A Pagani é uma empresa automobilística famosa por seus hipercarros potentes, ultra-rápidos e muito elegantes. Recebeu o nome de seu fundador, Horacio Pagani. O futuro engenheiro se interessou por carros de alta velocidade desde a infância e construiu o primeiro modelo de corrida aos 20 anos. Antes disso, ele mantinha sua própria loja, o que lhe permitiu desenvolver habilidades. Então Horacio trabalhou na fábrica da Lamborghini e se mostrou um inovador ao se oferecer para comprar uma autoclave para peças de carbono. Tendo sido recusado, o empresário comprou ele próprio uma autoclave e abriu uma produção separada – Modena Design. Isso aconteceu em 1991, e um ano depois ele fundou a Pagani Automobili Modena.
Significado e história
A empresa reflete o espírito ousado e criativo de seu criador, que não teve medo de experimentar. Ela fabrica supercarros de fibra de carbono em pequenas séries ou customizados. Seu principal e primeiro projeto é o Pagani Zonda, apresentado em 1999. O design do carro foi inspirado em aviões a jato. Em 2011, o Zonda foi substituído por um novo modelo – o Huayra. O sucessor ideológico difere de seu antecessor em maior poder e características técnicas aprimoradas.
Ao mesmo tempo, existe um elemento comum que os une. Este é o logotipo da Pagani, inalterado desde 1992. Pode ser facilmente identificado porque menciona o nome completo da marca: “PAGANI Automobili Modena”. A primeira palavra está em letras maiúsculas e está localizada no meio de um oval prateado. O resto do rótulo foi reduzido e deslocado para baixo, próximo à borda externa. Tem a forma de um arco invertido.
A metade esquerda do logotipo (logo acima de “PA”) tem duas letras “P”. Um deles está virado na direção oposta e parcialmente pintado de azul com um gradiente. O segundo “P” tem um layout familiar, mas é escrito em uma fonte estilizada incomum. Essas letras “espelhadas” formam outra forma oval que equilibra a geometria geral.
O símbolo parece tridimensional não apenas por causa da transição suave das cores, mas também por causa das linhas que formam “entalhes”. Os segmentos destacados parecem ser indentações. Eles são decorados com pequenos pontos ao longo das bordas, formando duas correntes fechadas. Foi em um desses “recessos” que se localizou a frase “Automobili Modena”. O oval grande tem uma borda. Ele é separado do plano principal por uma linha larga com um gradiente que vai de cinza escuro (esquerda) a quase branco (direita).
O emblema é decorado com um emblema de metal que adorna os carros. Com sua aparência elegante, ele representa a Pagani como um fabricante de hipercarros de prestígio e destaca o alto perfil da empresa. O elemento mais significativo é o nome da marca e todos os outros detalhes apenas criam o fundo. Mas entre eles destaca-se a figura, constituída por duas letras “P” espelhadas. Isso torna o logotipo reconhecível e equilibra sua geometria.
Fonte e cores do logotipo
Não existe um tipo de letra que corresponda perfeitamente ao design da palavra “PAGANI”. Uma cópia aproximada dele é a fonte Arkitech, projetada pela Neogrey Creative. É caracterizado por letras sans serif arredondadas, que refletem a forma oval do emblema. E para a frase “Automobili Modena” foi usada uma fonte completamente diferente: também grotesca, mas mais fina e com ângulos bem definidos.
Os designers escolheram as cores clássicas para o logotipo da Pagani, que são encontradas em muitas montadoras. A base é uma paleta de prata de vários tons. Ele cria um efeito metálico e torna o logotipo tridimensional com um gradiente. A parte mais brilhante (metade do “P” achatado) é colorida em azul para diluir o fundo cinza geral.