Significado e história
O conceito de fabricação de carros inusitados de tamanho compacto originou-se nas décadas de 70 e 80 do século passado. Foi sugerido pelo CEO da SMH, fabricante de relógios inteligentes Swatch. Ele acreditava que o novo projeto popularizaria seus produtos e aumentaria a demanda por eles, então decidiu seriamente lançar uma máquina em miniatura com funções de personalização eletrônica. Nicolas Hayek estava confiante de que representaria adequadamente o nicho de carros urbanos pequenos, compactos e elegantes. Logo, sua ideia se transformou no projeto Swatchmobile. Hayek Engineering AG assumiu as questões técnicas e de design.
Mas já no estágio de desenvolvimento do esboço, o autor entendeu: o Swatchmobile é uma ameaça para os grandes fabricantes de automóveis. Portanto, ele não passou por competição, mas sim por cooperação, oferecendo-a a diversos fabricantes de transportes. O iniciador da inicialização contatou vários representantes importantes do mercado, mas foi recusado.
No entanto, no verão de 1991, ele teve sorte: a Volkswagen se interessou pelo projeto. Infelizmente, o trabalho conjunto não durou muito: o novo chefe da corporação rescindiu o acordo. Em seguida, a empresa inovadora celebrou um contrato com o fabricante de automóveis Mercedes-Benz – Daimler-Benz AG. O anúncio foi feito na primavera de 1994 em Stuttgart.
Então, a gerência finalmente pensou seriamente na identidade da nova estrutura. O nome Smart, que é a base do logotipo, causou polêmica e polêmica inicialmente entre os diretores. Nicolas Hayek insistiu nas opções “Swatchmobile” ou “Swatch Car”. Mas a administração da Daimler-Benz queria algo neutro.
Portanto, como resultado, apareceu Smart – uma sigla que vem da frase “Swatch Mercedes ART”. Sua abreviatura costumava ser um nome de trabalho e era usada internamente pelo MCC. A palavra “Smart” é retirada de S (watch) M (ercedes) Art. Para o logotipo, o fabricante optou por letras minúsculas, destacando a letra “c”, que significa “fofa” e “compacta”. A marca atualmente possui apenas dois emblemas.
1998 – 2002
O logotipo de estreia apareceu depois da data de formação da marca: apareceu apenas com o lançamento de carros conceitualmente novos. A marca consiste no nome da empresa em caixa baixa, o que idealmente suporta o conceito de carros pequenos e compactos. A palavra “inteligente” é escrita em símbolos arredondados que não possuem uma única curva fechada, o que lembra muito as autoestradas semicirculares. A letra “r” parece um traço curvo, o “t” tem a metade esquerda da barra cortada, “a” é complementado por uma seta triangular que aponta para a direita e expressa o movimento.
2002 – presente
O emblema atual também consiste no nome da marca, mas é decorado em um estilo diferente, pois além da parte do texto, apareceu um gráfico. No lado direito está a palavra “inteligente”. É cinza claro e bidimensional (plano). À esquerda está um grande ícone “C” com um ponteiro. É tridimensional, grafite, com destaques gradientes.
Fonte e cores do logotipo
Para superar o tamanho dos carros pequenos, a empresa optou por letras minúsculas. Apenas a letra usada em um ícone separado é maiúscula. Este é o “C”, que a gestão dotou de duas funções: dinâmica e informação. O primeiro é expresso por um ponteiro triangular amarelo, o segundo – pela própria letra, denotando os conceitos de “compacto” e “bonito”.
Você pode ver que a fonte usada no logotipo é muito semelhante ao HoratioDMed com o “s” alterado. Mas, na verdade, esta é uma fonte SmartCourier especial, projetada pela Dalton Maag, Ltd.
A paleta de cores consiste principalmente em diferentes tons de cinza, incluindo aqueles com gradiente – grafite, cinza e prata. Além deles, usa-se o ocre dourado.