Mopar Logo

Mopar Logo

Em 2017, a Mopar comemorou 80 anos. Surgiu no final da década de 1930. como parte da Chrysler Corporation e, em seguida, junto com ela, tornou-se parte da Stellantis North America. A montadora holandesa, proprietária da divisão, não interfere em seu desenvolvimento. Afinal, a Mopar trabalha como OEM, ou seja, produz peças de reposição para todas as marcas Stellantis. Embora sua principal especialização continue sendo a fabricação de acessórios para a Chrysler.

Significado e história

Mopar Logo Historia

Tudo começou quando a Chrysler Motor Parts Corporation introduziu o anticongelante no mercado e começou a vendê-lo sob a marca MoPar (da MOtor PARTs). Com o tempo, a marca se expandiu. Ele mudou para uma gama completa de peças de reposição, não apenas para carros, mas também para caminhões. E os motoristas geralmente usavam o termo Mopar para se referir a todos os veículos Chrysler – de Dodge a Jeep.

Mas a divisão não fabrica seus próprios carros: nem mesmo tem linhas de montagem pessoais. São apenas 13 lojas que operam diretamente das fábricas para que os clientes possam solicitar a instalação das peças certas na hora de comprar um carro. No entanto, a empresa conseguiu introduzir no mercado vários carros com marca própria – um exemplo típico de tuning de fábrica.

A marca pode ser reconhecida pelo logotipo característico na forma da letra “M”, estilizada como o símbolo da Omega. Ele apareceu apenas em 1964, e antes disso o fabricante usava caracteres de texto com designs diferentes.

1933 – 1936

Mopar Logo 1933-1936

Em 1929, as primeiras fábricas de Peças de Motores começaram a operar. Até 1937, eles faziam anticongelante que não tinha nome comercial. Seu logotipo consistia em um anel escuro com um monograma colocado dentro. As letras “D”, “C”, “P”, “D” representavam as principais séries de carros da Chrysler Corporation: DeSoto, Chrysler, Plymouth, Dodge.

1937 – 1947

Mopar Logo 1937-1947

Nelson Farley, que chefiava a Motor Parts, abriu um departamento de marketing. Seus especialistas criaram um nome separado para a marca anticongelante – MoPar. Assim, o nome da marca foi alterado. Parecia uma etiqueta com muito texto. No meio, dentro de uma elipse amarela, estava a palavra arqueada em vermelho “MOPAR”. As letras “O” e “AR” tinham sublinhados sobrescritos. Este design foi criado por Burke Bartlett. Na parte inferior, em letras pequenas, estava a frase “MARCA”, e abaixo dela, em grandes letras em negrito, “PEÇAS E ACESSÓRIOS”.

A fita superior apresentava as frases “USE CHRYSLER ENGINEERED” e “CHRYSLER CORPORATION”. Em uma fita semelhante, sob a elipse, havia um esclarecimento: “para Plymouth-Dodge-DeSoto-Chrysler”. Um tom escuro de azul foi usado para as letras e contornos.

1948 – 1953

Mopar Logo 1948-1953

 

Uma marca que começou com anticongelante expandiu-se gradualmente para incluir peças de motor, filtros, aquecedores, rádios e uma série de outros produtos. Após a introdução do currículo Master Tech, o logotipo foi redesenhado para refletir o desenvolvimento da Mopar. As inscrições centrais foram preservadas, mas o nome foi nivelado e assumiu uma forma geométrica mais clara. A tonalidade da elipse amarela mudou para uma mais escura e a cor das fitas foi alterada para azul escuro. Os contornos e letras fora da elipse agora são brancos. No topo estavam as palavras “USE CHRYSLER CORPORATION” (letras grandes) e “PARTS DIVISION” (letras pequenas), e na parte inferior, “FACTORY ENGINEEED AND INSPECTED”.

1954 – 1958

Mopar Logo 1954-1958

No período pós-guerra, a empresa-mãe fechou brevemente todos os depósitos de peças. Ela começou a devolvê-los apenas em 1953. E em 1954, um modelo Imperial separado foi adicionado às marcas registradas da Chrysler Corporation. Esses desenvolvimentos foram marcados por um redesenho do logotipo da Mopar. Tornou-se um oval branco com uma borda na forma de uma faixa turquesa. O texto continha o nome da marca de peças, uma listagem da linha de carros tradicionais e a frase “PEÇAS E ACESSÓRIOS”. Os cantos das letras da palavra “MOPAR” ficaram arredondados, enquanto as serifas “P” e “R” apareceram. Uma fonte semelhante foi usada para a última frase.

1959 – 1963

Mopar Logo 1959-1963

Depois de mais uma reformulação, os nomes das marcas de carros ficaram azuis e acabaram em um anel cinza. No centro havia uma seta vermelha apontando para a direita. Tinha inscrições brancas: “MOPAR” (com o “M” e o “P” ampliados, mas sem o habitual sublinhado superior) e “REGISTERED U.S. ESCRITÓRIO DE PATENTES.

1964 – 1971

Mopar Logo 1964-1971

A atualização do logotipo veio em meio às tentativas da Chrysler de capturar o mercado de carros de corrida. Durante esse período, a Mopar conseguiu muitas peças de corrida. No início, eles eram vendidos apenas para atletas profissionais, mas depois ficaram disponíveis para todos. Nesse sentido, a empresa precisava de um novo sinal distintivo.

Em 1964, George Robinson projetou o famoso símbolo Omega-M que ainda está em uso hoje. Até 1971 era vermelho e combinado com a palavra preta “MOPAR” na parte inferior. O logotipo estreou em 1964 Winternationals junto com o motor 426 Hemi.

1972 – 1984

Mopar Logo 1972-1984

O novo grafismo da marca foi composto por placas de Plymouth, Chrysler e Dodge da época. Além disso, refletia o logotipo da Dodge adotado em 1969. A palavra “Mopar” foi escrita em preto dentro de um retângulo branco, e o chamado Omega-M foi usado em vez do padrão “M”. Todas as outras letras eram minúsculas. No topo, em um grande quadrilátero azul, estava a estrela da Chrysler, conhecida como Pentastar: cinco triângulos formando um pentágono aberto. E bem no fundo, sob a inscrição, havia um retângulo vermelho vazio. Três blocos multicoloridos com conteúdo diferente juntos pareciam uma bandeira.

1985 – 1990

Mopar Logo 1985-1990

Em 1985, os designers redesenharam completamente o design. Eles colocaram o Pentastar em um pequeno quadrado com cantos arredondados e o colocaram à esquerda da palavra azul “Mopar”. E o retângulo vermelho abaixo se transformou em um trapézio retangular estreito. Continha duas linhas de texto em branco: PEÇAS GENUÍNAS DA CHRYSLER CORPORATION.

1991 – 2002

Mopar Logo 1991-2002

Em 1991, a estrela de cinco pontas foi movida para mais perto da marca. A palavra “GENUÍNO” desapareceu da inscrição inferior, então a frase coube em uma linha. A base vermelha foi removida e o texto é azul.

2002–presente

Mopar Logo 2002

O redesenho final aproximou o logotipo da versão antiga, que surgiu em 1964. Apenas a letra “MOPAR” preta, composta por letras maiúsculas, era um pouco menor. O símbolo Omega-M, por outro lado, foi significativamente ampliado. Ao mesmo tempo, os designers o tornaram azul escuro. Há também uma versão de uma cor, onde tanto a imagem quanto a palavra usam um tom suave de azul.

Fonte e cores do logotipo

Mopar Emblema

George Robinson, que criou o logotipo da Omega-M, tentou agradar os executivos da empresa que queriam refletir a novidade da estratégia de marketing no emblema. Eles precisavam de um design simples, mas moderno, que não tivesse análogos. E a letra “M” (a primeira da palavra “MOPAR”), estilizada como um sinal Ômega invertido, perfeitamente adequada para esses fins.

Mopar Simbolo

A tipografia do logotipo usa uma versão modificada da fonte Dodger. Todas as letras são maiúsculas e têm cantos parcialmente arredondados. O esquema de cores é explicado no guia da marca: azul (#003DA5) para Omega-M e preto para letras. Em uma versão de cor única, ambos os elementos são azuis suaves.