MG é uma marca automotiva britânica fundada em 1924 pelo designer industrial Cecil Kimber. É também o nome da MG Car Company Limited, a organização que glorificou esta marca. Sob esse signo, ela já produziu carros esportivos – carros de rally de dois lugares. Além disso, o sortimento da marca era representado por cupês e sedãs com motores de médio porte. A fabricante de equipamentos deixou de existir em 1972, e a marca foi revivida e relançada pelos chineses em 2007. Agora é propriedade da SAIC Motor Corporation Limited.
Significado e história
O que é MG?
MG é uma marca de carros produzidos pela empresa britânica MG Motor UK Limited. Ao mesmo tempo, eles são de propriedade da corporação chinesa SAIC Motor. Assim, a MG pode ser considerada a maior importadora de veículos da China para o Reino Unido.
A marca passou por um caminho muito difícil, passando de uma forma de propriedade para outra. O início da produção do carro ocorreu no momento em que o centro de promoção Morris Garages estava operando em Oxford. Estava na venda e serviço de equipamentos de transporte e era propriedade da William Morris, um fabricante de motores. Cecil Kimber redesenhou os carros clássicos Morris Oxfords e adicionou uma placa de identificação MG Super Sports à frente.
E no verão de 1930, uma empresa separada, MG Car Company Limited, foi registrada. Até 1935, era propriedade pessoal de Morris, até que ele o vendeu para sua própria holding, Morris Motors Limited. Seguiram-se anos de transformações com mudança de proprietários. Assim, em 1952, a Organização Nuffield e Austin se fundiram para formar a BMC (British Motor Corporation). Posteriormente, a nova estrutura foi renomeada para MG Division BMC. Aconteceu em 1967.
Após um curto período de tempo, ela lançou as bases para o grupo BLMC (British Leyland Motor Corporation). Em seguida, a marca de automóveis MG foi usada por seus sucessores, incluindo o Grupo Rover, British Leyland, e também o Grupo MG Rover, que surgiu em 2005. No entanto, após a venda dos ativos da empresa-mãe, mudou de proprietário e passou para o Nanjing Automobile Group. Em 2007, foi assumido pela organização chinesa SAIC. Paralelamente, foi retomada a produção de carros com a marca MG.
No Reino Unido, o primeiro modelo foi lançado no verão de 2011. Em 2019, a marca tornou-se ainda mais ativa na Europa, apresentando uma série de carros de alta tecnologia e modernos com motores híbridos e elétricos. Em maio de 2021, surgiram os SUVs Marvel R, MG EHS e MG ZS EV, e no outono o fabricante lançará uma perua – o carro elétrico MG5. Além disso, o lançamento do roadster esportivo Cyberster não está excluído. Como antes, todos os modelos terão um emblema octogonal da marca com a abreviatura “MG”.
1924 – 1927
O logotipo de estreia era circular e parecia um rondel clássico: com uma peça central proeminente, uma faixa larga ao redor da bainha e um bisel. No meio havia um escudo em miniatura cercado pelas palavras “Morris Oxfords” em um fundo roxo. A inscrição era maiúscula e alongada. Seguiram-se duas linhas finas, seguidas por uma faixa de texto duplo. Acima estavam as designações “The M.G.”, e abaixo – a frase “Super Sports”. Eles foram separados da direita e da esquerda por anéis em miniatura.
1927 – 1952
Este período pertence ao lendário ícone – octaedro, que se tornará uma identidade corporativa e prevalecerá na identidade da marca automotiva. Os designers transformaram completamente o logotipo: eles removeram todos os elementos desnecessários e colocaram a abreviatura geometricamente estilizada “MG” no centro. As partes próximas ao meio foram aumentadas e aquelas em torno das bordas foram reduzidas. Isso tornou o ícone dinâmico e enfatizou o foco técnico da marca. Devido às sombras, o sinal era tridimensional. Houve um pequeno brilho entre as letras, como se de uma fonte de luz externa.
1952 – 1962
O logotipo recebeu uma forma simples e design lacônico, mantendo os mesmos elementos. A cor também desapareceu: em vez de tons de bege, claro e escuro, surgiu uma combinação de preto e branco.
1962 – 1990
Em 1962, os desenvolvedores complementaram o emblema com um escudo semelhante a um sino invertido. Um octaedro corporativo com fundo vermelho foi colocado no centro. Eles pintaram a moldura e as letras em prata, fizeram o escudo encher de preto e as linhas de contorno em preto e branco.
1990 – 2011
No final do século passado e no início do atual, o signo da identidade visual foi renovado para a marca de automóveis. Mas não mudou drasticamente: os designers devolveram o logotipo que existia em 1927-1952. Os ajustes foram pequenos. Assim, em vez de um fundo liso, apareceu um com nervuras, feito de listras longitudinais idênticas, e o bege escuro foi substituído pela cor de Marsala. As letras e bordas do emblema permanecem as mesmas – como na versão 1962-1990. A única diferença era a faixa cinza que contornava todos os elementos.
2010 – 2021
Os designers transformaram o logotipo em uma etiqueta técnica: ecoou muito de perto com a impressão metalizada. Para fazer isso, eles usaram ferramentas visuais relacionadas a transições de cores, destaques, o jogo de luz e sombra. Como resultado, foi apresentada uma placa que consistia exclusivamente em tons de cinza – do zinco brilhante ao grafite pastel.
2021 – presente
Uma das primeiras versões do logotipo, 1952-1962, é usada como uma nova identidade. A diferença entre eles está nas linhas mais finas a partir das quais as letras “MG” e o octaedro são formados. Os símbolos, como antes, são cacheados, com diferentes alturas de pernas: longos – no centro, curtos – mais perto da borda.
Fonte e cores do logotipo
As atualizações frequentes do logotipo estão associadas a uma mudança nos proprietários da marca. No entanto, ele permaneceu fiel à identidade pessoal que recebeu no início de sua criação. Alguns ajustes recentes estão relacionados à transição da montadora para o mercado chinês. A forma octogonal é preservada novamente, assim como o estilo geométrico da inscrição em seu centro. Além disso, SAIC (que possui MG desde 2006) decidiu melhorar as características do emblema e devolvê-lo a um design simples. Isso foi necessário para criar um “rosto” mais jovem da marca – sem brilho de sombras, brilho, tridimensionalidade e outros efeitos especiais que adicionam volume. O nome da tendência é “design plano” e continua a se espalhar ativamente até hoje.
Como resultado, apareceu outra inscrição: de cor uniforme, com linhas finas e letras grandes. Segundo a direção, a sofisticada logomarca tem como objetivo valorizar a imagem da marca no lançamento de novos modelos. O resultado é um logotipo limpo e dinâmico, aprovado em abril de 2021. Seu design ainda é baseado no octaedro original e nas iniciais MG, que, aliás, significa “Morris Garages”.
Para a única inscrição no emblema, os desenvolvedores usaram letras desenhadas à mão. Não há análogos para eles, porque eles são um desenho individual correspondendo a uma figura octaédrica.
A paleta do logotipo corporativo é restrita. Anteriormente, continha bege, oliva, dois tons de vermelho, cinza, cromo, prata e grafite. Agora, o espectro de cores está limitado a preto e branco.
Qual carro tem o logo da MG?
O logotipo com as letras MG em octógono pode ser encontrado em todos os carros apresentados sob a marca MG. Eles são fabricados pela empresa chinesa SAIC Motor na Tailândia e na China.
O que significa o logotipo do carro MG?
As iniciais Morris Garages estão criptografadas no logotipo da MG. Este era o nome do centro de vendas e serviços de automóveis onde William Richard Morris trabalhava. Foi ele quem primeiro criou a marca MG e fundou a MG Car Company Limited.
Qual é o símbolo correto para Mg?
O símbolo correto para veículos MG contém o nome da marca em uma caixa octogonal. As letras estreitam nas bordas e alargam em direção ao meio para preencher todo o espaço dentro do octógono. A partir de 2021, a cor principal é preta e o fundo é branco.
Para que serve o símbolo Mg?
Em química, o símbolo Mg representa magnésio. Mas a empresa automobilística MG não recebeu o nome desse elemento - seu nome é um acrônimo para as palavras Morris Garages.