Em 1960, Minnesota perdeu a franquia da NBA depois que a equipe do Lakers se mudou de Minneapolis para a City of Angels. Agora eles são conhecidos como Los Angeles Lakers.
A franquia da NBA reapareceu em Minnesota em 1989, quando a equipe do Minnesota Timberwolves foi fundada em Minneapolis, a maior cidade do estado.
Os donos do clube anunciaram uma competição pelo melhor nome para escolher o mais conveniente. As opções mais populares foram Timberwolves e Polars. Para tomar uma decisão, 842 conselhos municipais de Minnesota foram consultados. No final, o clube foi chamado Minnesota Timberwolves – este recebeu o dobro de votos.
Crunch the Wolf é uma mascote do Minnesota Timberwolves.
Significado e História
O que é Minnesota Timberwolves?
Minnesota Timberwolves é uma franquia de esportes de Minneapolis. Ela é membro da National Basketball Association e em 2021 ainda não ganhou um campeonato. A equipe surgiu em 1989, desde 1990 atua no estádio Target Center.
Os logotipos do clube de basquete estão associados ao seu mascote – Crunch the Wolf. Além disso, eles contêm o nome completo do Minnesota Timberwolves, que foi escrito em fontes diferentes em momentos diferentes. Os emblemas apresentados após os anos 90 têm duas formas: redondos em forma de bola e figurados com a imagem das árvores. Cada versão é conceitualmente pensada: os designers prestaram atenção não apenas ao componente artístico, mas também ao componente semântico.
Ao longo do ano, os designers estavam trabalhando no novo emblema. Como resultado, os criadores do logotipo preferiram a variante com a evolução dos logotipos anteriores. Mas, ao mesmo tempo, os designers adicionaram os elementos que simbolizam o estado de Minnesota ao emblema atualizado.
Em particular, o atual logotipo do Minnesota Timberwolves contém a Estrela Polar, marcada na bandeira do estado. O lobo do novo emblema está olhando para o futuro. “É claro que a equipe respeita seu passado, mas o novo logotipo simboliza o movimento para a frente e o desejo de ocupar um novo território”, escreve o site oficial de Minnesota.
Rodney Richardson e RARE Design estavam trabalhando no novo logotipo. Richardson já havia colaborado com Charlotte Hornets, New Orleans Pelicans, Atlanta Hawks e Memphis Grizzlies.
A discussão do novo logotipo da equipe causou uma forte reação entre os fãs do clube. De acordo com muitos fãs de esportes, o novo emblema de Minnesota copiava o logotipo do clube da National Hockey League (NHL) chamado Arizona Coyotes, onde um coiote é mostrado de forma semelhante.
1990 – 1996
O New Minneapolis Basketball Club apareceu relativamente recentemente – em 1989. Os habitantes locais votaram no título e finalmente escolheram o agressivo – o Timberwolves. Bob Stein, presidente do Minnesota Timberwolves, desejou que o lobo no logotipo não parecesse ameaçador, mas agressivo. O artista Mark Thompson assumiu a realização dessa idéia. Ele pintou a cabeça de um animal contra uma bola de basquete cinza com contornos azuis e verdes. O lobo não parece perigoso, mas seus olhos brilham com uma cor verde pálida, o que indica hostilidade oculta. O nome do clube está embaixo de um círculo: a fonte da primeira palavra imita manuscrita e a segunda é escrita em uma fonte sem serifa.
1997 – 2008
Depois de segurar o primeiro logotipo do Minnesota Timberwolves por seis anos, os proprietários decidiram alterá-lo. O novo logotipo, introduzido em 1996, foi projetado por Peter Thornburgh. Ele tornou o desenho mais emocionante: ele retratou um lobo sorridente com dentes afiados e usou o preto para criar um efeito de “saída da sombra”. Existem árvores verdes à direita e esquerda da cabeça do animal e a inscrição “Minnesota Timberwolves” na parte inferior. A segunda palavra parece incomum, graças a uma fonte estilizada de serifas pontiagudas.
2009 – 2017
O logotipo foi alterado de acordo com as atualizações em um nível de design gráfico. Após 11 anos, os criadores decidiram evitar grandes mudanças, mas apenas corrigiram os detalhes. O emblema de 2009 não é muito diferente do anterior. O artista deixou um padrão reconhecível, mas mudou de cor. Agora, o lobo é cinza, com uma mancha branca e um contorno preto, as árvores são de um verde pálido e a inscrição “Timberwolves” é branca com um traço azul e preto.
2017 – Presente
Em 11 de abril de 2017, ocorreu o lançamento oficial do novo logotipo. Seu desenvolvimento foi realizado por 12 meses, como parte da colaboração criativa do designer Rodney Richardson, da agência de marcas RARE Design, executivos da NBA e proprietários de clubes de basquete. Eles combinaram os elementos icônicos de emblemas anteriores: a bola, a cabeça do lobo e o nome do time.
O novo logotipo do Minnesota Timberwolves do clube foi alterado significativamente, exceto por alguns símbolos que os designers deixaram. Como nos anos anteriores, há o lobo azul no centro, representado contra a bola azul e a estrela verde. O lobo é retratado de perfil com a boca aberta. O sorriso do animal simboliza coragem e energia com a qual a equipe se move para o caminho da glória. Vale ressaltar que os olhos verdes e a mesma cor da estrela não foram escolhidos por acaso. Esta é uma sugestão do estado verde de Minnesota e da cor de brotos enormes nas árvores, que estão em abundância nesse estado.
Fonte e cores do logotipo
O moderno logotipo do Minnesota Timberwolves é uma homenagem à herança histórica do clube. Como muitos anos seguidos, o lobo está no centro da composição. Mas desta vez ele não rosna, mas uiva demoradamente, jogando a cabeça para trás. Aqui, um significado especial está oculto, porque os lobos usam uivos para fortalecer os laços com a matilha, reivindicam direitos ao território e alertam os forasteiros de que não devem se aproximar deles.
As linhas da bola de basquete se cruzam, formando uma estrela de quatro pontas verde. Esta é a North Star, que, por sua vez, é a personificação da Minnesota North. Dentro do anel azul escuro que funciona como moldura, o nome do clube está escrito em letras brancas.
A inscrição “Minnesota Timberwolves” é feita em fonte simples de hack. Os desenvolvedores prestaram muito mais atenção à seleção de cores. Eles tentaram manter a combinação clássica de verde e azul, mudando os tons habituais. A paleta inclui branco (#FFFFFF), azul (# 005083), cinza (# C6CFD4), verde (# 7AC143) e azul escuro (# 002B5C).
Cada cor é inspirada em paisagens pitorescas de Minnesota. A gama colorida reflete as profundezas do lago, o luar, a floresta noturna, a aurora boreal e os contrastes de uma cidade coberta de neve.
Quem fez o logotipo do Timberwolves?
O logotipo de 2017 foi desenhado por Rodney Richardson, que é o fundador da Rare Design. A versão de 1996 foi criada por Peter Thornburgh. E a primeira versão do emblema foi desenhada pelo artista Mark Thompson.
Qual é a cor do Minnesota Timberwolves?
As cores da equipe têm nomes pitorescos associados à natureza do estado de Minnesota: Lake Blue (# 005083), Moonlight Grey (# C6CFD4), Frost White (#FFFFFF), Aurora Green (# 7AC143), Midnight Blue (# 002B5C).
Qual é o logotipo do Timberwolves?
O logotipo de 2017 contém a imagem de uma bola de basquete. Está associado ao céu noturno porque serve de pano de fundo para o lobo uivante. Além disso, as linhas que se cruzam na bola formam uma estrela verde de quatro pontas. A cabeça do lobo se funde com o anel escuro que emoldura o desenho. O nome do clube está escrito no topo da moldura improvisada. As letras são brancas, angulares, sem serifa.
Por que o Minnesota Timberwolves mudou seu logotipo?
A equipe do Minnesota Timberwolves modificou o logotipo para acompanhar os tempos. Ela queria adicionar à sua identidade elementos associados ao estado de Minnesota e aos Estados Unidos em geral. Por exemplo, a Estrela do Norte, que está na bandeira.