A Mercedes Benz é uma marca e fabricante mundialmente famosa de carros de passeio premium, além de ônibus, caminhões e outros veículos. Localizado na cidade de Stuttgart (Alemanha). Apareceu no ano de 1926. Fundado por Karl Benz, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Faz parte da preocupação da Daimler AG.
Significado e História
O que é Mercedes-Benz?
A Mercedes-Benz AG é uma empresa automotiva com sede na cidade alemã de Stuttgart. Ela teve vários antecessores, que lhe deram início em 1926, unidos sob um nome comum. A palavra Benz é uma homenagem ao inventor do primeiro motor de combustão interna, Carl Friedrich Benz. Os carros Mercedes são produzidos não apenas na Alemanha, mas também em outros países dos cinco continentes.
A estrela de três pontas, o logotipo atual da marca, é conhecida há mais de um século. Foi usado pela primeira vez por Gottlieb Daimler e patenteado em 1901. O fato é que a futura gigante automobilística surgiu graças à fusão de duas grandes empresas concorrentes – Benz & Cie (liderada por Karl Benz) e Daimler-Motoren-Gesellschaft (liderada por Gottlieb Daimler). E o nome da marca é formado pelos principais carros dessas empresas – Benz Patent-Motorwagen (1886 do ano de fabricação) e Mercedes (1900 do ano de produção).
A princípio, o nome da marca foi usado pela Daimler como uma etiqueta pessoal: indicava a localização de sua casa. Ou seja, era um símbolo de marcador, não associado a um veículo específico, ou mesmo a uma marca de carro.
Antes da fusão das duas empresas em uma única preocupação, o logotipo Daimler-Motoren-Gesellschaft tinha a palavra “Mercedes” em um oval alongado horizontalmente. E em 1909, os concorrentes tinham uma estrela como elemento central. Em 1916, ela foi colocada em um círculo duplo – interior vermelho e exterior cinza escuro. A tarefa dos antecedentes era vincular o logotipo ao campo de atividade do fabricante do transporte. No entanto, com o tempo, eles desapareceram, pois a área de trabalho da empresa já é familiar para todos.
Gradualmente, o logotipo evoluiu de uma forma complexa para uma simples, até ser completamente minimizado, transformando-se em uma estrela de prata de três pontas em um círculo. No período da unificação das empresas automotivas, ele já tinha uma aparência real, tornando-se um símbolo distintivo da nova estrutura.
1902 – 1909
Inicialmente, o logotipo da gigante automotiva era extremamente simples. Foi assistido apenas pela palavra “Mercedes”, colocada dentro de um oval horizontal com dois gumes. As letras eram desiguais em altura: nas bordas eram pequenas e no meio – grandes. O fundo era preto, a fonte cinza.
1909 – 1916
No início de sua formação, a futura preocupação escolheu um emblema redondo, no centro do qual no substrato branco havia uma inscrição alongada “Benz”. Ela estava cercada por uma coroa de louros clara sobre um fundo escuro.
1916 – 1926
Após a fusão das duas empresas fundadoras, a administração combinou os logotipos. Na versão atualizada, há um rondelle clássico e a palavra “Mercedes”. O nome está na parte inferior do círculo duplo. No meio, há uma estrela de três pontas, separada por longas e finas linhas da mesma cor que a inscrição abaixo. Suas cópias menores são espelhadas à direita e esquerda da viga central.
1926 – 1933
Nesta versão, a gerência da empresa decidiu apresentar o passado conjunto de um conhecido fabricante de automóveis. É por isso que o emblema contém os nomes das duas empresas – “Mercedes” (acima) e “Benz” (abaixo). O restante do espaço em uma ampla faixa de franjas é ocupado por uma coroa de galhos de louro – um sinal de liderança e grande honra. Um lugar central é dado a um círculo de diâmetro menor com uma estrela de três pontas, cada raio sendo branco de um lado e cinza do outro, que forma um efeito tridimensional.
1933 – 1989
O período seguinte foi reconhecido como o mais mínimo na história do logotipo da empresa alemã. Consiste apenas em um círculo branco e uma estrela negra.
1989 – 2009
Em 1989, um emblema apareceu com o design familiar atualmente em uso. Esta é uma estrela “metalizada” com três raios, tirada em círculo. Abaixo dele, há uma inscrição combinada das empresas fundadoras: “Mercedes-Benz”.
2009 – presente
Nesta opção, os designers alteraram a proporção da escala dos elementos principais. Eles aumentaram as proporções do nome da preocupação e reduziram o ícone gráfico, aumentando o efeito do brilho do aço.
Fonte e cores do logotipo
A imagem que marca a casa de Gottlieb Daimler tem um significado diferente. Se a princípio era um sinal protetor, mais tarde recebeu uma interpretação estendida. O triplo (o número de raios indica) sempre foi considerado sagrado – o número de perfeição.
Com isso, Daimler enfatizou que os produtos de sua empresa subordinavam três elementos ao mesmo tempo: água, ar e terra. Afinal, a preocupação produziu motores para o transporte marítimo e fluvial, motores para a indústria da aviação e unidades de potência para veículos terrestres. Ele os criou, trabalhou, aprimorou e testou, personalizando-os de acordo com os requisitos da época. Não é de admirar que um dos primeiros modelos tenha sido um carro de corrida, no qual os motores são geralmente testados.
Depois de conectar os locais industriais, a marca da Mercedes não foi aprovada por um bom motivo: aproximadamente o mesmo simbolismo (nome em uma elipse alongada) já foi atribuído à gigante automobilística italiana Maserati. E como ele é o seu concorrente mais próximo no mercado mundial, os fundadores usaram uma estrela de três raios.
A princípio, tentaram explicá-lo como um volante, depois (depois da guerra) – como uma bóia salva-vidas. No entanto, essas interpretações não se enraizaram, porque Daimler inspirou nele um significado completamente diferente. Isso é o que resta. E o nome Mercedes foi escolhido com a mão leve de Emil Jellinek, o cônsul e distribuidor francês de Gottlieb. Ele convenceu o empregador de que o nome soa legal e já é conhecido nos círculos de corrida.
Antes de aprovar o sinal de três pontas, eles experimentaram muito: os designers tentaram remover o círculo, fazer o sinal de quatro pontas, mudar a cor. Mas depois de várias tentativas, eles decidiram deixar tudo como está. Havia várias razões: uma estrela de três feixes é única e reconhecível e, sem um círculo, é percebida como não representável. A opção de quatro pontas não encontrou aplicação prática.
A fonte nunca desempenhou a função dominante no logotipo, então o nome da marca é escrito em uma fonte clássica. Todas as letras têm a mesma espessura e são fáceis de ler. Mas a cor recebeu muita atenção. Nos primeiros anos, o emblema era dourado, branco, vermelho, azul e até coroado com uma coroa de louros amarela. Em 1916, quando a estrela se tornou o elemento central, ela foi pintada de prata.
O que o logotipo da Mercedes-Benz representa?
A estrela de três pontas prateada, colocada em um anel da mesma cor, representa a incrível potência e confiabilidade dos motores Daimler.
Por que a Mercedes escolheu seu logotipo?
A estrela de três pontas faz parte do logotipo da Mercedes desde 1916. Este design foi criado por Adolf e Paul Daimler. Eles foram inspirados por um cartão postal de seu pai, Gottlieb Daimler, que ele enviou em 1872. O homem marcou sua casa com uma estrela e desejou que ela brilhasse sobre a próspera fábrica.
O que representa o emblema da Mercedes-Benz?
O emblema da Mercedes-Benz reflete as ambições desta empresa. Os raios da estrela de três pontas simbolizam o domínio desta montadora no ar, na terra e na água. É também uma homenagem às tradições históricas, pois este elemento do logotipo é usado desde 1916.
Qual Mercedes tem o emblema brilhante?
O emblema iluminado por LED pode ser instalado nos veículos Classe CLS 2006+, Classe M 2012+, Classe GL 2013+ e Classe E 2014. Esta é uma grande estrela em um anel na grade.