A marca de automóveis Pontiac não existe desde 2010, mas a memória dela ainda vive. Foi criada em 1899 como Pontiac Spring and Wagon Works e produziu carruagens nos primeiros anos. Seu primeiro carro apareceu em 1907. Após uma breve fusão com a Oakland Motor Co. a empresa passou a fazer parte da corporação americana General Motors. Em 1926, tornou-se uma divisão completa da GM, posicionada como uma divisão juvenil. Em 2007, a produção caiu e os executivos anunciaram a liquidação da marca.
Significado e história
O que é Pontiac?
Este é o nome de uma marca de automóveis que foi descontinuada em 2010. Faz parte da General Motors desde 1926.
O nome Pontiac tem raízes nativas americanas. A marca de carros foi nomeada em homenagem ao chefe dos índios americanos Pontiac, que ao mesmo tempo liderou o levante contra os britânicos. Este evento ocorreu na década de 1760, vários anos após a guerra entre os índios e os franceses. Os primeiros logotipos da empresa também apresentavam um líder indiano. Em seguida, foi substituído por outro símbolo – uma ponta de seta.
1926 – 1930
Os designers retrataram o perfil de um indiano usando um cocar de penas tradicional. Era branco e cinza e estava dentro de um escudo triangular vermelho, que se cruzava no topo com um retângulo em arco. Dentro do retângulo curvo estava a inscrição “PONTIAC”. A base era um grande círculo preto com dois anéis ao longo da borda.
1930 – 1959
Após o redesenho, a cabeça do nativo americano ficou completamente branca e virou para a direita. O escudo vermelho com o arco desapareceu. O nome foi escrito em negrito e itálico, com todas as letras, exceto a primeira, sendo convertidas para minúsculas.
1959 – 2002
Para chamar a atenção dos jovens entusiastas de automóveis, o antiquado perfil do Chief Pontiac foi substituído por um elegante emblema de ponta de flecha voltado para baixo. Foi introduzido oficialmente na grade Bonneville em 1959, embora tenha aparecido em 1956. Dentro de uma seta vermelha com contorno preto havia uma estrela branca de quatro pontas.
2002 – 2004
O logotipo, denominado Dart, tem uma ampla borda prateada e gradiente.
2004 – 2010
Os designers aprimoraram o brilho metálico adicionando mais destaques. O esquema de cores ficou mudo. Em 2010, a marca deixou de existir.
Uma ponta de flecha é um dos atributos da cultura nativa americana. Os donos da marca consideraram-no um substituto digno do emblema anterior. Quanto à estrela de quatro pontas, seu significado não é conhecido ao certo. Talvez seja uma homenagem ao chefe Pontiac, que deu o nome à empresa, ou um símbolo emprestado da arte indiana.
A propósito, quando de cabeça para baixo, o Dart é muito semelhante ao logotipo da Força Espacial dos Estados Unidos. A semelhança entre a ponta da flecha e a insígnia do delta foi notada por entusiastas automotivos. É importante notar que o emblema Pontiac foi criado muito antes e não poderia ser emprestado da nova divisão das forças armadas.
Fonte e cores do logotipo
Apenas as primeiras versões do logotipo continham as letras. Após o aparecimento do símbolo Dart, o nome da marca escrita tornou-se uma marca nominativa separada. A montadora optou por um esquema de cores associado à cultura nativa americana. Como você sabe, o vermelho foi associado ao trabalho dos nativos americanos. No logotipo, foi complementado por branco, cinza e preto em tons diferentes. Gradientes, sombras e cores segmentadas deram ao design um brilho metálico.
O que significa o símbolo Pontiac?
O símbolo na forma de uma seta vermelha provavelmente está associado ao índio no primeiro logos Pontiac. Tem o nome informal de 'Dart', mas se parece exatamente com uma ponta de flecha ou ponta de lança.
Por que o Pontiac foi descontinuado?
A General Motors se livrou da marca Pontiac devido a sérios problemas financeiros.
Como é chamado o logotipo do Firebird?
O logotipo do carro Firebird é denominado Firebird.
Qual é a aparência do símbolo Pontiac?
O símbolo Pontiac se parece com uma ponta de seta apontando para baixo. Possui um centro vermelho e uma borda larga pintada em duas cores: branco e prata com gradiente. Dentro há uma estrela branca de quatro pontas.