SEAT Logo

SEAT Logo

A SEAT representa a corporação transnacional do Grupo Volkswagen no mercado automotivo espanhol. A marca é pouco conhecida em comparação com outras marcas globais, embora exporte 80% de seus carros e os venda com sucesso em mais de 70 países. É o maior fabricante de automóveis espanhol e tem todas as oportunidades para desenvolver novos modelos a partir do zero.

Significado e história

SEAT Logo Historia

A SEAT é propriedade da Volkswagen, mas nem sempre foi assim. A história da empresa começa em 1950, quando a holding estatal INI abre a Sociedad Española de Automóviles de Turismo para a motorização de Espanha. Representantes da entidade assinaram um acordo com a Fiat, segundo o qual a empresa italiana deve produzir seus carros nas fábricas da SEAT (abreviatura do nome completo). Aliás, naquela época todos os emblemas da marca espanhola tinham muito em comum com a identidade visual da Fiat.

O projeto se desenvolveu com sucesso até a década de 1980, quando a matriz se recusou a cooperar devido à necessidade de grandes investimentos de capital. Como resultado, a marca redesenhou o logotipo e encontrou outro proprietário – o Grupo Volkswagen.

A marca SEAT mudou com bastante frequência, e não apenas devido à reestruturação. Às vezes, o redesenho estava associado ao lançamento de novos modelos ou ao desejo de acompanhar os tempos. Em qualquer caso, a montadora criou um elemento de estilo único para si mesma: o símbolo ‘S’, que apareceu pela primeira vez em 1982. Ele evoluiu de uma letra azul complexa para um emblema preto minimalista.

1953 – 1960

SEAT Logo 1953-1960

É claro que o emblema SEAT de estreia foi influenciado pelo logotipo da Fiat. Ela parece muito majestosa, especialmente as duas asas semicirculares nas laterais. No meio está um escudo vermelho escuro que é dividido em três segmentos. A maior parte é o nome da marca. No centro está a inscrição “FIAT LICENSE” e a parte inferior é deixada em branco. Atrás do escudo, os artistas representaram um oval alado e detalharam as “penas” em forma de listras. Este emblema adornou os primeiros carros da empresa, para os quais foi confeccionado em cromo.

1960 – 1962

SEAT Logo 1960-1962

No início dos anos 1960. os designers colocaram um círculo vermelho com uma palavra branca “SEAT” dentro do anel cinza e cercaram a inscrição com uma coroa de louros. A presença do louro conecta este logotipo com o emblema da Fiat, que foi usado em 1925. A fonte agora está em negrito e não tão alongada como antes, embora a forma geral das letras tenha sido preservada.

1962 – 1968

SEAT Logo 1962-1968

Em 1962, a empresa embarcou no caminho do minimalismo. Ela apresentou uma marca nominativa simples, sem elementos gráficos. A única coisa que lembra o design SEAT do passado é a ampla faixa horizontal que enfatiza as letras. Na nova versão do logotipo, ele praticamente se funde com as letras. A única cor na paleta é cinza. A fonte está em negrito e retangular.

1968 – 1970

SEAT Logo 1968-1970

A versão de 1968 ficou redonda novamente, mas os designers decidiram não devolver a coroa de louros. Em vez disso, eles ampliaram o nome da marca e adicionaram uma ampla borda cinza à imagem. A combinação clássica voltou à moda – letras brancas sobre fundo vermelho.

1970 – 1982

SEAT Logo 1970-1982

Em 1970, o círculo finalmente desapareceu e não voltou mais. Tudo o que resta é a palavra “SEAT”, com cada letra sendo colocada em seu próprio quadrado. Este design é o mais próximo possível de um dos logotipos da Fiat. Os símbolos são amarelos e os quadrantes de fundo são azuis.

1982 – 1992

SEAT Logo 1982-1992

Depois de romper todas as relações com a Fiat, a marca espanhola SEAT decidiu se afastar das imagens tradicionais. Ela precisava de algo próprio – único e inimitável, para que não houvesse nenhuma associação com a empresa-mãe anterior. Esta decisão foi o emblema com a imagem de uma grande letra “S” azul. Parece incomum porque consiste em duas listras horizontais largas e cinco linhas diagonais estreitas. Além disso, este não é um desenho abstrato, mas uma imitação dos anéis de pistão dos motores de automóveis.

1992 – 1999

SEAT Logo 1982-1992

Após um pequeno redesenho, o número de elementos horizontais diminuiu: apenas quatro linhas em cinco permaneceram. O resto da letra estilizada “S” não mudou – nem sua cor nem forma.

1999 – 2012

 

SEAT Logo 1999-2012Outra atualização do logotipo ocorreu na virada do século. Os designers mantiveram o formato em S, mas removeram outra faixa diagonal e arredondaram quase todos os cantos. O emblema se tornou prateado e tem um gradiente linear que irradia do centro para as bordas verticalmente. Ao mesmo tempo, ele obteve um fundo vermelho e a mesma assinatura vermelha “SEAT”. O nome da empresa está localizado na parte inferior, separado dos demais elementos. Foi feito volumoso usando contornos escurecidos. A fonte não é nada parecida com as que eram usadas antes: as letras não são tão em negrito, embora não possam ser chamadas de finas. O canto superior “A” do lado esquerdo é visivelmente arredondado.

2012 – 2017

SEAT Logo 2012-2017

Em 2012, a indústria automobilística na Espanha caiu drasticamente. Por conta da crise, a demanda por automóveis caiu quase 40%. Para entrar em novos mercados e ao mesmo tempo melhorar sua posição no país, a SEAT foi forçada a realizar um pequeno rebranding. Em geral, a mudança de imagem começou em 2010, mas todos os trâmites demoraram dois anos.

Representantes de Marketing-Comunicação e SEAT Design Center trabalharam no novo logotipo. Juntos, eles criaram um ícone 2D desenhado à mão. Ele se parece muito com o antigo símbolo em forma de S. Ao contrário da versão anterior, a letra parece mais reta e suave. A base vermelha desapareceu e um amplo contorno de cor cinza prateado apareceu.

O símbolo cromado contém apenas duas linhas diagonais em vez de três. Eles se conectam com listras horizontais na parte superior e inferior. As letras vermelhas não desapareceram em nenhum lugar, mas a fonte mudou ligeiramente. O “E” agora tem o mesmo arredondamento que o “A”. A linha do meio “S” tornou-se diagonal para se assemelhar tanto quanto possível ao nome da marca. Este logotipo foi revelado em Paris em 27 de setembro de 2012. Anteriormente, ele apareceu em fotos publicitárias do Seat Léon.

2017 – presente

SEAT Logo 2017-presente

O símbolo da marca de automóveis voltou a evoluir em 2017. Os designers mantiveram a simetria para mostrar o equilíbrio entre o antigo e o novo. A inconfundível forma em S é combinada com as letras tradicionais. Além disso, a fonte não mudou em nada. Os desenvolvedores simplesmente repintaram todos os elementos de preto, removeram os contornos, sombras e gradientes, o que tornou a imagem bidimensional.

Fonte e cores do logotipo

SEAT Emblema

Quando a montadora SEAT se afastou do estilo Fiat, ganhou seu próprio emblema com a tradicional letra “S”. Devido às linhas diagonais paralelas no meio, muitos críticos o compararam ao símbolo do dólar. Mas os executivos da empresa negaram imediatamente essa suposição.

Oficialmente, as listras diagonais foram inspiradas na Avenida Diagonal, uma das ruas mais largas de Barcelona. Eles simbolizam dinâmica, velocidade e desenvolvimento. E embora faltem apenas dois (mais três desapareceram durante a evolução do logótipo), este é o elemento mais importante da identidade da SEAT.

SEAT Simbolo

A marca da empresa foi criada com base em uma fonte personalizada. A opção semelhante mais próxima é Audiowide da Astigmatic. A paleta de cores atual consiste apenas em preto e branco. Anteriormente, prevaleciam cores completamente diferentes: prata (metal cromado estilizado) e vermelho (a personificação do carisma espanhol).