Porsche é uma famosa marca de automóveis da Alemanha. Foi criado em 1931 pelo empresário Ferdinand Porsche. A sede do fabricante está localizada em Stuttgart. A marca é atualmente propriedade da Volkswagen AG, e ela própria pertence ao grupo Porsche Automobil Holding SE, que possui o controle acionário.
Significado e história
O que é Porsche?
Esta é uma empresa alemã que se tornou famosa em todo o mundo por seus SUVs e carros esportivos de luxo.
O emblema da Porsche é um contraste entre tradição e inovação. Eles representam a marca como exclusiva, poderosa e cheia de estilo. O fundador escolheu o patrimônio histórico das terras em que a marca apareceu e fez dela um sinal lendário.
A montadora usou o brasão do Estado do Povo Livre de Württemberg como identidade visual, a fim de transmitir com mais precisão as raízes, já que Stuttgart era uma cidade central. O brasão do estado apareceu em 1922 e continha dois veados. Agora, chifres ramificados lembram deles. Além disso, as terras locais eram famosas pela criação de cavalos e a primeira fábrica apareceu no local de um estábulo, então um cavalo criado ostenta o logotipo. O brasão de armas de Stuttgart com um cavalo preto em um fundo amarelo foi adotado em 1938.
E o emblema original da Porsche foi introduzido pela primeira vez na segunda metade de 1952. Ele estava localizado no centro do volante do 356 Pre-A. Do momento do lançamento ao presente, a identidade da marca manteve-se a mesma do início. Afinal, ele tem tudo que uma marca de carro precisa: graça, exclusividade, brilho.
1922 – 1938
O emblema original mostra dois cervos apoiados nas patas traseiras, à direita e à esquerda do escudo. Os animais olham em direções opostas e apoiam-se no elemento central. Eles têm chifres poderosos em vários ramos, que falam de uma força insuperável e do desejo de lutar pela competição. Essas qualidades são extremamente importantes para a Porsche, porque a empresa se dedicava não apenas à produção de automóveis de passageiros, mas também de carros esportivos, onde a velocidade, a resistência e a rapidez são valorizadas.
O escudo exibe listras pretas e vermelhas ecoando as cores da bandeira e chifres de veado – três em cada um dos dois setores. Mais duas partes são ocupadas por linhas largas. Eles estão cambaleantes. Tanto o escudo quanto o cervo estão em elementos alongados afiados que lembram fragmentos de chifres.
1938 – 1948
No logotipo daqueles anos, um cavalo inquieto ostenta, empinando-se. É pintado de preto e contrasta bem com o fundo amarelo. O escudo heráldico também é usado como base. No interior, a figura do animal é feita em amarelo – linhas finas, quase imperceptíveis, que formam os contornos do corpo. A crina flutua livremente e a cauda é ligeiramente aparada à direita para não ultrapassar a moldura.
1948 – 1952
O emblema é novamente representado por um escudo heráldico, mas mais estreito do que a versão anterior. Ele repete completamente a primeira versão e é quase idêntico a ela. A única diferença é a ausência de borda dupla ao longo da borda e os chifres mais finos nos segmentos amarelos brilhantes. As restantes partes são tradicionalmente ocupadas por riscas pretas e vermelhas alternadas.
1952 – 1963
Quando a Porsche apresentou seu próprio emblema pela primeira vez, ele acabou sendo uma combinação dos dois símbolos anteriores – o escudo heráldico e o escudo do cavalo. Os designers tentaram preservar as famosas tradições e enfatizar as raízes históricas. Para fazer isso, eles usaram os brasões autênticos do Estado do Povo Livre de Württemberg e Stuttgart. Foi assim que o logotipo do carro moderno apareceu com base na heráldica local.
Os autores inseriram um emblema em outro, colocando o sinal com um cavalo no centro de um brasão mais antigo, consistindo de quatro fragmentos com seis chifres ramificados e oito listras. Uma inovação foram as inscrições superiores nos painéis: no pequeno – “Stuttgart”, no grande – “Porsche”.
1963 – presente
Após o redesenho, realizado com base no logotipo anterior, surgiu sua versão modernizada. Foi muito útil, já que a marca oferecia produtos progressivos que exigiam um logotipo que correspondesse aos tempos e às altas tecnologias. O resultado das pesquisas de design foi um escudo estreitado na parte inferior com elementos 3D. Em vez de amarelo, apareceu ouro. O cavalo preto adquiriu feições graciosas. As listras vermelhas brilhantes são substituídas por listras cor de vinho. O escudo central foi cortado na forma de uma linha preta fina. E a parte superior do grande escudo agora está arqueada.
Fonte e cores do logotipo
Para não perder a autenticidade, os desenvolvedores usaram dois símbolos heráldicos no emblema ao mesmo tempo. Além disso, existem duas versões de sua origem. De acordo com uma suposição, o autor do ícone é o engenheiro Franz Xaver Reimspiess, por outro – o próprio dono da empresa Ferdinand Porsche. Ele desenhou o logotipo em um guardanapo, e então Erwin Komenda do departamento de design completou o desenho final do esboço. Ambas as premissas são consideradas oficiais e mencionadas em várias fontes competentes.
O texto do logotipo apareceu pela primeira vez em 1952. Essas foram duas indicações geográficas críticas para a marca automotiva. A palavra “Stuttgart” estava do lado de dentro, “Porsche” do lado de fora. Eles eram grotescos e colocados no registro superior. O emblema moderno usa uma fonte diferente para eles: “Stuttgart” é escrito em letras pretas finas bem agrupadas, e “Porsche” é escrito em letras largas e claras com um arranjo livre. O esquema de cores tradicionalmente inclui preto, vermelho, dourado ou amarelo.
Que animal está no logotipo da Porsche?
Há um cavalo empinado no centro do logotipo da Porsche. O cervo também está parcialmente presente: seus chifres estão dentro do escudo.
De que é feito o emblema da Porsche?
A base do emblema da Porsche é um escudo retangular com uma base afiada. O nome da marca está escrito na parte superior, chifres e um padrão de listras verticais vermelhas e pretas são mostrados abaixo. No centro há um escudo com a inscrição STUTTGART e um cavalo empinado.
A Porsche é feita pela Ferrari?
A marca alemã Porsche nada tem a ver com a italiana Ferrari. A produção de seus carros está em cooperação com a Volkswagen Aktiengesellschaft.
Quantos chifres há no brasão do Porsche?
O escudo da Porsche possui seis chifres.