Skoda (nome completo Skoda Auto) é um fabricante tcheco de automóveis de passageiros e o quinto representante mais antigo do mundo da indústria automotiva. Ele próprio se dedica ao design e à montagem, abrangendo mais de cem países. A empresa foi fundada por dois empresários – Vaclav Laurin e Vaclav Klement. No momento, é uma subsidiária da empresa alemã Volkswagen Group. O ano de seu aparecimento é 1895º. A sede está localizada na cidade de Mlada Boleslav (República Tcheca).
Significado e história
O que é Skoda?
A empresa checa Škoda Auto a.s. produz carros de vários tipos, incluindo hatchbacks, sedãs, station wagons e SUVs. Foi fundada em 1859 e estava originalmente envolvida na produção de armas, e mudou-se para a indústria de engenharia em 1925 após a aquisição da Laurin & Klement.
O início da Skoda vai um pouco além do que se costuma acreditar: a empresa foi criada em 1859 e está associada à produção de armas. Foi somente no final da década de 90 do século XIX que a empresa mudou sua especialização. A iniciativa foi iniciada por Vaclav Klement, que trabalhava como livreiro em uma loja em Mlada Boleslav (Reino da Boêmia). Junto com Vaclav Laurin, ele fundou uma oficina que se transformou em uma fábrica de bicicletas chamada Slavia de Laurin & Klement.
Em 1924, a empresa sofreu um incêndio devastador e, alguns meses depois, passou a fazer parte da empresa Škoda Works, fundada por Emil Škoda em 1859 em Pilsen. Em 1948, esta empresa tornou-se estatal. Em 1991 foi privatizada pelo Grupo Volkswagen e em 2000 tornou-se sua subsidiária. Cada etapa da história da empresa automobilística foi acompanhada por uma mudança de identidade. No total, ela tem 12 logotipos.
1895 – 1905
O primeiro emblema tem uma forma incomum. No centro está uma roda de bicicleta com raios entrelaçada com ramos de tília – uma árvore que simboliza os eslavos. No meio, sobre um fundo de listras brancas e vermelhas (as cores da bandeira da República Tcheca), está a marca – “Slavia”. Está escrito em letras maiúsculas, em uma fonte sans serif fina. O “L” tem a forma de um guiador de bicicleta, ao qual foi adicionado o curso superior. Acima e abaixo da roda estão cartões com os nomes dos proprietários da empresa (V Laurin & V Klement), bem como com a indicação de sua localização (Mlada Boleslav).
1900 – 1905
Em 1900, a empresa começou a exportar motocicletas Slavia. Em seguida, 150 cópias foram enviadas para Londres (Reino Unido) pela primeira vez para a Hewtson. Eles apresentavam um novo logotipo, em forma de tanque de motocicleta. Aliás, foi lá que ele foi localizado – ao lado do tanque de combustível. O nome da marca é encaracolado. Contém um ornamento de finas linhas brancas com inscrições em fundos vermelhos e brancos: na parte superior – “Slavia”, na parte inferior – “Laurin & Klement” e “Mlada Boleslav”.
1905 – 1925
Este é o período de lançamento da produção de automóveis de passageiros, então a administração decidiu reformular o emblema para que ficasse espetacular nas peças e no capô. Depois de ser renomeada para Laurin & Klement, a empresa contratou Blecha para criar um novo logotipo. Os autores deram-lhe a forma de um selo redondo usando uma coroa de louros, pois era muito simbólico. O nome de um dos fundadores da empresa foi traduzido como “Laurin”. No centro, em um fundo vermelho, há duas letras grandes – “L” e “K”, conectadas por um E comercial (&). Uma larga faixa dourada corre ao longo da borda do logotipo.
1926 – 1933
Após um incêndio devastador, o fabricante de automóveis Laurin & Klement fundiu-se com a Škoda Plzeň e mudou seu nome, obtendo um rótulo diferente. O emblema apresenta um oval com folhas de louro e um novo nome em itálico coerente.
1933 – 1986
Em 1933, a empresa adotou seu lendário emblema de flecha alada. É inspirado em motivos indianos e parece uma seta apontando para a direita. Acima da ponta da flecha estão as penas, com as quais os índios costumam complementar a cauda de suas flechas, para que possam cortar o ar com mais facilidade e voar rapidamente para a frente. A fenda branca é um olho atento e de alta precisão de produção, o círculo é a perfeição e o globo.
1986 – 2011
Depois de se mudar para o Grupo Volkswagen, a montadora tcheca redesenhou novamente o emblema, fundindo sua identidade com a do novo proprietário. Foi assim que surgiu um crachá redondo com um largo rebordo preto, no qual está escrito “Škoda Auto” em letras brancas. O elemento central permanece o mesmo – a flecha alada. Apenas sua cor mudou: o verde substituiu o azul.
1999 – 2011
Paralelamente, foi aprovada a versão 3D do novo logotipo. O logotipo plano foi usado para papel, publicidade e rotulagem de produtos, o logotipo tridimensional foi usado para colocação no capô.
2011 – presente
O logotipo atual contém os mesmos elementos da versão anterior. Os desenvolvedores removeram a palavra “Auto” e a ampla borda escura, substituindo-a por duas listras finas – prata e preta. A inscrição Škoda foi retirada do círculo.
A identidade da empresa tcheca percorreu um caminho muito difícil, de um logotipo clássico de informação e texto a um símbolo graficamente preciso com uma carga semântica clara. Não é à toa que essa marca é reconhecida como uma das mais bem-sucedidas na indústria automotiva.
Fonte e cores do logotipo
Os designs mais antigos de identidade visual da Skoda usavam uma grande variedade de fontes com uma coisa em comum – eles não tinham serifas. A única exceção era o período com duas letras “L” e “K”, que apresentavam semelhança de serifas. No emblema atual, a inscrição está em uma fonte que lembra a fonte Eurostile Extended Black, criada por Aldo Novarese e publicada pela primeira vez em URW ++.
A paleta de cores também mudou radicalmente. As primeiras versões do logotipo consistiam em versões em vermelho, bege, branco, marrom, azul e modernas de prata, preto e verde.
O que o logotipo da Skoda representa?
O misterioso rosto verde no logotipo da Skoda é na verdade uma flecha alada que simboliza uma tremenda velocidade. As três penas representam o desenvolvimento da empresa, enquanto o anel externo representa séculos de tradição e do globo.
O que o emblema Skoda representa?
O emblema Skoda foi inspirado em motivos indianos. O anel simboliza o globo, as penas representam o progresso e o pequeno orifício redondo pode ser interpretado como um olho aguçado. Por sua vez, a seta representa a alta velocidade que os carros ganham e indica que a empresa sempre acerta o alvo.