Suzuki é uma empresa de transporte internacional especializada em uma ampla variedade de veículos com rodas. A sua gama inclui vários tipos de veículos, ATVs, motociclos, cadeiras de rodas e muito mais. O nome completo da empresa é Suzuki Motor Corporation. Atua no mercado especializado desde 1909, quando foi fundada pelo industrial Michio Suzuki. A Sede está localizada em Minami-ku (Hamamatsu). A estrutura do empreendimento inclui 35 fábricas localizadas em 23 países e 133 centros de distribuição operando em 192 estados. Em termos de vendas de automóveis, a corporação está entre as 10 primeiras do mundo. E em termos de número de motocicletas vendidas, ocupa o terceiro lugar no mercado japonês.
Significado e história
Em primeiro lugar, na pequena aldeia de Hamamatsu, o empresário Michio Suzuki abriu um local para a produção de teares para a indústria de tecelagem, denominado Suzuki Loom Works. Para expandir suas atividades, que já faziam sucesso, o empresário decidiu focar na produção de automóveis de passageiros. Mas a Segunda Guerra Mundial o impediu de realizar esse plano, então ele passou a tratá-los mais tarde.
Além disso, a fábrica era amplamente conhecida por seus motores de dois tempos, produzidos para motocicletas e automóveis. Após a guerra, ele passou a fabricar bicicletas motorizadas com base nelas. Em seguida, as motocicletas apareceram no arsenal, o que trouxe grande popularidade à empresa. Em seguida, ela passou a fabricar motores de quatro tempos, carros e carros de corrida. Apesar disso, a Suzuki não teve sua própria divisão automotiva até 1961. Hoje, seu logotipo é bem conhecido em todos os principais mercados. Em geral, a empresa possui dois logotipos.
1909 – 1958
A insígnia de estreia consistia em uma combinação de gráficos e texto. Os desenvolvedores sugeriram o “S” maiúsculo na forma de uma águia. Para formar a letra desejada, eles colocaram o pássaro em uma imagem espelhada – como imagens em cartas de jogar. Na parte superior, a cabeça da águia ficava do lado esquerdo e virada para a esquerda. Na parte inferior, ao contrário, ela olhou para a direita e foi localizada na parte inferior direita. A curvatura do pescoço parecia claramente um fragmento “S”. A asa erguida para cima adicionou à letra a semelhança do pássaro. Na linha da asa, os segmentos superior e inferior do símbolo inicial do nome da empresa foram adivinhados.
A asa consistia em três listras com extremidades pontiagudas e um elemento triangular em forma de bumerangue. Havia uma protuberância acentuada na extremidade do bico, que adicionava uma aparência formidável ao emblema. O propósito da organização também foi evidenciado pelo olhar concentrado da águia. No meio, as duas formas básicas foram separadas pela palavra “Suzuki”. Ele ocupava uma posição horizontal e era executado em letras maiúsculas largas, bem espaçadas na linha. A fonte era simples, digitada, limpa e sem serifa.
1958 – presente
Em 1958, a corporação abandonou o logotipo preto e branco e optou por um colorido. Ela usou o vermelho como tom base, com o qual pintou o sinal gráfico – o símbolo “S”. Desta vez, não há águia nele, então a primeira letra do nome da empresa é adivinhada imediatamente. Os autores a deixaram com a angularidade, que era formada por um bico afiado e curvatura da asa. Por design, o sinal gráfico agora se assemelha a um diamante. Acima e abaixo, apresenta deflexões suaves, e as partes internas são decoradas com arredondamentos – áreas onde antes ficavam as pontas das penas.
A direção ampliou o nome da empresa Suzuki e o moveu para fora do ícone, portanto, no formato moderno, ele ocupa a maior parte do logotipo. O texto é executado na mesma fonte de antes – suave, geometricamente uniforme, amplo, simples e cortado. A única diferença em relação à versão anterior é o azul, que é usado em vez do preto.
Fonte e cores do logotipo
Desde o início, o logotipo corporativo da empresa automotiva foi baseado em seu nome. Além disso, os designers usaram o “S” também para o ícone, jogando-o de forma original na forma de um pássaro poderoso, rápido e formidável.
Para expressar sua identidade, a montadora escolheu a fonte Neue Helvetica Pro 93 Extended Black para as letras. Foi desenvolvido pelo tipógrafo Max Miedinger com contribuições do designer Edouard Hoffmann.
A paleta corporativa é simples e inclui um número limitado de cores. Na primeira versão, o logotipo é preto e branco, na segunda – vermelho e azul.