O fabricante tcheco Tatra possui uma das fábricas de automóveis mais antigas do mundo. A empresa foi fundada em junho de 1850, mas só recebeu o nome atual em 1921, após lançar um caminhão com a marca Tatra. Antes disso, ela era frequentemente renomeada: ela conseguiu visitar a Schustala & Company, Nesselsdorfer-Wagenbau-Fabriks Gesellschaft e Kopřivnická vozovka. A gama de produtos também muda constantemente. Tudo começou com carruagens e carruagens, em seguida, vagões ferroviários, vagões e transporte de carga foram adicionados a eles.
Significado e história
Os carros Tatra sempre se destacaram por sua construção incomum e design futurista. Eles começaram a ser produzidos no início da década de 1920, quando a empresa Kopřivnická vozovka recebeu o nome de Tatra em homenagem à montanha mais alta da Tchecoslováquia. Mesmo assim, a técnica era decorada com o famoso logotipo redondo com uma inscrição no interior, mas sua base era preta.
Outra mudança de marca ocorreu em 1936. A montadora foi comprada e renomeada como Ringhoffer-Tatra. Naquela época, o emblema dos carros mudou: adquiriu uma moldura vermelha com a palavra “RINGHOFFER” dividida em letras. Depois de 1938, os invasores alemães assumiram o controle da empresa e, durante vários anos, ela forneceu veículos militares ao exército inimigo. Os carros estavam tão ruins que muitos oficiais alemães morreram enquanto dirigiam, perdendo o controle. As máquinas eram chamadas de armas secretas da República Tcheca.
Em 1945 a fábrica foi nacionalizada. Isso não impediu os designers de continuar a fazer experiências com os emblemas. Por exemplo, em 1947, o modelo Tatraplan apareceu, adornado com um emblema vermelho redondo que continha uma inscrição TATRA branca com topos em T encurtados. Mas o Tatra T2-603 (até 1975) tinha um símbolo dentro de um diamante negro com asas e foi complementado com a frase “MADE IN CZECHOSLOVAKIA”. Essas máquinas eram destinadas apenas aos líderes do Partido Comunista.
A empresa mudou de logotipo com muita frequência, mas sempre aderiu à estrutura clássica. Ela fez questão de usar seu nome e colocá-lo contra o fundo de formas geométricas simples. Uma exceção é o período da segunda metade do século XX, em que a inscrição não tinha moldura.
1897 – 1920
O emblema tem a forma de diamante com cantos arredondados. No centro está um “T” alongado. Ela fica de pé, em contraste com “TA” e “RA”, que se inclinam para a direita e para a esquerda dela. A fonte é irregular e em ângulo acentuado. A base é forrada com listras horizontais pretas e brancas finas.
1920 – 1936
O emblema do radiador é coberto com esmalte vermelho e parece uma gota direcionada com o lado estreito para baixo. Na parte superior existe um círculo com a palavra “TATRA”. As letras preenchem completamente o espaço alocado para elas. Os traços horizontais de ambos os “T” s são curvados em um círculo.
1936 – 1950
O círculo vermelho com as letras tradicionais “TATRA” foi adicionado com uma asa. O novo elemento é anexado ao logotipo no lado superior esquerdo e contém quatro “penas” de comprimentos diferentes. O nome da marca é colocado em um anel vermelho.
1950 – 1989
A palavra “TATRA” ficou preta e perdeu seu círculo. As letras são conectadas na parte inferior por linhas horizontais finas. A fonte é estilizada, em negrito, com uma espessura de traços muito contrastante. O “R” não tem lacuna na letra e ambos “A” não têm barras transversais.
1989 – 1999
O design clássico voltou: um círculo vermelho com letras brancas no mesmo anel branco. A palavra não ocupa mais todo o espaço livre, portanto, há muito espaço em branco nas bordas. Mas acima e abaixo, as letras são curvas em um círculo. As linhas horizontais “T” foram encurtadas.
1999 – presente
Para modernizar o logotipo, os designers o fizeram tridimensional e o colocaram em um anel de prata brilhante. Eles conseguiram obter um efeito 3D usando um gradiente que diverge do centro mais claro para as bordas mais escuras.
Fonte e cores do logotipo
O emblema atual é um dos principais legados históricos da Tatra. Sua fundação foi lançada no início da década de 1920, quando a empresa foi renomeada e começou a produzir os primeiros carros com emblemas redondos nas grades do radiador. Percebendo o valor do design original, os proprietários da marca tentaram preservá-lo, por isso ele sobreviveu até hoje quase inalterado. A versão moderna difere apenas no design 3D elegante.
As letras têm um formato incomum porque se adaptam às bordas do círculo. Todas as linhas têm aproximadamente a mesma espessura. Devido à deformação, a fonte é difícil de identificar, embora seja óbvio que é grotesca.
O mais recente redesenho traz mudanças para o esquema de cores. A base vermelha é preservada, mas tornou-se mais brilhante e adquiriu um gradiente. A inscrição permanece branca como antes. E o círculo acabou por estar dentro de um anel de prata, que externamente se assemelha a um metal cromado brilhante.