Rolls-Royce é uma marca britânica de renome internacional que adora experimentação. Em sua história existiram carros únicos com geladeiras, banheiros, pianos, guarda-chuvas, mesas dobráveis e outros atributos de luxo. Até Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, dirigia um Rolls-Royce e falava com admiração do engenheiro Henry Royce.
Significado e história
O que é Rolls-Royce?
Rolls-Royce é uma marca de conversíveis de luxo, sedans, cupês e SUVs de propriedade da empresa britânica de mesmo nome. Por sua vez, a Rolls-Royce Motor Cars Ltd. faz parte da preocupação alemã BMW AG.
Rolls-Royce tem o nome de seus criadores: Charles Rolls e Henry Royce. Um deles era desenvolvedor de veículos e o outro era dono de uma concessionária de veículos. Eles concordaram em cooperar e em 1906 fundaram a Rolls-Royce Limited. Durante a guerra, a produção se concentrou em motores de aeronaves. Os negócios correram bem até 1971, quando a empresa começou a ter problemas financeiros: os motores dos aviões RB211-22 não davam lucro, então o dinheiro acabou.
Para sair da difícil situação, o governo decidiu privatizar a Rolls-Royce. Como resultado, a divisão automotiva tornou-se independente e, em 1973, entrou no mercado com o nome de Rolls-Royce Motors. Os direitos sobre o emblema permaneceram com a empresa que fabricou os motores da aeronave. A montadora só poderia usar a identidade visual tradicional mediante acordo. Em 2003, a Rolls-Royce Motor Cars tornou-se sua sucessora direta. Ela licenciou o logotipo da Rolls-Royce em 1998.
1906 – 1934
Um dos primeiros símbolos do Rolls-Royce parecia um brasão de armas tradicional de quatro peças. No canto superior esquerdo havia uma imagem do Espírito de Êxtase. O lado inferior direito tinha duas asas associadas à Nike, a deusa da vitória. O resto dos elementos pertenciam à heráldica tradicional. Por exemplo, os leões (um símbolo de bravura) e a Rosa Vermelha de Lancaster (a insígnia do condado de Lancashire) foram retirados do brasão de armas de Manchester. Como você sabe, esta é a cidade natal do Rolls-Royce. E o cavalo-marinho, representado abaixo à esquerda, personificava a confiabilidade e o poder. A parte central do escudo era ocupada por um retângulo com um monograma de dois “R” e a inscrição “ROLLS ROYCE”.
1911 – 1934
Com o tempo, o logotipo adquiriu uma nova aparência. O retângulo com as letras e o nome da empresa passou a servir de escudo. Foi segurado por dois leões heráldicos. Acima havia asas estilizadas, e abaixo – Rosa Vermelha de Lancaster e uma fita com o lema “O MELHOR CARRO DO MUNDO”.
1911 – 1973
Juntamente com outros emblemas, foi usado um símbolo contendo o monograma “RR” em forma oval dentro de um brasão figurado. O design era simples e bidimensional.
1911 – 2020
O emblema mais popular do Rolls-Royce era chamado de Spirit of Ecstasy e parecia uma mulher inclinada para a frente com os braços estendidos para trás. A base desta imagem foi uma estatueta criada em 1909. Naquela época, os mascotes de capô não eram populares, mas o promotor do movimento automobilístico John Walter queria decorar seu carro com algo único. Ele voltou-se para o escultor Charles Robinson Sykes e fez uma estatueta, que se chamava O Sussurro. E em 1910, a empresa encomendou a Charles um mascote corporativo para todos os carros Rolls-Royce. O escultor não desenvolveu a ideia proposta com a deusa Nike. Em vez disso, ele modificou The Whisper e o transformou no que agora é conhecido como Spirit of Ecstasy.
1973 – 1998
Em 1973, a divisão automotiva foi incorporada sob o nome Rolls-Royce Motors. Ele continuou a usar o logotipo com monograma, mas os designers fizeram as letras tridimensionais e as colocaram dentro de um retângulo azul escuro com lados arredondados.
1998 – 2020
Em 1998, o BMW Group adquiriu uma subsidiária, a Rolls-Royce Motor Cars Limited. Ela fabrica automóveis desde 2003 e antes disso era fornecedora de motores para a Rolls-Royce Motors. O logotipo da organização apresentava o monograma tradicional e a marca dentro de um retângulo com cantos arredondados. O gradiente prateado deu à imagem um efeito 3D. Em 2018, o estúdio Pentagram finalizou o projeto, mantendo o duplo “R”. O novo logotipo foi revelado no Farnborough Airshow.
2020 – presente
Em 2020, a Rolls-Royce recorreu ao Pentagram novamente para reimaginar sua identidade para atrair um segmento mais jovem de consumidores. Marina Willer liderou a criação da nova marca. Os designers mantiveram o monograma icônico, mas removeram o fundo quadrangular e as letras que o complementavam. Atualmente “RR” é usado apenas como um emblema de metal para decorar carros. Spirit of Ecstasy continua a funcionar como uma mascote de capô, mas agora a imagem desta figura é um logotipo completo e é feita em um estilo abstrato.
Fonte e cores do logotipo
O protótipo de Spirit of Ecstasy era uma mulher real – Eleanor Velasco Thornton, que era secretária de John Walter. Inicialmente, o emblema foi baseado na obra do escultor Charles Robinson Sykes, mas depois os designers mudaram o design, reduzindo o detalhe e adicionando uma base sob os pés. Eles também viraram a figura para a direita para simbolizar o movimento para a frente.
O monograma usa letras serifadas que parecem quase as mesmas de quando a marca foi lançada. Anteriormente, era complementado pelas palavras “ROLLS” e “ROYCE”, escritas em fontes grotescas Rolls-Royce Pioneer da Colophon Foundry. O esquema de cores padrão do logotipo inclui preto e branco.
Qual é o significado do logotipo da Rolls Royce?
O interconectado 'RR' é um monograma formado pelas primeiras letras do nome da montadora. Significa o próprio Rolls Royce.
Quanto vale um logotipo da Rolls Royce?
Se falamos sobre a estatueta Spirit of Ecstasy, seu preço pode ser diferente. A opção de diamante mais cara é estimada em $ 200.000. A versão cromada começa em US $ 1.500.
Por que o símbolo da Rolls Royce é tão caro?
O preço de um símbolo Rolls Royce depende do material do qual ele é feito. Se forem diamantes, não podem ser baratos. Além disso, Spirit of Ecstasy possui um sistema especial anti-roubo, que também afeta o custo.
A Rolls Royce é uma empresa?
A Rolls Royce é uma empresa automotiva e sua própria marca.
O Rolls-Royce quebra?
Rolls-Royce quebra como qualquer outro carro. Existem muitos casos conhecidos em que eles falharam - este foi até o caso da atriz americana Kim Kardashian.
Qual é o Rolls-Royce mais barato?
O Rolls-Royce Phantom mais barato foi comprado por Bob Moseley. O carro usado custou US $ 65.000. Os modelos Rolls-Royce mais antigos (do século passado) custam ainda menos porque usam tecnologia desatualizada.