Que nome seria mais adequado para uma equipe de Houston do que o Rockets? É uma partida! No entanto, os Rockets originalmente não eram de Houston.
Para a grande maioria dos proprietários, os clubes que possuem não são apenas um investimento bem-sucedido (ou vice-versa), mas um negócio ao qual dedicam uma quantidade considerável de tempo e energia. No entanto, quase nenhum dos proprietários contemporâneos é comparável em sua paixão pelo esporte a Robert Breitbard, que deveria ser o padrinho do esporte profissional em San Diego, Califórnia. Antes esportista e treinador profissional, Robert Breitbard iniciou a criação da Breitbard Athletic Foundation para reconhecer conquistas atléticas significativas entre crianças em idade escolar, estudantes e atletas profissionais de San Diego. Em 1966, Robert Breitbard participou da construção da San Diego Sports Arena, que um ano depois se tornou o lar dos San Diego Rockets.
A franquia foi criada em 1967 em San Diego, Califórnia. Após o concurso de nome da equipe, o clube foi chamado de “Rockets”, como uma homenagem às empresas do complexo industrial militar localizado em San Diego, por exemplo, a General Dynamics Corporation se engajou no desenvolvimento do programa de mísseis e foguetes Atlas. O tema “foguete” estava presente no logotipo atraente e ensolarado da equipe. No entanto, apesar disso, o esquema de cores do logotipo do San Diego Rockets incluía laranja e azul, suas cores de camisa eram verde e amarelo.
A nova franquia durou apenas três anos em San Diego, já que o baixo desempenho, a falta de atendimento e a falta de atenção dos fãs locais e da mídia obrigaram Robert Breitbard a vender a equipe para a Texas Sports Investments por US $ 5,6 milhões, que decidiram mudar o clube para Houston. . Na verdade, depois de se mudar para Houston, a franquia não mudou de nome, porque o principal centro de aprendizado de ciências e espaço da NASA está localizado em Houston. De acordo com a gerência do clube e os próprios fãs, o nome “Houston Rockets” parecia perfeito para uma equipe sediada em Space City. Embora o nome da equipe não tenha sido alterado, o verde na paleta de cores do clube foi substituído pelo vermelho. O novo logotipo do Houston Rockets, lançado em 1972, mostrava um jogador de basquete meio tolo, com um jetpack que nada tinha a ver com Houston ou com foguetes. No entanto, apenas um ano depois, a equipe removeu todos os elementos engraçados de sua identidade: o logotipo do Houston Rockets se transformou em selo e o uniforme tinha uma aparência mais monótona.
Significado e História
O que é Houston Rockets?
O Houston Rockets é um clube da Divisão Sudoeste (NBA) que se juntou à liga em 1967. Na época, eram conhecidos como San Diego Rockets. A mudança de nome ocorreu em 1971, quando o novo proprietário da franquia, Texas Sports Investments, mudou-se para Houston. A parte principal do nome Rockets decidiu não mudar, já que esta cidade está intimamente associada à indústria espacial.
Os logotipos do clube de basquete do Houston Rockets refletem seu nome, que foi escolhido no final dos anos 1960, quando San Diego era o dono da franquia. O apelido se encaixa perfeitamente com a herança desta cidade. Primeiro, lembrava o míssil balístico ICBM desenvolvido pela empresa local General Dynamics. Em segundo lugar, San Diego sempre foi considerada uma “cidade em movimento” associada à velocidade. Portanto, os designers exibiram um foguete em quase todos os emblemas, sem contar as versões de 1971-1972 e 1972-1995.
1967 – 1971
O San Diego Rockets, que precedeu o Houston Rockets, tinha um logotipo estiloso com um foguete azul contra uma bola de basquete marrom. Dois retângulos curvos cercavam o desenho em verde com as palavras “san diego” e “ROCKETS” em amarelo. O nome da liga estava marcado no foguete em letras brancas: “N.B.A.”
1971 – 1972
Em 1971, Robert Breitbard vendeu a equipe para novos proprietários, o que a forçou a se mudar para Houston. O apelido não mudou, mas os líderes decidiram redesenhar o logotipo completamente. No mesmo ano, uma versão foi apresentada com a imagem de um jogador de basquete que subiu ao ar em um jetpack e torceu uma bola amarela com a inscrição “NBA” no dedo. Um fluxo ardente descia da mochila. O nome do clube estava escrito à direita – “Houston Rockets”.
1972 – 1995
Mantendo o esquema de cores amarelo-vermelho, os designers desenvolveram um emblema mais simples que ficou conhecido como “mostarda e ketchup”. Desta vez, a peça central era uma bola de basquete dourada com uma inscrição preta ‘ROCKetS’ no meio. Dois arcos vermelhos o cercavam com a palavra branca “HOUSTON”.
1995 – 2003
Em 1995, a equipe realizou uma competição entre os fãs: todos poderiam enviar seu esboço para um novo logotipo. O Houston Rockets chamou a atenção para a idéia do artista Thomas Nash, que representava um planeta-bola com um foguete voando ao seu redor. O desenho foi finalizado pelo designer Chris Hill, após o qual o clube apresentou a versão final do emblema. Thomas Nash foi forçado a ir a tribunal por não pagamento de prêmios em dinheiro.
A versão melhorada continha um elemento de desenho animado: o rosto em cima do foguete. A ponta parecia um nariz. Foi complementada por sobrancelhas franzidas, olhos circulares e uma boca com dentes de tubarão. A equipe usou essa imagem para agradar a liga da NBA, que promoveu o estilo cartoon.
2003 – 2019
Na temporada 2003-2004, o clube apresentou outro logotipo – desta vez criado pela agência de branding Alfafa Studio e pelo designer Eiko Ishioka. Os autores pensaram no conceito, representando um grande “R” na forma de um foguete decolando. O anel vermelho ao redor da letra representa o círculo central na quadra de basquete. O “R” separa as palavras “HOUSTON” e “ROCKETS” em uma fonte incomum.
2019 – presente
As últimas alterações do logotipo do Houston Rockets ocorreram em 2019. O logotipo se compromete com a identidade espacial do Houston Rockets. Uma bola de basquete representa a parte esférica de um planeta cinza e preto com um anel orbital contendo a marca com a frase “Houston Rockets” com scripts em branco ao redor da bola de basquete. Na frente do planeta, está o “R” em forma de foguete vermelho, que continua sendo o logotipo principal da equipe. A mistura bastante incomum de cinza grafite, preto e vermelho brilhante trará sucesso à equipe.
Fonte e cores do logotipo
Todos os logotipos do Houston Rockets compartilham um tema de espaço comum. Em vários momentos, os artistas brincaram individualmente com esse conceito, até a versão final ser adotada com um “R” em vez de um foguete decolando e com uma bola de planeta. O design parece único: os autores conseguiram criar uma abstração minimalista, com foco no nome do time de basquete.
A fonte original foi desenvolvida a partir da letra estilizada “R”, que se tornou o símbolo do foguete. Mas a fonte com linhas finas e pontiagudas e cantos arredondados foi usada apenas em 2003-2019 – após o redesenho, um emblema com inscrição simplificada apareceu, embora os cantos arredondados tenham sido parcialmente preservados.
O esquema de cores mudou várias vezes. A princípio, prevaleceram o vermelho e o ouro (de 1971 a 1995). Em seguida, os dourados foram substituídos por branco e azul (1995-2003). Em seguida, os designers usaram apenas o vermelho (2003-2019). Em 2019, foi complementado com um gradiente cinza-preto, deixando o vermelho “R”.
O que significa o logotipo do Houston Rockets?
O grande R vermelho no logotipo não apenas representa a palavra Foguetes como a letra com que começa, mas também a ilustra porque parece um foguete decolando. Além disso, R é retratado contra o fundo de uma bola de basquete, estilizada como um planeta. E a faixa ao seu redor com a inscrição HOUSTON ROCKETS se assemelha a um anel orbital.
Quando o Houston Rockets mudou seu logotipo?
A equipe do Houston Rockets mudou o logotipo em 2019, quando precisou reiniciar sua identidade existente. Ao mesmo tempo, não se desviou do antigo conceito e manteve seu principal elemento distintivo - a letra vermelha R, estilizada como um foguete.
Qual fonte é o logotipo do Houston Rockets?
Para as letras HOUSTON ROCKETS, que aparecem na fita em forma de anel, os designers usaram um conjunto personalizado de glifos. Esta é uma fonte bold sans serif modificada.
Em que lugar está o Houston Rockets?
O Houston Rockets Club está localizado na cidade mais populosa do Texas e leva seu nome. E seu estádio é o Toyota Center.