A Toyota já teve uma marca Scion focada em carros pequenos no passado. Ele entrou no mercado em 2003 e fez o possível para atrair a atenção da geração do milênio. Especialmente para a Geração Y, os engenheiros desenvolveram carros esportivos compactos, cujas principais vantagens eram alta potência, design moderno e preço relativamente baixo. As técnicas de publicidade viral ajudaram a popularizar a marca entre o público-alvo. Mas a glória de Scion não durou muito. Em 2016, a controladora foi obrigada a fechar a marca porque a demanda por automóveis caiu drasticamente, e a tentativa de atualização da linha com modelos de nicho não trouxe os resultados esperados.
Significado e história
O que é Scion?
Scion é uma ex-subsidiária da gigante automotiva Toyota. A empresa foi fundada em 2003. Sua sede estava localizada em Torrance, Califórnia. Ela produzia automóveis para o segmento jovem. Em 2016, a empresa foi dissolvida.
Os carros Scion eram vendidos apenas nos EUA e Canadá – eles não tinham tempo de entrar no mercado de outros países. Portanto, seu logotipo não é tão conhecido quanto o da mesma empresa Toyota. Seu elemento central é a letra estilizada “S”, que lembra uma shuriken japonesa. As associações com armas de arremesso surgem não apenas da forma curva característica, mas também do brilho metálico frio. Além disso, a divisão em dois tons dá a impressão de duas pontas de uma lâmina afiada.
Os designers colocaram a primeira letra da marca no centro para enfatizar sua importância. Esta palavra vem do francês antigo: “cion” e “sion” são traduzidos como “galho” ou “broto”. Em inglês, significa “descendente”. Ou seja, a marca Scion é literalmente descendente da Toyota. E os donos de seus carros são millennials, descendentes da geração anterior.
Para mostrar a importância do nome, os designers duplicaram a versão completa em uma faixa horizontal que conecta os dois lados do anel externo. Notavelmente, o anel não é redondo, mas oval – o mesmo do logotipo da Toyota. A aparente semelhança dos logotipos fala da conexão entre a empresa-mãe e sua marca subsidiária.
A elipse tem uma espessura irregular: é mais estreita na parte superior e inferior do que nas laterais. A barra transversal não se mistura com o anel como os elementos ondulados do emblema da Toyota. É separado à direita e à esquerda por uma fina faixa cinza. Isso aprimora o efeito 3D criado com caminhos largos e gradientes lineares.
O “S” curvo, onde se sobrepõe a placa com o nome da marca, tem um design inusitado. Parecem duas barbatanas dorsais de um tubarão espreitando debaixo d’água. Neste caso, o simbolismo do emblema torna-se ainda mais amplo do que parece à primeira vista. A imagem pode indicar alta velocidade, dinamismo, movimento. Isso é uma dica de que os carros Scion são os mais rápidos e ágeis. Os dois lados do “S” também se parecem com uma estrada que leva ao horizonte.
Fonte e cores do logotipo
Os criadores do logotipo do Scion não se limitaram à tipografia padrão – eles foram além dos limites geralmente aceitos e criaram seu próprio design de letras com letras sans serif alongadas e finas. Mais tarde, com base nesse design, o fundador da Type Innovations desenvolveu uma família inteira de fontes chamada Scion. Ele repetiu exatamente as proporções do original.
A paleta de cores imita um brilho metálico, então o emblema parece um sinal real adornando os radiadores de carro. Tons de cinza claro e escuro são combinados com sucesso com transições contrastantes e um gradiente suave. Contra o fundo, as letras pretas – “estrela” do logotipo se destacam nitidamente.
O que significa o logotipo do Scion?
O logotipo apresenta uma forma oval com uma faixa vertical em espiral e o nome da montadora no meio. A linha ondulada é considerada o S estilizado, a primeira letra do nome da empresa. Também se acredita ser uma barbatana de tubarão.
Scion é um Toyota?
Sim, os carros com a marca Scion são fabricados pela empresa japonesa Toyota. Porém, em 2016, liquidou sua subsidiária, que estava localizada nos Estados Unidos, e passou a produzir essas máquinas com outras marcas.
O que significa o carro Scion?
Carros Scion significavam dirigir e dirigir porque eram voltados para consumidores no segmento jovem. Eles também tinham as capacidades técnicas para drifting e direção em alta velocidade. O nome significava herdeiro ou descendente da família.
Por que o Scion foi descontinuado?
A marca Scion foi liquidada devido à perda de seu público-alvo. Os jovens estavam mais dispostos a comprar carros com a marca Toyota do que Scion. Como resultado, a administração aboliu a divisão e integrou todos os modelos em sua linha de produtos principal.