A Pininfarina é uma empresa italiana de encarroçamento e decoração de automóveis de luxo. Surgiu em 1930 com o nome de Carrozzeria Pinin Farina, que recebeu em homenagem ao seu fundador – o Battista Pinin Farina. Parte do Grupo Mahindra, cobrindo uma ampla gama de serviços de design automotivo e industrial.
Significado e história
A logomarca da empresa é composta por um nome que surgiu da fusão do apelido e sobrenome do proprietário: Pinin + Farina. Tem uma herança rica e uma aparência incrivelmente elegante. Consiste em duas partes: signos gráficos e verbais.
1906 – 1930
A versão original do logotipo enfatizou a elegância dos carros produzidos sob a marca Pininfarina. Sua leveza visual, luxo e dinamismo transmitiram isso bem. Eles se refletem nos detalhes – nas asas localizadas em ambos os lados, uma coroa real, uma letra coquete curvada.
A base do emblema é um escudo azul com uma borda dourada. Duas cabras da montanha são representadas à direita e à esquerda abaixo – como um símbolo de superação de qualquer obstáculo, porque esses animais correm facilmente ao longo de rochas de alta montanha. No topo está o atributo do poder monárquico, rodeado por dois pares de asas. Há também uma parte do texto: a maiúscula “F” em uma grafia extravagante e a palavra “FARINA” em uma placa horizontal.
1930 – presente
O lugar-chave é ocupado por um elemento gráfico com um “f” central. A carta está em um retângulo oblongo de dois gumes. Adjacente a dois triângulos vermelhos em miniatura, que são colocados nas partes superior esquerda e inferior direita para equilíbrio visual. No meio, há um fundo diagonal branco.
Acima do retângulo vertical está uma pequena coroa monárquica – um símbolo do elitismo da empresa e pertencente ao nível premium. Esta é uma prova da qualidade impecável do serviço. A coroa apresenta uma grande pérola, que adiciona ainda mais uma aura de luxo e rica herança ao logotipo.
O detalhe principal é o “f” minúsculo. A letra é grande, com duplo traço e uma grande curva no topo, virada para a direita. A perna é cortada em ângulos retos e afiada. A mesma técnica é usada na barra transversal.
Fonte e cor do logotipo
O texto tem um equilíbrio perfeito entre rigor geométrico e criatividade. A palavra é escrita em letras minúsculas em itálico, em fonte quadrada com linhas retas e cantos suavizados. Parece futurista, equilibrando-se na beira da simplicidade e alta sofisticação. Ideal para logotipos clássicos de marcas de transporte.
A paleta de cores do emblema é uma combinação de azul escuro, vermelho e branco. Não possuem tonalidades ou gradientes, o que fala da seriedade da empresa, refletindo uma abordagem responsável ao design. Também mostra seu impecável senso de estilo e beleza.