A marca japonesa de automóveis Mazda é conhecida em todo o mundo, hoje é uma das 15 maiores gigantes da indústria automobilística. Recentemente, mais de um milhão e meio de carros novos são vendidos anualmente, e até as crianças reconhecem o logotipo da empresa, embora tenha mudado drasticamente e muitas vezes.
Significado e História
O que é Mazda?
A Mazda Motor Corporation é uma das maiores fabricantes de automóveis, em homenagem à divindade zoroastrista Ahura Mazda. Esta empresa japonesa surgiu em 1920 e começou a fabricar rolhas. Após 11 anos, ela começou a produzir auto riquixás, e na década de 1960. assumiu o desenvolvimento do motor Wankel. Então ela começou a ter dificuldades financeiras, o que levou à cooperação com a Ford.
A empresa foi fundada em 1920 em Futu, um subúrbio de Hiroshima. Seu fundador, filho de um simples pescador, Jujiro Matsuda, comprou a fábrica de materiais de construção, mas decidiu produzir não apenas produtos para a construção de casas tradicionais japonesas, mas também equipamentos de engenharia. Durante este período, várias motocicletas foram fabricadas na fábrica, uma das quais venceu corridas locais em 1930. E em 1931 o primeiro caminhão chamado Mazda apareceu nas ruas de Hiroshima.
A origem da Mazda tem um duplo significado. Foi exatamente isso que o nome Matsuda foi pronunciado pelos americanos, de quem ele adquiriu conhecimento na indústria automotiva. E este é o nome da divindade da sabedoria, harmonia e luz, Ahura Mazda, altamente reverenciada no Japão.
1920 – 1931
Nos primeiros anos de existência, quando a fábrica produzia apenas equipamentos de engenharia, o emblema era uma imagem estilizada de uma fresa para corte de metais e peças de máquinas.
1931 – 1934
Então, em 1931, foi substituído por um triângulo conhecido por setores branco e azul, formando visualmente uma estrela com três raios. O nome da empresa é escrito em fonte manuscrita inclinada na forma de letras transparentes, consistindo apenas de um quadro.
O primeiro logotipo de uma fábrica de automóveis de pleno direito apareceu em 1934.
1934 – 1936
O primeiro emblema colocado no radiador dianteiro do carro era apenas o nome da empresa, escrito em itálico oblíquo elegante no estilo japonês de escrita – com letras espessas e bordas pontiagudas com pequenas serifas. A cor é azul escuro.
1936 – 1959
O emblema, criado em 1936, mudou drasticamente. O símbolo de Hiroshima, que parece uma corrente do rio de mesmo nome dentro da cidade, foi tomado como base. Os designers adotaram três dessas linhas paralelas, no centro das quais as dobras formam a letra “M”, que significa o novo nome “Mazda Motor”. Em uma imagem visual, esse logotipo lembrava o sinal da aviação da época.
1959 – 1975
O logotipo foi novamente alterado radicalmente. O ano de 1959 foi um marco para a empresa – o primeiro carro de passageiro Mazda foi lançado. O emblema era um círculo branco em uma fina moldura vermelha. No centro, encontra-se a letra manuscrita “m”, em letras minúsculas, com paredes laterais alongadas – esquerda para cima e direita para baixo. A letra vermelha brilhante atraiu a atenção com suas linhas suaves e suaves e apresentação incomum. E sob o círculo foi colocado o nome MAZDA em letras maiúsculas, mas com uma inclinação. A cor da inscrição é azul.
1975 – 1991
Em 1975, os proprietários decidiram retornar a um logotipo mais simples e espaçoso – apenas o nome da empresa, mas fabricado com a fonte minimalista e elegante original. Foi desenvolvido por ordem e não possui análogos. Essa fonte é chamada “mazda” e ainda está em uso hoje. Sua peculiaridade são letras maiúsculas baixas, a grafia do primeiro “m” em minúsculas e a letra “z” com listras diagonais brancas. A cor é azul claro.
1991 – 1992
Decidiu-se adicionar um ícone simbólico ao nome da empresa. Inicialmente, era na forma de um losango localizado dentro da oval
1992 – 1997
Em 1992, as formas geométricas estritas do símbolo suavizaram, as linhas se tornaram suaves.
1997 – 2015
Durante esse período, o símbolo da marca relevante hoje foi criado e usado. O sinal em forma de diamante foi substituído pela letra inglesa V (símbolo da vitória), cujas asas caídas, juntamente com a moldura oval, formam M (símbolo da Mazda). Este ícone parece estar voando, ansioso pelo futuro. A cor do ícone é cinza metálico com branco, fabricada em tecnologia 3D, o que lhe confere uma tridimensionalidade. O nome Mazda em azul é colocado abaixo dele.
2015 – 2018
O logotipo passou por pequenas alterações: o ícone permaneceu o mesmo e o nome ficou maior e mais acinzentado, com destaque no topo.
2018 – presente
Novamente, as alterações afetaram apenas o nome da empresa na parte inferior do logotipo: foram feitas exatamente da mesma forma em cores e apresentações 3D, como o crachá, que elevou a marca a um nível superior.
O emblema moderno é reconhecido pelos especialistas como impecável em design e um dos melhores símbolos automotivos.
Fonte e cores do logotipo
A versão moderna do logotipo é composta por duas partes básicas. O primeiro é um “V”, sinal de vitória, uma letra “M” estilizada, trazendo o nome da gigante automobilística e o símbolo do rio Hiroshima, onde fica a cidade de mesmo nome. Este elemento vem do emblema de 1936. O segundo fragmento representa uma oval que apareceu em 1991. Sua combinação criou a etiqueta mais reconhecida e bem-sucedida na indústria automotiva.
O design do emblema destaca a identidade de transporte da Mazda: o logotipo tem um brilho metálico que o torna visualmente tridimensional. O efeito 3D é realçado pelas sombras na parte inferior do “M”, cujas pernas se fundem harmoniosamente com o círculo.
Nos primeiros logotipos, o nome da empresa era escrito obliquamente: letras semelhantes a um estilo manuscrito. Em 1975, a palavra “Mazda” assumiu uma forma mais rígida – tornou-se mais espessa e atarracada. Desde 2018, uma fonte corporativa baseada na fonte Optima clássica tem sido usada.
A cor do emblema nunca foi brilhante: apresenta azul marinho, ciano, cinza, preto e prata. Eles enfatizam o rigor, contenção e natureza “metálica” dos produtos. A combinação única de tons claros e escuros de cinza cria um efeito tridimensional.
O que significa o logotipo da Mazda?
O logótipo da Mazda, que se parece com um círculo irregular com duas linhas de ligação no interior, tem vários significados. Em primeiro lugar, seus elementos individuais têm a forma de M - a primeira letra do nome da marca. Em segundo lugar, as listras centrais imitam asas de pássaros. Eles simbolizam liberdade, velocidade e ascensão a novas alturas.
Por que a Mazda mudou seu logotipo?
Em 2018, a empresa automobilística mudou não todo o logotipo, mas apenas parte dele - a palavra Mazda para combinar com o design do sinal redondo. Como resultado, a inscrição tornou-se a mesma prateada e recebeu contornos escuros semelhantes.