Em 1967, o Denver Nuggets Club foi fundado em Denver, Colorado. No começo, o time se chamava Denver Rockets. Foi apresentado na ABA (American Basketball Association).
O Nuggets conseguiu ficar na NBL durante a temporada. Após a fusão da NBL e da BAA, eles jogaram na NBA formada. Logo o time foi dissolvido e Silver State perdeu o evento de basquete por muitos anos.
Em 1967, um grupo de empresários chefiados por James Trindl concordou com George Maikan (o recém-comissário da ABA) em reviver a equipe em Denver sob o nome ambíguo de Denver Larks. Devido aos problemas de financiamento, a Trindle foi forçada a vender 2/3 das ações para Bill Ringsby, proprietário da Rocket Truck Lines, uma grande empresa de transporte.
Tendo se tornado o acionista majoritário, Ringsby iniciou mudanças no nome da equipe. Dessa maneira, as ridículas “Cotovias” substituíram as ameaçadoras “Foguetes”. Nos sete anos de sua existência, o Denver Rockets esteve nos playoffs cinco vezes. Mas eles não se tornaram campeões.
Em 1972, o clube ganhou novos donos novamente. A fusão da ABA e da NBA, nos termos dos quais não poderia haver clubes com o mesmo nome que parte da futura Associação, ganhou força. Como o Houston Rockets já estava jogando na NBA, o Denver teve que mudar seu nome novamente. O time não fez nada de especial: na temporada 1974/75, o Denver Nuggets que reviveu das cinzas entrou na temporada.
O nome da equipe é uma referência aos anos cinquenta do século 19, os tempos em que depósitos de ouro foram encontrados no estado do Colorado. No mundo, o estado do Colorado é conhecido, em primeiro lugar, como o local mais desejado de todos os garimpeiros. Em meados do século XIX, multidões de imigrantes correram para cá, tentando enriquecer no menor tempo possível. A corrida do ouro tornou-se um dos pré-requisitos para a formação do estado do Colorado. Daí Nuggets, o apelido da equipe, veio de “Nugget of Gold”.
Mascote do time – Rocky, o leão da montanha.
Significado e História
O que é Denver Nuggets?
Denver Nuggets é um clube da National Basketball Association que joga em casa na Ball Arena desde 1976 e é propriedade de Ann Walton Kroenke. Tudo começou em 1967 como uma franquia da American Basketball Association. Seu primeiro nome, Denver Rockets, permaneceu até 1974, quando os proprietários decidiram mudar a marca.
A franquia tem uma carreira muito longa e uma história incrivelmente rica, com inúmeros logotipos e mudanças de cores. Formada cerca de meio século atrás, sempre experimentou o simbolismo, que evoluiu de um signo monossilábico para uma impressão profunda. Ao longo de sua existência, a equipe do Denver Nuggets teve nove logotipos.
1968 – 1971
Em 1968, o logotipo do time de basquete foi apresentado ao público pela primeira vez. Foi desenhado por Bill Ringsby especificamente para a equipe. A versão mais antiga se refere ao período de formação do clube. O emblema consiste em um clássico rondel com uma bola de basquete laranja no centro. A faixa branca mostra “Ringsby System” (parte inferior) e “Denver” (parte superior). A parte inferior do texto identifica a empresa de transporte Bill Ringsby, o proprietário da franquia, e a parte superior é onde está localizada. Do outro lado do círculo, em um longo retângulo, está a palavra “Rockets” – o nome antigo do clube.
1972 – 1974
Um ano após a criação da equipe, a gerência decidiu associar o logotipo ao nome dela. Como resultado, um foguete apareceu, correndo com uma bola de basquete contra o fundo de uma cordilheira. O nome da franquia é mostrado na parte superior e inferior do logotipo circular.
1974 – 1976
O time de basquete de Denver mudou completamente o conceito. Então, havia “Denver Nuggets” em vez de “Denver Rockets”. Depois que o clube foi renomeado para Denver Nuggets, os designers usaram o visual Maxie the Miner. O personagem vermelho-azul-branco era o explorador Yukon Cornelius. Ele tem uma disposição alegre: grita alegremente, pula, segurando uma palheta em uma mão e uma bolinha na outra. Um novo nome de equipe está localizado ao redor do mineiro. Uma fina linha azul envolve todos os elementos.
1976 – 1981
Após o redesenho, o emblema permaneceu o mesmo, com exceção do círculo: seus desenvolvedores o removeram. Eles também escureceram as cores, enegreceram a boca de Maxie, o mineiro, destacaram o “D” em seu boné e removeram o acrônimo da bola.
1982 – 1993
Em 1982, o novo logotipo mais colorido da história do clube foi aprovado. É um semicírculo com linhas de arco-íris e casas de quadrados multicoloridos no cenário de montanhas brancas como a neve. O logotipo representa o horizonte da chamada “cidade do arco-íris”. Foram os artistas que transmitiram uma variedade de jóias. Na parte inferior, há uma inscrição “Denver Nuggets”, estilizada como um ornamento.
1994 – 2003
Outra reformulação deu início à era dos emblemas dos picos das montanhas e a palavra muito grande “Nuggets”. A primeira parte do nome do clube esportivo – “Denver” está localizada acima do pico da montanha em um semi-arco.
2004 – 2008
Em 2004, os designers fizeram pequenos ajustes no esquema de cores. Eles iluminaram as cores, substituíram o fundo vermelho por azul no retângulo central e fizeram o Nuggets dourado.
2009 – 2018
O emblema anterior é completamente preservado. Somente a cor da palavra “pepitas” é aprimorada, tornando-a brilhante.
2019 – presente
Desde 2019, o logotipo foi decorado com duas picaretas de ouro. Eles são cruzados no centro e ocupam quase todo o meio. Entre eles, no topo, os picos das montanhas são visíveis, como se iluminados pelo sol. Abaixo, sob as alças, há uma bola de basquete que parece um globo. Este efeito é criado graças a linhas muito semelhantes a meridianos e paralelos. Uma fina linha vermelha envolve todos os elementos centrais. É seguido por uma faixa larga com a frase “Denver Nuggets”. Existem estrelas entre as palavras superior e inferior. O logotipo é cercado por uma borda dupla ao redor da borda externa.
Fonte e cores do logotipo
A versão atual é uma impressão clássica com uma seção central e várias bordas. As versões anteriores se sobrepõem aos nomes de equipes mais antigos. Eles são unidos pela palavra “Denver”, usada na forma expandida ou como uma letra inicial.
Dependendo da hora do lançamento dos emblemas, as inscrições tinham um caráter diferente. Eles eram grotescos, alongados, serifados, ornamentais, clássicos, arqueados. Um dos logotipos está escrito no tipo de letra Aachen Bold por Colin Brignall.
A paleta oficial da franquia inclui ouro, dois tons de azul (escuro e claro). O branco desempenha um papel de apoio. Anteriormente, vermelho, roxo, bege também eram usados. E a versão mais colorida contém todas as cores do arco-íris.
O que significa o logotipo do Denver Nuggets?
Os símbolos descritos no logotipo da equipe refletem seu nome. Isso vale para as duas picaretas cruzadas e o pico da montanha, que estão relacionados ao boom da mineração. Como você sabe, no século retrasado, muitas pessoas foram ao Colorado para encontrar prata ou ouro lá. O basquete é dedicado ao esporte Denver Nuggets. E duas estrelas de cinco pontas parecem corpos celestes reais devido aos diferentes comprimentos dos raios.
Quando o Denver Nuggets mudou seu logotipo?
O clube Denver Nuggets mudou seu logotipo várias vezes: em 1972 (ainda no status Denver Rockets), 1974, 1976, 1982, 1994, 2004, 2009 e 2019. adotado em 2019 e ainda está em uso hoje. Ele marcou a transição do time de basquete para um novo estágio de desenvolvimento.
Por que os Denver Nuggets são chamados de Nuggets?
A franquia Denver NBA foi nomeada em homenagem às pepitas que os caçadores de ouro tentaram encontrar na área de mineração central do Colorado no século XIX. Vale destacar que já havia um time com nome semelhante no campeonato, mas não durou muito: de 1949 a 1950.
O Denver Nuggets é um verdadeiro time da NBA?
Sim, a National Basketball Association inclui o Denver Nuggets no elenco da equipe. Mais especificamente, este clube faz parte da Divisão Noroeste da Conferência Oeste.