O Tata Group está associado a mais de uma centena de empresas que operam em uma variedade de setores, incluindo automotivo, siderúrgico, energia, consultoria, hotelaria, fabricação de computadores e comércio de bens de consumo. A fundação de um conglomerado transnacional foi lançada em 1868 na Índia. Foi então que Jamsetji Tata abriu uma empresa de tecelagem. Em 1945, uma organização de pesquisa juntou-se a ele. E em 1986 um carro de passageiros foi produzido. Esse é o mérito da divisão Tata Motors, que se dedicava à produção de locomotivas e veículos comerciais.
Significado e história
As primeiras companhias aéreas, o primeiro hotel de luxo e a primeira siderúrgica da Índia pertencem ao Grupo Tata. É uma organização muito influente dirigida pela mesma família. Quando Jchangir Ratanji Dadabhoy Tata estava no comando do negócio, ele expandiu seu negócio para incluir muitos produtos, de carros a chá.
Em 1991, Ratan Naval Tata assumiu a posição de liderança. Seu sonho era reestruturar o conglomerado, o que ele fez, escolhendo sete direções principais. Parte da mudança global foi uma renovação de identidade iniciada em meados de 1998. Foi assim que o Grupo Tata obteve seu famoso logo “T” oval. Nos dois anos seguintes, ela se espalhou para todos os tipos de bens e serviços. Os logotipos das empresas que fazem parte da organização também contêm este símbolo, mas diferem no design.
A marca principal foi desenhada pela agência britânica Wolff Olins. Compartilha sua estrutura com o antigo logotipo da marca de automóveis de passageiros Indica, que pertence à divisão Tata Motors. A versão original continha o “T” usual em um anel. Após a reformulação da marca, o símbolo adquiriu a estilização do autor: o “T” passou a parecer duas linhas brancas dobradas em ângulo agudo e alinhadas dentro de um oval azul. Na parte inferior está a palavra “TATA”, escrita em uma fonte individual.
Este emblema adorna as grades do radiador de todos os veículos, incluindo veículos de passageiros e comerciais. Em 2021, uma edição especial Founders Edition foi lançada com um logotipo redesenhado: um sedan, hatchbacks e dois SUVs. A edição limitada destina-se apenas aos funcionários do Grupo Tata, portanto, não se fala em um redesenho global.
O símbolo em forma de T pode ser interpretado de diferentes maneiras. De acordo com uma versão, denota uma árvore inflexível que está firmemente presa ao solo pelas raízes. Além disso, a forma do guarda-chuva sugere que se pode esconder debaixo da sua coroa, tendo encontrado a protecção necessária. Outros vêem o “T” como dois riachos de uma fonte e o consideram uma fonte de conhecimento valioso. Acredita-se também que linhas com cantos arredondados representam adaptabilidade, flexibilidade e suavidade. É um emblema universal, pois não é usado apenas para automóveis, mas também para outros produtos do Grupo Tata – de produtos químicos a água mineral.
Fonte e cores do logotipo
A tipografia chama tanta atenção quanto um símbolo futurista em um círculo. A fonte é semelhante à neo-grotesca Helvetica, mas sem os traços horizontais em ambas as letras “A”. A inscrição foi convertida para maiúsculas e tem um estilo arrojado. Isso o torna visível contra o fundo do emblema de uma cor, porque todos os elementos do logotipo do Grupo Tata são pintados de azul. A tonalidade escolhida transmite a confiança e a força de um conglomerado transnacional.