Mini é uma marca de automóveis com sede no Reino Unido, criada por Alec Issigonis e originalmente parte da BMC (British Motor Corporation). Agora pertence à preocupação alemã BMW. A marca foi fundada em 1959, quando se referia a carros pequenos. Em 1969, o departamento tornou-se uma organização jurídica independente, mantendo o seu antigo nome.
Significado e história
O que é o Mini?
Mini é uma marca de automóveis britânica de propriedade da empresa alemã Bayerische Motoren Werke AG. Foi oficialmente registrado em 1969 e era originalmente de propriedade da British Motor Corporation Limited. O primeiro carro produzido sob esta marca tornou-se uma lenda na década de 1960.
Esta montadora mudou repetidamente de mãos, mudando inadvertidamente de proprietários, mas mantendo sua identidade original. Assim, em 1966, o seu dono era uma nova empresa formada a partir da aquisição de várias empresas pela BMC. A estrutura recém-formada foi denominada British Motor Holdings.
Em seguida, a BMH se fundiu com a fábrica da Leyland Motors e ficou conhecida como British Leyland (Rover Group). Em 1988, também se separou e passou para a British Aerospace, que foi posteriormente adquirida pela BMW (em 1994). Após o desaparecimento final do Grupo Rover em 2000, o novo proprietário manteve a marca Mini. Durante todo esse tempo, seu emblema não perdeu sua originalidade. A evolução conceitual do logotipo só começou com a BMW. Ela tem seis marcas no total.
1959 – 1962
O logotipo de estreia apresenta uma hélice porque o subcompacto foi produzido pela primeira vez em várias fábricas, incluindo a fabricante de aeronaves Morris Motors em Cowley, perto de Oxford. Os modelos que daí surgiram foram chamados de Morris Mini Minor e tinham uma etiqueta em forma de hélice de avião. Posteriormente, o link para o tema aeronave foi preservado em todos os emblemas. No centro, um círculo duplo com um brasão, que representa um touro e três linhas onduladas. No topo estão as letras Morris em tipo serif grande.
1962 – 1968
No início dos anos 60 do século passado, a empresa entrou em cooperação com o designer John Cooper – o autor do famoso carro compacto Mini Cooper. Após o lançamento do carro, um novo desenho do emblema com uma inscrição diferente foi imediatamente aprovado. No centro do círculo, feito em forma de coroa de galhos de árvores, está o nome da série. As letras grandes alongadas são coloridas de vermelho. A palavra “Mini” tem serifas; “Cooper” não. À direita e à esquerda do disco, existem quatro linhas largas de comprimentos diferentes. Eles personificam ao mesmo tempo dois elementos – a grade do radiador e as asas da aeronave.
1968 – 1969
Por um ano, a marca mudou seu logotipo colorido para preto e branco. No estilo, ele se parece com uma versão simplificada do emblema anterior, então a coisa mais importante foi preservada nele – a estrutura. Mas alguns dos detalhes desapareceram ou foram substituídos. Por exemplo, a inscrição foi reduzida à palavra “Mini”, a coroa de folhas foi removida e apenas duas linhas permanecem do bordo triplo – claro e escuro. O meio do emblema agora é preto com uma marca branca.
1969 – 2001
Depois que a marca passou para a Leyland Motors (também conhecida como Rover Group), a série de carros pequenos foi oficialmente renomeada para MINI. Paralelamente a isso, apareceu um emblema atualizado. Consiste em um escudo hexagonal dividido em duas partes: uma parte inferior cinza e uma parte superior preta. Na parte inferior, há dois retângulos azul-celeste cortados obliquamente e grossas linhas cinza ao longo das bordas. Acima está o nome do carro, apresentado em branco.
2001 – 2018
O novo proprietário (BMW) devolveu à marca o lendário símbolo alado com um círculo no meio. Além disso, passou por modernização para atender aos requisitos modernos. O logotipo apresenta um círculo preto com acabamento cromado. Dele para a direita e para a esquerda, as asas prateadas da aeronave são estendidas. Eles têm cantos agudos e um preenchimento sólido entre as listras salientes. A seção da palavra é feita em letras sem serifa com linhas regulares e regulares. Isso torna o emblema austero, elegante, reconhecível, correspondendo ao tema automotivo.
2018 – presente
A versão atual usa um modelo 2D – um sinal plano de identidade visual, simplificado e não sobrecarregado de detalhes. Esta abordagem está associada à necessidade de obter um logotipo simples que tenha a mesma aparência de uma etiqueta de carro, um símbolo legal de marca e um elemento publicitário criativo. Para isso, os designers retiraram a cor cinza, deixando a clássica combinação de preto e branco. Eles se concentraram na marca e nas asas.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo original passou por um longo processo de modernização, mas ainda voltou a ter formas simples. Porque são eles que transmitem o que há de mais importante para a montadora – liberdade e velocidade, refletidas em asas abertas. O protótipo do logotipo moderno é a versão 1968. Também é preto e branco e o mais simples possível.
Nas primeiras versões, o texto era escrito em uma fonte serifada que lembrava o Copperplate FS Bold Condensed. Em seguida, havia variantes cortadas com letras suaves e regulares. Eles têm algo em comum com Barnaul Grotesk Extra Bold e Motiva Sans ExtraBold. Uma fonte especialmente projetada chamada MINI Serif está sendo usada no momento.
A paleta corporativa é monocromática e consiste em preto e branco. Mas antes, o logotipo também apresentava outras cores – vermelho, verde e vários tons de cinza.
O que é o mini logotipo?
O logotipo moderno contém o nome da marca em letras maiúsculas, escrito em um tipo de letra sem serifa. Ele está localizado dentro do anel, nos lados do qual existem linhas horizontais de diferentes comprimentos - quatro de cada lado. Todos os elementos são pretos.
O Mini Logo é feito por Powell?
Sim, os skates Mini Logo são de fato feitos pela empresa americana Powell Peralta, em homenagem a seus fundadores Stacy Peralta e George Powell.