especialistas modernos há muito mudaram a aparência do motor de indução, mas o princípio de sua operação permanece o mesmo.
A faixa vertical representa um dos enrolamentos que emerge do rotor e os dois arcos horizontais representam o estator. Portanto, “T” significa muito mais do que apenas uma letra. É o epítome do conceito de assinatura de Tesla e uma homenagem ao engenheiro elétrico engenhoso.
Considerando que a fantasia letra “T” foi criada à imagem e semelhança dos elementos de um motor elétrico, não há dúvida sobre a fonte. Os designers do RO Studio fizeram com que parecesse uma parte do estator e rotor para combinar com o logotipo do fabricante do carro elétrico. O símbolo futurista se encaixa perfeitamente no design dos carros. O nome da empresa está escrito em caracteres incomuns que consistem em linhas retas com pontas cortadas.
Ambos os fragmentos do logotipo são pintados em uma cor corporativa chamada Tesla Red. Na tabela Hex, ele pode ser encontrado com o código # cc0000. É um tom escuro, mas suficientemente claro, criado especialmente para o fabricante de veículos inovador.
O que o logotipo da Tesla representa?
O logotipo da Tesla só se parece com a letra T à primeira vista. Na verdade, o significado desse elemento é muito mais complicado. Segundo o próprio Elon Musk, a figura incomum representa uma seção transversal de um motor elétrico, que foi inventado por Nikola Tesla.
Qual é a cor do logotipo da Tesla?
O logotipo desta montadora é pintado em uma cor corporativa chamada Tesla Red. No sistema Hex, corresponde ao código #CC0000, e em RGB pode ser encontrado nas coordenadas 204, 0, 0.
O que o emblema Tesla representa?
O emblema Tesla representa simultaneamente a primeira letra do nome da marca e a seção transversal do motor elétrico Nikola Tesla. Os dois arcos horizontais são o estator e a linha vertical é o enrolamento do rotor.
O que significa o ícone Tesla?
O significado do ícone da Tesla é um mistério há muito tempo, então os fãs da montadora fizeram suposições diferentes sobre o significado do logotipo. Isso continuou até que Elon Musk publicou um post onde explicou que o elemento em forma de T se parece com uma vista seccional de um motor elétrico Nikola Tesla.