Lotus Logo

Lotus Logo

A Lotus Cars Limited é uma fabricante de automóveis com sede no Reino Unido. É especializada em carros esportivos e carros de corrida conhecidos por seu peso leve e maior agilidade. Seus carros participaram repetidamente do Campeonato Mundial de Fórmula Um, onde venceram sete vezes. O fundador da marca é Colin Chapman, que a fundou em 1948 em Hethel, no condado de Norfolk. Agora é quase igualmente propriedade da Geely e da Etika Automotive. A empresa possui sua própria subsidiária – uma empresa de engenharia e consultoria com unidades de produção na Malásia, China e Estados Unidos.

Significado e história

Lotus Logo Historia

A empresa originou-se como Lotus Engineering Ltd. Embora se acredite que Colin Chapman seja seu fundador, na verdade havia dois deles: a empresa também foi aberta por Colin Dare. Ambos são formados pela University College London. O ano oficial de seu aparecimento é 1952, não oficial – 1948, quando Chapman montou seu primeiro carro de corrida na garagem.

O local de produção estava localizado no distrito de Hornsey, no norte de Londres, nos antigos estábulos atrás do Railway Hotel. Em 1954, a fábrica foi dividida em duas partes: Lotus Engineering e Team Lotus. Então, cinco anos depois, formou-se um grupo com o mesmo nome, representado pela Lotus Cars Limited e Lotus Components Limited. Eles se dedicavam à fabricação de carros de vários tipos. Em 1971, a organização Lotus Components Limited recebeu um novo nome (Lotus Racing Limited), após o qual encerrou suas atividades.

A segunda fábrica foi transferida para Cheshunt em 1959 e, a partir de 1966, assumiu um local modernizado com um centro de testes em Hethel. Foi um campo de aviação convertido da Segunda Guerra Mundial, e sua pista serviu como pista de teste. Após a morte do fundador Colin Chapman em 1982, a empresa entrou em um período de instabilidade financeira. Portanto, a fábrica foi comprada pela General Motors Corporation, que posteriormente a revendeu para Romano Artioli e DRB-HICOM. A marca é atualmente propriedade da organização internacional Geely da China e seu acionista Etika Automotive.

Ao longo de sua existência, a marca teve apenas um logotipo, mas com diversas modificações. Quase não mudou desde o seu início, mantendo seus elementos originais, cor e forma. Existem seis variações conhecidas do emblema.

1948 – 1984

Lotus Logo 1948-1984

O logotipo de estreia parecia um emblema redondo com uma linha prateada ao longo da borda. Dentro havia uma imagem abstrata de uma flor de lótus, um monograma e o nome da marca em letras maiúsculas. Os golpes eram nítidos e sutis. O triângulo tinha cantos arredondados e fundo curvo.

1984 – 1986

Lotus Logo 1984-1986

Após o primeiro redesenho do emblema, o monograma e o círculo desapareceram dele – restou apenas um triângulo esquemático, que, devido ao alongamento horizontal, parecia mais um oval. O preenchimento dentro da forma é verde e as letras e bordas são douradas. O título foi escrito em fonte serifada, com cada caractere empilhados uns sobre os outros. Essa técnica provavelmente foi usada devido à falta de espaço no logotipo.

1986 – 1989

Lotus Logo 1986-1989

Em 1986, os desenvolvedores devolveram o monograma, que estava presente na primeira versão.

1989 – 2010

Lotus Logo 1989-2010

Nesse período, a versão de estreia foi escolhida como logotipo, mas com um esquema de cores ligeiramente alterado. Preto e prata são coisas do passado, então o símbolo ficou muito mais colorido. Os desenvolvedores pintaram a inscrição e o padrão de letras acima dela em branco, o triângulo em verde, o círculo em amarelo e a moldura em cinza. Eles também mudaram o estilo do título para usar uma fonte com serifa fina.

2010 – 2019

Lotus Logo 2010-2019

O logotipo adquiriu três dimensões. Para elevar os lados do círculo, os designers alargaram a faixa de borda, aumentaram a cor cinza e adicionaram destaques a ela. Eles também escureceram a borda do círculo amarelo, tornando-o visualmente mais baixo do que a moldura. O triângulo no centro com cantos arredondados, que personifica a flor de lótus, os desenvolvedores delinearam com uma linha fina de prata e diluíram todas as letras.

2019 – presente

Lotus Logo 2019-presente

Com o advento da tendência de uma identidade simples e plana, a empresa aprovou uma versão lacônica do logotipo. Agora não há protuberâncias, listras e molduras de borda e luz branca nele. Predominam o amarelo e o verde. O primeiro é o círculo e todas as inscrições, o segundo é o símbolo de lótus. Além disso, o fone de ouvido foi substituído – tanto no monograma quanto na marca. Tornou-se mais rígido, largo e sem serifa.

Fonte e cores do logotipo

Lotus Emblema

O monograma do logotipo apareceu imediatamente. É constituído pelas primeiras letras do nome completo e apelido do fundador da empresa automóvel – “ACBC”. A abreviatura significa “Anthony Colin Bruce Chapman”. Mas seus sócios originais (os irmãos Allen) estavam convencidos de que o monograma era uma combinação das iniciais do fundador principal, complementadas por seus nomes e sobrenomes. Ou seja, eles acreditavam que havia uma abreviatura para “Michael Allen, Nigel Allen, Colin Chapman”.

As versões anteriores do logotipo usavam uma fonte serifada. Na versão atualizada, a palavra “Lotus” é escrita em um tipo grotesco forte e negrito, próximo a Wardrum Bold ou Lucifer Sans SemiExpanded Bold. A diferença está nos cortes oblíquos nas pontas das letras “L” e “T”. O primeiro tem uma perna cortada obliquamente, o segundo tem uma linha transversal superior.

Lotus Simbolo

A marca usou diferentes esquemas de cores em momentos diferentes. Se antes a paleta era escassa e monótona (preto, branco, prata), agora é brilhante e cativante (amarelo, verde, branco). A combinação atual fala da busca da empresa por otimismo, maior crescimento e desenvolvimento.