Mitsubishi é a abreviatura do gigante multinacional Mitsubishi Group. Ele forma a grande organização profissional Mitsubishi Keiretsu. O fundador da empresa é Iwasaki Yataro, que a lançou no mercado na primavera de 1870. Agora ela possui muitas subsidiárias e empresas de diferentes direções, expandindo seus interesses para mineração, construção naval e automotiva, gás e petróleo, bancos, química, aviação, indústrias de seguros e muitas outras áreas da economia. Este grupo inclui quatro organizações-mãe: Mitsubishi Corporation, Mitsubishi Heavy Industries, Mitsubishi Electric e MUFG Bank. A sede se encontra em Tóquio (Japão).
Significado e história
O que é Mitsubishi?
A Mitsubishi é um grupo de empresas que desenvolve a indústria japonesa. É composto por cerca de 40 organizações com diferentes atividades. Eles lidam com seguro de propriedade, desenvolvimento imobiliário, bancos, hardware, eletrônicos, bebidas, vidro, papel, produtos químicos brutos e muito mais. E a Mitsubishi Motors Corporation fabrica carros.
As raízes da empresa remontam à segunda metade do século 19, quando Iwasaki Yataro se tornou o chefe da empresa de navios Tsukumo Trading. Em 1873, ela se rebatizou como Mitsubishi. O sucesso veio após a conclusão de um acordo com o governo japonês sobre a entrega de soldados e materiais militares. A empresa, por sua vez, também apoiou a nova liderança do país, desdobrando tropas e armas em 1877 para reprimir a Rebelião de Satsuma. Mais tarde, Yataro começou a investir em outras indústrias: reparação naval, finanças e mineração.
Em 1884, o empresário alugou o Estaleiro Nagasaki para a construção de navios. Mais tarde, ele renomeou a instalação para Nagasaki Shipyard & Machinery Works. Ela passou por várias outras mudanças até se tornar Mitsubishi Shipbuilding Co., Ltd. no início do século XX. Em 1917, a empresa montou o primeiro Mitsubishi Modelo A, o primeiro carro de produção no Japão. Mas então o carro foi descontinuado, pois custava muito mais do que seus equivalentes americanos.
Em 1934, a Mitsubishi Shipbuilding fundiu-se com a organização Mitsubishi Aircraft Co., que se dedicava à produção de motores de aeronaves e outros componentes para navios e aeronaves. A estrutura recém-formada foi denominada MHI (Mitsubishi Heavy Industries) e era a maior empresa privada do Japão. Ela se concentrou na fabricação de veículos e equipamentos de grande porte.
Em 1937, a empresa projetou e montou um protótipo de sedã militar. Ele se tornou o primeiro veículo com tração nas quatro rodas feito no Japão. No entanto, imediatamente após a guerra, a empresa passou a produzir automóveis de passageiros. Em 1950, os estados aliados ordenaram a liquidação dos conglomerados industriais, resultando na divisão da MHI em três empresas regionais.
1870 – 1875
O emblema de estreia da organização está directamente relacionado com o seu nome, uma vez que Mitsubishi é formada a partir das palavras “mitsu”, que se traduz como “três”, e “hishi” – “castanha de água”. A imagem desta planta é frequentemente usada em japonês para denotar um diamante ou losango. Portanto, o logotipo consiste em uma combinação do brasão da família Iwasaki com três diamantes de diferentes tamanhos que se sobrepõem, e uma “lâmina” simétrica com três folhas de carvalho, que era a marca pessoal da dinastia Yamauchi, que controlava Shikoku, onde Yataro nasceu. Ambos os símbolos foram usados ao mesmo tempo.
1875 – 1914
Em 1875, o logotipo corporativo foi alterado em conexão com a cobertura expandida de várias áreas de produção de tecnologia e com a transição final para o nome Mitsubishi. Em particular, naquela época a empresa tinha outras direções de construção de transporte, então foi decidido combinar graficamente a heráldica das duas dinastias com pás de navio e uma hélice de avião. É assim que os losangos alongados aparecem, conectados no centro pelas extremidades. Os desenvolvedores adicionaram cor a eles substituindo o preto pelo vermelho.
1914 – presente
Agora as imagens das lâminas estão unificadas e parecem três grandes losangos. Os dois elementos inferiores ficam de lado na borda, e o superior se eleva acima deles na parte mais estreita. Eles estão todos conectados no centro. Além disso, existem variantes do logotipo com ou sem inscrição. O texto consiste no nome da gigante transnacional e está localizado sob o ícone corporativo.
1970 – presente
Para maior reconhecimento da marca, a marca “Mitsubishi” apareceu sob o logotipo. Essa opção era usada principalmente na mídia e em outras mídias de impressão.
A identidade corporativa da Mitsubishi é baseada na heráldica histórica – o brasão da família Iwasaki e a insígnia da dinastia Yamauchi, que controlava a área onde Iwasaki Yataro nasceu. Inicialmente, eram folhas de carvalho e losangos, empilhados uns sobre os outros. Em seguida, os designers os repensaram e os combinaram em um símbolo – um losango para um diamante, já que a palavra “hishi” é traduzida como “castanha d’água”. E ele no Japão simboliza este precioso mineral, por isso os locais chamam este signo de “três diamantes”.
Além disso, de acordo com os cânones japoneses, uma figura que consiste em três elementos divergindo em diferentes direções é chamada de “triseps” – a designação de poder celestial. Ou seja, o fundador deu um significado muito grande ao nome da empresa adquirida: um mensageiro do céu e uma joia terrestre. Tudo isso é graficamente combinado e transmitido no logotipo.
Fonte e cores do logotipo
A palavra “Mitsubishi” pode ser usada como parte de um logotipo ou separadamente. É feito em fonte individual com a letra “B”, que é separada ao meio. Ou seja, os lados direito e esquerdo não estão fechados. Existe também um “M” com um cone na parte inferior na parte central.
A paleta do logotipo é esparsa. Nas primeiras versões do logotipo, apenas preto e branco estavam presentes. E as versões posteriores são mais diversas, pois apareceu uma cor adicional: o ícone é feito em vermelho, a inscrição é preta, o fundo é branco.
Por que o logotipo da Mitsubishi é vermelho?
No Japão, o vermelho costumava ser considerado um símbolo de boa sorte porque supostamente afugentava os maus espíritos. Mais tarde, ele se associou ao sangue, que, por sua vez, é a personificação da energia e da vitalidade.
O que significa o logotipo da Mitsubishi?
Os emblemas dos clãs ancestrais de Yataro Iwasaki serviram de base para o padrão triangular da Mitsubishi. O brasão do lado da mãe continha folhas de carvalho associadas ao local de origem da família, e o emblema do lado do pai consistia em losangos. Os designers combinaram esses motivos construindo diamantes na forma de hélices de aeronaves ou lâminas de navios quando a empresa estava envolvida na produção de transporte aéreo e aquático.