A Saab é uma marca de automóveis amplamente conhecida nos anos 50-60 do século passado. Não existe atualmente. O ano de sua fundação é 1945, quando a controladora Saab AB lançou um projeto para a criação de um automóvel de passageiros. A primeira amostra de série saiu da linha de montagem em 1949 na cidade de Trollhättan (Suécia). A queda na produção ocorreu após a compra da empresa pela General Motors, que primeiro adquiriu 50 por cento das ações, e depois a metade restante, usando o direito majoritário. O colapso final da empresa veio em 2011, quando a Saab Automobile AB adquiriu a empresa holandesa Spyker Cars NV.
Significado e história
No início, a empresa era aeroespacial e só depois entrou na fabricação de automóveis. Seu primeiro modelo, que entrou em produção em massa, foi o Saab 92. Surgiu quatro anos após o nascimento da marca – em 1949. A próxima amostra icônica foi apresentada em 1978. O carro de passageiros foi batizado de Saab 900 e se tornou o carro mais vendido, e a divisão foi rebatizada de Saab-Scania.
Em 1989, deu-se mais uma etapa importante nas atividades da empresa, após a qual foi transformada em uma estrutura independente e passou a se chamar Saab Automobile AB. 50% das ações foram para a gigante automobilística General Motors. Em 2000, a empresa americana vendeu sua aquisição para uma empresa holandesa. No entanto, não conseguiu expandir sua base de consumidores e declarou a insolvência da marca. O pedido de falência foi apresentado em 2011.
E o fato é que a General Motors se opôs fortemente ao fato de que sua tecnologia pudesse chegar à indústria automobilística da China, que estava tentando comprar a empresa. E ele bloqueou o negócio. Em 2012, todos os bens do falido foram comprados pela NEVS (National Electric Vehicle Sweden). Ela queria reviver a Saab Automobile, mas também fracassou devido a reclamações do proprietário da licença para a fabricação de automóveis de passageiros com este nome – ainda está concentrada nas mãos da empresa aeroespacial de mesmo nome.
Como resultado, a NEVS perdeu o direito legal de fabricar carros Saab e fabricá-los sob sua própria marca. Cada etapa da transição da marca sofredora se refletiu em sua identidade, por isso ela tem uma história muito rica de emblemas.
1891 – 1900
A marca de identidade de estreia remonta aos primeiros dias da Saab, quando era chamada de Vabis e estava envolvida no transporte aéreo. Parecia modesto e consistia em uma única inscrição oval com borda dupla. A fonte tinha serifas sutis. As letras eram alongadas.
1900 – 1911
Após a transformação em Scania-Vabis, a empresa realizou uma reformulação do logotipo. Tornou-se muito mais colorido e complexo em termos de número de elementos. Exteriormente, o emblema era muito semelhante ao volante de um carro. Mas uma hélice estilizada com um grifo vermelho em um fundo pontilhado e com a inscrição “MALMO” foi tomada como base. Os desenvolvedores colocaram um anel nele, que consiste em uma ampla faixa azul escura e um texto em letras maiúsculas. Acima estava a palavra “SCANIA”, abaixo a frase quase circular “MASKINFABRIKS AKTIEBOLAGET”. Três trapézios se projetavam de três lados do anel.
1911 – 1937
Os designers refinaram a próxima versão do logotipo – eles deram um visual requintado. Para isso, os autores afiaram os cantos dos trapézios, pavimentaram o fundo com tijolos, tornaram a cor azul mais distinta, redesenharam o grifo vermelho e acrescentaram uma coroa a ele. Além disso, eles reorganizaram as inscrições no anel: na parte superior colocaram a palavra “AKTIEBOLAGET” e na parte inferior o nome duplo “SCANIA-VABIS”. Ambas as partes do texto foram separadas por cruzes em miniatura, localizadas à direita e à esquerda.
1937 – 1946
Após o desenvolvimento da divisão de voos, que se tornou aeroespacial, a empresa recebeu um emblema radicalmente diferente. Mostrou um avião. Ele foi colocado de perfil e consistia em um cockpit esquemático, duas grandes hélices nos motores e asas afinando nas laterais. Abaixo, havia uma grande inscrição “SAAB”. Foi o primeiro logotipo de uma nova era no desenvolvimento de uma empresa técnica, então o nome e a fonte mudaram. Os desenvolvedores removeram serifas dele, simplificando a identidade tanto quanto possível.
1946 – 1947
O emblema tinha a forma de um escudo vertical, símbolos escarlates e dourados, separados por duas linhas diagonais no interior. O ouro também apareceu na borda do escudo com saliências estendidas para cima ao longo das bordas.
1949 – 1963
O lançamento do primeiro carro foi marcado por uma reformulação do logotipo. O carro era decorado com uma placa quadrada simples com a inscrição “SAAB”. O fundo era azul, o título era azul.
1963 – 1965
Os designers trouxeram de volta o antigo emblema (1937-1946) simplesmente movendo o nome sobre o avião. Eles também reforçaram as linhas do desenho e removeram detalhes desnecessários.
1965 – 1967
A imagem ficou em negrito e as letras foram colocadas juntas.
1967 – 1969
A próxima etapa de desenvolvimento da empresa trouxe novas mudanças de identidade. Para fazer isso, os autores combinaram o logotipo anterior com a versão 1949-1963. Mantendo o design existente (aeronave e marca), eles adicionaram um quadrado elevado com cantos arredondados como plano de fundo.
1969 – 1974
Após a transição para a Scania, a marca mudou seu logotipo. Foi alterado para letras em negrito consistindo no novo nome.
1974 – 1995
Os designers fizeram o logotipo redondo. Dentro, contra um fundo azul, havia dois anéis brancos finos que se cruzavam. No centro estava um grifo vermelho com uma coroa de ouro. Os crescentes superior e inferior exibiam as palavras “SAAB” e “SCANIA” em negrito oblíquo sem serifa.
1995 – 2000
Os desenvolvedores removeram o anel duplo, deixando apenas um como borda ao redor da borda do círculo azul. Eles levantaram o grifo com a coroa para cima. Além disso, os designers retiraram uma das letras, mantendo a palavra “SAAB”.
2000 – 2012
Como resultado da saída da General Motors, a marca corrigiu o logotipo. Nele, foi trocada a faixa de orlas (eram duas) e a paleta de cores (recebeu um gradiente com destaques). Os autores também mudaram a cor dos anéis de branco para prata.
2012 – 2014
Este logotipo esteve presente nos primeiros carros National Electric Vehicle da Suécia – o novo dono da lendária marca. Consistia em uma única inscrição “SAAB” – cinza, plana e grande.
A identidade visual da empresa icônica sempre foi caracterizada pela simplicidade e modéstia. Era dominado por tons contidos e um mínimo de elementos, o mais difícil dos quais era a aeronave. Mas quando a Saab e a Scania se fundiram, o logotipo tornou-se pretensioso: exibia um grifo heráldico com uma coroa.
Fonte e cores do logotipo
Uma das fontes permanentes do logotipo é GIll Sans, criada por Eric Gill. Para tanto, o autor se baseou no London Underground, fonte proposta por Edward Johnston em 1916. Outro estilo de letras é uma fonte corporativa da British Broadcasting Corporation. A próxima opção é United Colors by Benetton, Tommy Hilfiger, AT & T. A versão mais moderna da fonte é Helvetica Neue Black Extended.
A paleta corporativa consiste nas cores preto, azul, prata, azul, vermelho, dourado e branco.