A Ford Motor Company tem uma divisão que leva o nome de um político americano. Esta é a Lincoln, uma marca de luxo com raízes que datam do início do século XX. Ele apareceu em 1917, quando Henry Martyn Leland desentendeu-se com o presidente da General Motors e saiu para iniciar sua própria produção. E cinco anos depois, o novo negócio foi declarado insolvente e passou para a posse da Ford.
Significado e história
O que é Lincoln?
Esta é uma série de carros de luxo de propriedade da Ford. Foi fundada pelo inventor Henry Martyn Leland.
Os carros da Lincoln sempre foram dirigidos por membros da classe alta da sociedade, incluindo estadistas americanos proeminentes. Em primeiro lugar, trata-se de limusines, que se tornaram o principal meio de transporte da elite. O logotipo da empresa ainda é considerado um símbolo de prestígio, poder e riqueza. Ele assumiu uma forma moderna depois que outra divisão da Ford, a Continental, foi integrada à marca Lincoln. Apesar da evolução, o design permanece reconhecível graças aos elementos cruciformes.
1917 – 1922
Um dos primeiros logotipos foi estilizado para se parecer com a fachada da Casa Branca, como evidenciado pela presença de um telhado triangular e colunas. Acima estava a inscrição “LELAND-BUILT”, e no centro, dentro de um oval irregular, estava o nome da marca. Ao longo da borda havia uma fita com um padrão listrado consistindo em muitas linhas paralelas.
O fundo foi decorado com dois ramos de oliveira – um símbolo de paz. Esta é uma referência ao Grande Selo dos Estados Unidos, pois a águia-careca também tem um ramo de oliveira na face. Obviamente, os designers tentaram conectar a identidade da marca Lincoln com um político de verdade.
1922 – 1939
Em 1922, Lincoln se tornou uma das divisões da Ford. Para indicar isso, o nome da empresa-mãe apareceu no logotipo. Ele foi escrito dentro de uma elipse usando uma fonte manuscrita. No meio estava o nome da marca de luxo e, no fundo, a palavra “DETROIT” (cidade onde ficava a sede da montadora). Os motivos patrióticos desapareceram porque o novo proprietário decidiu mudar radicalmente a imagem da marca.
1939 – 1954
O emblema ficou preto e redondo. De todas as inscrições, apenas o nome Lincoln permaneceu. Os desenvolvedores o tornaram branco e escolheram uma fonte diferente – com uma imitação de caligrafia caligráfica. Na metade inferior, um escudo triangular foi representado, dividido em quatro partes por duas linhas que se cruzam.
1954 – 1964
Em 1954, o esquema de cores mudou. O círculo tem uma moldura de anel marrom, enquanto a parte interna adquiriu uma tonalidade prateada. Além disso, os designers pintaram o escudo: a cruz ficou vermelha e as linhas horizontais dentro dos dois segmentos foram repintadas de azul.
1964 – 1972
Quando as divisões Lincoln e Continental se fundiram, eles precisaram de um novo nome de marca. Os desenvolvedores adaptaram o emblema Continental (estrela de quatro pontas), colocando-o dentro da letra prateada “H”. A imagem era tridimensional e estilizada como uma figura na grade do radiador.
1972 – 2012
Em 1972, o logotipo passou a ser dividido em duas partes. No topo havia uma cruz que cruzava a moldura retangular em quatro pontos. No final, estava a palavra LINCOLN – estrito, preto e sans serif. Todas as letras tinham a mesma largura de linha. Outra versão do logotipo usava as mesmas letras, mas com um emblema tridimensional de prata.
2012 – presente
Os designers encurtaram a cruz, então agora ela se encaixa perfeitamente em uma moldura retangular com bordas arredondadas. O gráfico está localizado à esquerda e é separado por uma linha vertical fina da frase “THE LINCOLN MOTOR COMPANY”. O nome da empresa está dividido em duas linhas.
Fonte e cores do logotipo
Há muita controvérsia sobre o significado do logotipo da Lincoln. Alguns estão convencidos de que se trata de uma bússola que aponta em quatro direções. Nesse caso, deveria simbolizar a expansão da empresa, sua vontade de vender carros pelo mundo. De acordo com outra versão, a cruz é uma estrela de quatro pontas retirada da marca Continental após a fusão das duas divisões. Então ele personifica prestígio, luxo, conforto e elegância em cada detalhe. Outra teoria é que a cruz foi emprestada do escudo que adornava o emblema de Lincoln dos anos 1950.
A fonte fina, nítida e limpa no logotipo da marca do carro é chamada Couture. Pelo menos ele se parece muito com ele. Este é um desenvolvimento do tipógrafo Chase Babb. O esquema de cores é limitado a preto e branco, o que torna a marca muito estilosa.
O que significa o logotipo da Lincoln?
O logotipo da Lincoln é baseado na estrela Continental, que começou a ser usada após a fusão das duas marcas. Simboliza o esplendor e a opulência dos veículos de luxo.
Qual é a cor do logotipo da Lincoln?
A cor básica do Lincoln Star é Gradient Silver. E para a marca nominativa, preto é usado.
Lincoln é um carro Ford?
Sim, Lincoln é realmente uma divisão da Ford.
Que tipo de carros a Lincoln fabrica?
A linha atual da montadora inclui crossovers compactos e médios, bem como SUVs de tamanho normal.