Opel (nome completo – Opel Automobile GmbH) é uma marca de automóveis alemã propriedade da Stellantis (desde janeiro de 2021). O fundador da empresa é Adam Opel, cujo sobrenome ela foi nomeada. O ano de seu aparecimento é 1862. A sede social se encontra na cidade de Rüsselsheim am Main (Alemanha).
Significado e história
A marca tem uma história incrivelmente rica que começou no celeiro onde a família Opel fazia máquinas de costura. Naquela época, o logotipo não tinha nada a ver com transporte. A empresa produziu equipamentos de costura até 1886 – até desenvolver sua própria linha de bicicletas. O primeiro carro da empresa apareceu em 1899. Desde então, ela mesma projeta, desenha, monta carros e também acessórios para eles. Todos estavam envolvidos nos negócios da família – o chefe da casa, seus filhos e sua esposa, que assinou um contrato com o serralheiro Friedrich Lutzmann, que desempenhou um papel importante na modelagem do design do carro. No geral, a Opel tem 47 logotipos.
1862 – 1866
O emblema de estreia é um monograma formado a partir do nome e apelido do proprietário da empresa. Graciosos “O” e “A”, executados no antigo estilo inglês, criam uma composição figurativa. Para tornar as letras distintas, os autores as pintaram em cores diferentes: “O” – em vermelho, “A” – em marrom.
1866 – 1899
Com o lançamento da primeira bicicleta, a empresa redesenhou o logotipo. Da versão anterior utilizada nas máquinas de costura, permaneceram as inscrições “Rüsselsheim”, “Opel” e “Blitz”, às quais foi acrescentada a palavra “Victoria”. Simboliza vitória. O logotipo tem a forma de um oval vertical com um ciclista no meio, sobre o qual a deusa Victoria voa com uma coroa de louros na mão.
1899
Este emblema durou muito pouco tempo e foi proposto por Sophie Opel, a esposa do fundador, que assumiu. O escudo estilizado contém várias inscrições dispostas em quatro linhas: “Opel Motorwagenfabrik Rüsselheim a.Main”. Todas as palavras estão em posição diagonal. Um contorno duplo corre ao longo da borda do escudo.
1899 – 1902
Em 1899, a produção de carros começou, então a empresa redesenhou o emblema. Agora é ricamente decorado com espirais, vinhetas e símbolos curvos no antigo estilo inglês. Acima da figura de coral está a palavra “Opel” e abaixo dela “Fahrräder”. Este logotipo nunca foi usado em automóveis de passageiros – servia apenas para publicidade.
1902 – 1906
A marca tem uma forma rígida e lembra um olho ou uma bola de futebol americano. O nome da marca é colocado no meio do sinal oval com extremidades cônicas. Acima está escrito “Motorenwagenfabrik”, abaixo – “Rüsselheim”. As cores principais do logotipo são o vermelho e o branco.
1906 – 1909
O logotipo extravagante tem uma forma original e parece uma gravura grega antiga com a palavra monolítica “Opel” no meio. As cores também começaram a combinar com o estilo: os autores escolheram ouro e preto.
1909 – 1910
O complexo emblema foi substituído por um simples e lacônico. Não há nenhuma massa de peças nele, então nada distrai do nome do fabricante do carro. A inscrição coerente “Opel” está localizada na diagonal. É manuscrito em itálico e pintado em ouro escuro. O curso inferior “l” é alongado e girado para a esquerda.
1910 – 1937
Na verdade, trata-se de uma repetição da versão de 1902-1906, mas de uma forma mais nobre. Coroas de louros alinham-se nas bordas do logotipo alongado da bola de rugby. No centro do campo azul está o nome da marca e, à direita e à esquerda dela, há trapézios duplos. O estilo deste logotipo lembra muito o grego antigo.
1924 – 1937
Ao mesmo tempo, outra versão do emblema apareceu – amarelo-preto, com um oval estreito. Mas com as mesmas letras curvas da palavra “Opel”. Os símbolos são desiguais, de alturas diferentes: os maiores estão localizados no centro, os menores nas laterais.
1928
Usou temporariamente um logotipo quadrado bege e branco com cantos arredondados. No interior, é dividido em quatro segmentos, cada um contendo uma letra da marca: “P” e “E” em fundo branco, “O” e “L” em fundo bege claro.
1929 – 1937
Os desenvolvedores trouxeram de volta uma versão antiga do emblema de 1902 e colocaram-no no meio do círculo laranja, destacando-o com finos traços amarelos. Eles deixaram o estilo do texto o mesmo (1910). É decorado com caracteres ondulados que lembram a escrita grega.
1936 – 1937
Este logotipo tem apenas dois elementos – as palavras “Opel” e “Blitz”, executadas em letras maiúsculas. Eles são pintados de branco e incluídos em retângulos diagonais cinza. Esta opção era usada em veículos pesados, portanto estava de acordo com o estilo rústico.
1937 – 1947
Em 1937, começou a era dos foguetes e relâmpagos voando pelo anel. Mas antes disso, os designers descreveram um dirigível cinza, que flutua através de um círculo amarelo claro sobre um fundo branco. Todas as inscrições do logotipo foram removidas.
1947 – 1954
Esta é uma versão simplificada do logotipo anterior. O dirigível agora parece um foguete cruzando um grande círculo prateado horizontalmente. Os elementos adquiriram sofisticação e elegância.
1950 – 1951
Simultaneamente ao logotipo gráfico, foi utilizada uma versão textual da identidade visual. Consiste em um oval vertical dividido por cores em duas partes iguais: à esquerda – branco, à direita – ouro. Também nele está a inscrição “Opel”. As letras maiúsculas pretas estão em grandes serifas.
1954 – 1959
O semi-dirigível-semi-foguete lembra um avião voador. Os desenvolvedores tiraram o nome da empresa fora do ringue, colocando-o na parte inferior com uma ampla divisão entre as letras.
1959 – 1963
O círculo adquiriu uma forma semi-oval e tornou-se uma cor dourada pálida. Um foguete passando na frente dele é pintado no mesmo tom. É composto por três elementos geométricos, dois dos quais se espelham.
1963 – 1964
Os designers tornaram o círculo preto e adicionaram uma borda a ele – duas listras cinza (por dentro e por fora). O foguete se assemelha a um raio direcionado com uma ponta curta para a esquerda. Também é preto com bordas prateadas.
1964 – 1970
Nesta época, o lendário mascote da empresa automobilística apareceu – um raio, semelhante a uma letra alongada “Z”. Não apareceu por acaso e foi inspirado no logotipo de 1866. No início da produção das bicicletas, o fabricante utilizou a palavra “Blitz” no emblema, denotando a velocidade relâmpago de movimento de seus veículos de duas rodas. Agora ele recebeu uma personificação gráfica na forma de um zigue-zague cinza horizontal contra o fundo de um círculo fino.
1970 – 1987
Este é um logotipo complexo, que consiste em um quadrado com um círculo no meio, através do qual um grande raio se estende. Na parte inferior, há uma inscrição “Opel”. Em vez de cinza claro, os designers usaram preto, pintando todos os elementos com ele em um fundo amarelo pungente.
1987 – 2002
Os desenvolvedores removeram o brilho excessivo, mantendo a cor dourada pálida apenas na parte central da praça. E no retângulo, eles colocaram o ícone corporativo na forma de um círculo com um raio. Os designers deixaram o nome da marca no final, mas mudaram a fonte – agora é grotesco.
1991 – 1995
O emblema apresenta um círculo duplo com um grande relâmpago branco no meio.
1995 – 2002
Nesta versão, as cores são invertidas: tudo o que era preto passa a branco e vice-versa. A palavra “Opel” apareceu novamente no logotipo.
2002 – 2007
Os ajustes feitos afetaram apenas a cor. As letras agora são amarelas, e o anel e o relâmpago são cinza.
2007 – 2009
Os designers adicionaram tridimensionalidade ao logotipo com destaques, sombras e destaques. Como resultado, o círculo e o ziguezague horizontal tornaram-se convexos, prateados, lembrando um detalhe de metal.
2009 – 2017
Os autores do logotipo aumentaram o efeito 3D e adicionaram algumas sombras. No topo do círculo, eles gravaram o nome da marca em uma superfície dura. Graças a isso, o emblema ficou muito estiloso e metálico.
2017 – 2020
O logotipo passou por uma grande mudança novamente e foi convertido em um ícone plano monocromático. Existem apenas dois elementos nele – um anel e um zíper. Eles são pintados de preto.
2020 – presente
A versão atual contém todas as partes anteriores mais a inscrição. O nome da empresa está na parte inferior. É feito em letras maiúsculas, que ficam distantes umas das outras.
Fonte e cores do logotipo
A marca da identidade visual desta empresa automotiva percorreu uma jornada muito longa e difícil. Mudou em momentos marcantes da história da empresa, quando foi transformada, ampliada ou fundida com outras estruturas. E também seus logotipos foram atualizados quando a próxima série de modelos de automóveis de passageiros ou caminhões pesados apareceu. Além disso, o logotipo existia em várias formas: na forma de símbolos publicitários, um crachá, um ícone, uma etiqueta do produto e na forma de uma impressão no capô.
A tipografia tardia foi feita pelo designer Mathias Lamken. As versões anteriores usavam uma variedade de fontes serif e sans serif. Pareciam símbolos do inglês antigo, sinais do grego antigo, letras finas alongadas ou, inversamente, letras largas achatadas. A última fonte é uma fonte personalizada chamada Opel Next. Possui linhas limpas e ângulos precisos para manter o estilo comercial do logotipo.
A paleta corporativa também é diversa, pois ao longo dos muitos anos de existência da empresa, ela mudou várias vezes. Continha vermelho, ouro, grafite, bege, azul, amarelo, laranja, prata. Agora a gama monocromática é usada – preto e branco.