O Portland Trail Blazers Club foi fundado em 1970 em Portland, Oregon, EUA.
A idéia de criar a franquia da NBA em Portland surgiu em 1955. Pertence ao promotor esportivo Harry Glickman. Ele sugeriu expandir a NBA em duas equipes: uma em Portland e outra – em Los Angeles. No entanto, por várias razões, a liderança da National Basketball Association concedeu o direito de criar uma franquia em Portland apenas quinze anos depois.
Em 1970, uma competição pelo melhor nome da equipe foi anunciada. Entre as dez mil variantes dos nomes, “Pioneiros” foi a mais popular. No entanto, essa opção foi excluída porque já era usada pelas equipes da universidade do Lewis and Clark College, localizado em Portland. Como resultado, o Trail Blazers, o nome que recebeu 172 votos, foi escolhido.
As cores da equipe são vermelho, branco, preto e prata. O último foi adicionado em 2002. O logotipo da equipe foi desenvolvido por Harry Glickman, primo do líder da equipe.
O nome Trail Blazers refere-se aos construtores de ferrovias no Oregon que passam por florestas e montanhas. O nome da equipe é muitas vezes reduzido para Portland Blazers.
Blaze, o Trail Cat, é o mascote do Portland Trail Blazers. É o mascote oficial da equipe desde 2002.
Significado e História
O que é Portland Trail Blazers?
Em 2021, era a única equipe da National Basketball Association localizada no noroeste do Pacífico. Ela conseguiu vencer o campeonato da liga uma vez e avançar duas vezes para as finais da NBA. Portland Trail Blazers não mudou de nome desde que foram fundados em 1970.
O time de basquete do Portland Trail Blazer tem um logotipo exclusivo que o diferencia de outros membros da NBA. A versão original foi desenvolvida pelo designer gráfico de Boston, Frank Glickman, primo do primeiro CEO do clube.
Tudo começou com o fato de o promotor esportivo Harry Glickman ter decidido apresentar sua cidade natal ao basquete profissional. Para fazer isso, ele precisava não apenas dos jogadores e do nome do time, mas também de seu emblema. Para resolver esse problema, ele chamou um primo. Em menos de uma semana, ele já tinha um esboço pronto em suas mãos, que ainda é usado de forma modificada.
Os Blazers nunca sairão do top 10 até que usem esse logotipo, a obra-prima da arte abstrata nos esportes americanos. Cinco faixas vermelhas e azuis simbolizam as cinco principais equipes concorrentes na quadra, que interagem de um lado e, por outro, convergem em oposição. De todo o simbolismo das equipes da NBA, apenas o emblema de Portland reflete a natureza poética do esporte.
1971 – 1990
Quase 50 anos atrás, Portland, Oregon, tornou-se a cidade natal de uma nova franquia de basquete com o nome cativante de “Portland Trail Blazers”. Frank Glickman pintou um girador composto por dez linhas curvas. Cinco barras pretas à esquerda indicam os atacantes e cinco vermelhas à direita – proteção. O buraco vazio no meio simboliza um jogo de basquete, que reuniu os participantes das duas equipes. As curvas criam uma sensação de velocidade, porque os jogadores não estão em pé na quadra, mas estão em constante movimento. A palavra “portland” está escrita em minúsculas. Abaixo está a frase “blazers de trilha”.
1991 – 2002
Após 19 anos, o logotipo do clube foi alterado, mas apenas um pouco. Desde a temporada de 1991, o spinner tornou-se oblíquo. Os designers giraram 45 graus e refletiram as cores para que o lado esquerdo ficasse vermelho e o lado direito ficasse preto. Eles também reduziram e colocaram uma inscrição em itálico vermelho e preto “BLAZERS” nas proximidades.
2002 – 2003
A terceira mudança do logotipo da equipe trouxe algum volume e uma visão tridimensional. Em 2002-2003, um logotipo modernizado sem elementos de texto apareceu. Os artistas novamente trocaram de cor, mas desta vez fizeram cinco listras cinza, e preto foi usado nos contornos e no orifício central. Ao mesmo tempo, eles estreitaram as extremidades das linhas, dando-lhes uma forma pontiaguda.
2003 – 2004
Na nova versão do emblema, o vórtice é colocado dentro de um paralelogramo preto com uma fina moldura prateada. A mesma figura geométrica é o nome do clube de basquete, dividido em duas partes: “Portland” na parte superior e “Blazers” na parte inferior. Fonte – itálico com pequenas serifas pontiagudas.
2004 – 2012
Em 2004, foram feitas atualizações para melhorar os gráficos, em vez de mudar completamente o design. A inscrição foi complementada com a palavra “Trail”, posicionando-a diretamente acima dos “Blazers”. Além disso, os desenvolvedores reduziram o tamanho das letras, o que lhes permitiu restringir o paralelogramo verticalmente.
2017 – Presente
Em 2017, os proprietários da equipe novamente pensaram em mudar o logotipo. E global, para criar um novo conceito a partir do zero. Eles organizaram um grupo de foco com a participação dos fãs e descobriram que todo mundo vê a plataforma giratória como o principal símbolo do Portland Trail Blazers e quer mantê-la. Decidiu-se deixar um sinal de culto, mas modificar ligeiramente sua forma e cor. Essa missão foi confiada ao designer Rodney Richardson, dono de seu estúdio no Mississippi.
As principais alterações foram feitas na figura, onde as linhas vermelhas foram direcionadas para cima e as linhas brancas para baixo. Além disso, os designers os combinaram sob uma única linha de contorno preta, tanto na parte superior quanto na inferior. Além disso, eles fizeram a palavra “Portland” em grandes letras pretas. As letras “P” e “T” foram feitas com serifas – pequenas linhas em um ângulo de 45 graus. Como explica um dos jogadores do Blazers, essa é uma referência ao 45º paralelo indo para o norte e passando por Salem, Oregon. A inscrição “Trail Blazers” está localizada abaixo do nome da cidade.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo moderno do clube contém um botão já familiar a todos. Mas parece incomum: o lado esquerdo consiste em alternar linhas vermelhas e pretas, e o lado direito consiste em preto e branco. As tiras têm a mesma espessura em todo o comprimento e são cortadas nas extremidades, como foi o caso de 1991-2002.
O significado da imagem não mudou: denota os jogadores de duas equipes que se encontraram na mesma arena. Abaixo da parte inferior, há uma inscrição de duas linhas “PORTLAND TRAIL BLAZERS”, com a primeira palavra sendo muito maior que a segunda e a terceira. Essa técnica permitiu focar no nome da cidade.
O emblema de 2017 usa uma fonte atualizada. Na palavra “PORTLAND” apenas as letras “P” e “T” têm serifas. Eles estão localizados no lado superior esquerdo e parecem pequenos triângulos com um ângulo de 45 graus. Este valor não foi escolhido por acaso: o ângulo representa 45 paralelo à latitude norte.
Todos os logotipos dos times de Portland Trail Blazers contêm suas cores oficiais: branco, preto e vermelho. Ao longo de décadas, apenas as tonalidades mudaram, embora algumas vezes o cinza prata tenha sido adicionado às cores principais.
Qual é o logotipo do Portland Trail Blazers?
A versão completa do logotipo do Portland Trail Blazers deve consistir em um desenho abstrato e uma marca nominativa. O elemento superior é um spinner formado por dois blocos de linhas curvas contra um fundo preto. Uma metade contém cinco listras vermelhas e a outra metade contém cinco listras brancas. O nome da equipe deve estar sob a imagem abstrata: PORTLAND na primeira linha, TRAIL BLAZERS - na segunda.
Por que é o logotipo do Trail Blazers?
Os dois lados da plataforma giratória no logotipo do Portland Trail Blazers representam as duas equipes competindo entre si. As linhas vermelhas e brancas representam os jogadores - cinco de cada lado.
Por que eles chamam de Rip City?
O apelido foi cunhado pelo locutor William W. Schonely quando, em um dos momentos mais intensos da partida, gritou Rip City Baby! Como o comentarista esportivo admitiu mais tarde, ele mesmo não sabe como surgiu essa frase.
Qual é o logotipo de Portland?
A parte superior do logotipo do Portland Trail Blazers tem o formato vago de uma marca de parágrafo. Este elemento consiste em linhas brancas e vermelhas em um fundo preto. E abaixo está o nome da franquia, dividido em duas linhas. Uma fonte individual preta é usada para a inscrição. A primeira letra P tem um entalhe triangular.