SsangYong é uma marca sul-coreana que atua na produção de automóveis de passageiros e veículos comerciais. Seu protótipo teve origem em 1954 e surgiu pela fusão de duas empresas do setor. Desde 2011, a marca de automóveis passou para a propriedade da empresa indiana Mahindra & Mahindra Limited, que possui quase 75 por cento das ações. A sede está localizada na cidade de Pyeongtaek (Gyeonggi-do).
Significado e história
O que é SsangYong?
É um fabricante de automóveis sul-coreano. Foi fundada pela fusão da Dongbang Motor Co (1962) e da Dong-hwan Motor Workshop (1954). A fusão ocorreu em 1963. Espera-se que a SsangYong se mude para a Edison Motors em 2021 devido à falência.
Esta marca foi fundada por duas empresas independentes. Uma delas foi fundada em 1954 e se chamava Ha Dong-hwan Motor Workshop. O segundo era jovem e estava na indústria automotiva desde 1962 com o nome de Dongbang Motor Co. Em 1963, eles foram fundidos na Ha Dong-hwan Motor Co. Um ano depois, ela começou a fabricar ônibus, caminhões, jipes militares e outros equipamentos especializados.
Nesse status, a empresa existiu até 1977, até que mudou seu nome para Dong-A Motor. Então, em 1984, ficou sob o controle da Keohwa, uma empresa sul-coreana com sede em Seul e que se dedicava à produção de jipes para exportação. Em 1986, a empresa foi adquirida pelo SsangYong Business Group. Tornou-se parte dela e adotou seu nome atual. As transições frequentes de uma estrutura para outra, é claro, afetaram a identidade, de modo que seus emblemas às vezes diferem nitidamente uns dos outros. Ela tem sete deles no total.
1950 – 1960
O primeiro logotipo era muito simples. Consistia em um único “V” em um fundo marrom. A forma do sinal também se parecia com uma marca de seleção, que geralmente é usada para indicar pontos. Um sublinhado fino amarelo foi desenhado sob o símbolo.
1960 – 1978
Após o redesenho, o logotipo mudou de estilo e cor. Agora era uma marca de seleção preta em negrito com topos estreitos. Acima (mais precisamente, nele) havia outra letra – “H”, feita em fonte da categoria ExtraBold. Os desenvolvedores criaram linhas planas e ângulos bem definidos.
1978 – 1987
Para o logotipo atualizado, os autores escolheram o ícone da versão anterior, mas apenas mudaram sua cor. Portanto, foi pintado nas cores azul e branco. Mas, além da marca de verificação em forma de V, também havia linhas circulares finas. Todos os elementos gráficos foram colocados em um quadrado azul. À direita, eles colocaram o nome da empresa escrito em coreano. Neste caso, o emblema foi circundado por uma moldura retangular em cinza claro.
1988 – 1989
Nesta versão, os designers alteraram a fonte, usando hieróglifos menores. Eles também mudaram o emblema, colocando o nome da empresa inglesa em um padrão estriado de listras oblíquas. As letras eram brancas, as linhas azuis e o fundo cinza. No canto esquerdo inferior havia um triângulo amarelo em miniatura.
1989 – 1997
Seguindo o princípio da autenticidade, a marca automotiva deixou por um tempo a grafia coreana do nome. Mas ele mudou o ícone à esquerda, então o sinal gráfico foi composto por dois “S” alongados – as primeiras letras do nome da marca. Um caractere é cinza e o outro é vermelho.
1992 – 2000
Em 1992, a empresa adotou uma nova identidade que não se parecia com nenhuma das versões anteriores. Três anéis foram representados no logotipo: um grande e regular, os outros dois planos, já que foram desenhados como se estivessem de lado. Portanto, externamente eles pareciam ovais desiguais. Todas as linhas foram pintadas em duas cores: uma metade – branca, a outra – azul. Além disso, uma inscrição apareceu na parte inferior – o nome “SSANGYONG MOTOR”.
2000 – presente
O emblema atual mudou o conceito. Ela é o mais próximo possível da frase “SsangYong”, que na tradução do sul-coreano significa “dragão gêmeo”. Portanto, o logotipo apresenta duas asas unidas por um elemento figurado comum. Cada lado consiste em três pinceladas de diferentes comprimentos e larguras: as “penas” internas são largas, as externas são estreitas. O nome moderno da marca de automóveis é colocado sob eles.
Fonte e cores do logotipo
Esta marca tem uma história muito turbulenta associada à frequente transição da empresa de uma estrutura para outra. Esta atividade refletiu-se na evolução do logótipo, que em alguns períodos não é nada semelhante às versões anteriores. Além disso, o fabricante aderiu à grafia coreana do nome por muito tempo e somente após o início do novo milênio mudou para a versão em inglês.
Para a sua designação gráfica, a marca automóvel optou por um tipo de letra simples – austero, impresso, liso, sem serifa. Além disso, as duas palavras são escritas juntas, embora sejam marcadas com letras maiúsculas “S” e “Y”.
A paleta original consiste em azul e branco. As primeiras variedades também incluem amarelo, vermelho e cinza.
O que significa o logotipo SsangYong?
O logotipo da SsangYong é lacônico e majestoso. Significa dois dragões - é assim que o nome da empresa sul-coreana é traduzido. Dragões gêmeos são representados em uma forma estilizada - como elementos entrelaçados que formam um par de asas.
Quem é o SsangYong feito por?
O equipamento de transporte sob a marca SsangYong é fabricado pela Mahindra Motor Co da Índia. Ela comprou uma montadora sul-coreana e fabrica carros com essa marca. Provavelmente em 2021, ele irá para a Edison Motors devido à falência.
A SsangYong é propriedade da Mercedes?
Não, SsangYong e Mercedes não são legalmente relacionados entre si. São duas empresas diferentes. Mas eles mantêm uma parceria: a montadora sul-coreana usa motores de fabricação alemã e tecnologia Mercedes-Benz.
Qual marca de carro tem um logotipo de dragão?
A marca de automóveis mais famosa com o logotipo de um dragão (cobra) é a Alfa Romeo. Está repleto de elegância e mistério. Esta imagem também é encontrada na marca sul-coreana SsangYong e na americana Drako Motors.