Lamborghini é um renomado fabricante dos carros mais rápidos do mundo. O criador do primeiro carro lendário – o Lamborghini 350 GT, que no período pós-guerra era um carro de luxo de alto desempenho. O fundador da empresa e seu proprietário direto foi Ferruccio Lamborghini. Um industrial e empresário que fundou a mais poderosa produção da época, que nos primeiros 10 anos de existência teve um sucesso avassalador.
Significado e história
O que é Lamborghini?
Lamborghini é um fabricante de automóveis italiano que está oficialmente registrado sob o nome Automobili Lamborghini SpA. É propriedade da empresa alemã Audi AG, que, por sua vez, pertence ao Grupo Volkswagen. A marca automotiva é mais conhecida por seus carros esportivos de luxo e SUVs.
A marca comercial europeia “Automobili Ferruccio Lamborghini SpA” foi registrada em 1963 na Itália. No mesmo período, a empresa ganhou logomarca própria, desenvolvida pelo dono da produção.
Um escudo triangular com a imagem de um touro furioso (em uma pose não clássica) e o nome de seu dono acima dele imediatamente chamou a atenção. Alguns encontraram semelhanças na forma e no tamanho do emblema com o logotipo do concorrente mais próximo – “Ferrari”. Outros estavam convencidos de que o touro é o signo astrológico do zodíaco (Touro) do próprio Ferruccio Lamborghini.
O animal foi associado à força, potência desenfreada, que, em princípio, correspondia à descrição dos carros produzidos pela Lamborghini. Sobre essa pontuação não houve comentários do próprio dono da empresa.
1953 – 1963
O logotipo desse período consistia em um triângulo. Mas não era apenas uma figura geométrica formada por três segmentos iguais que conectavam três pontos – ela também continha várias linhas internas. As listras encaixavam no meio e saíam exatamente dos cantos, dividindo o espaço em três triângulos alongados de ângulos agudos. Devido ao efeito visual espacial, uma pirâmide foi criada. Cada setor continha uma letra maiúscula. Era uma abreviatura do nome da montadora: “Ferruccio Lamborghini Cento”. Os símbolos eram finos, grotescos, com uma ligeira inclinação.
1963 – 1972
Desde a fase de formação da empresa e até o presente momento, o sinal do carro Lamborghini não mudou, mas apenas ligeiramente corrigido.
No início, o logotipo era preto e branco, o que estava diretamente relacionado às capacidades limitadas de produção. O emblema colorido e brilhante só podia ser visto em publicações impressas. Neles, o fundo do emblema era vermelho e o touro era preto.
Um lindo contorno preto do escudo e um logotipo criado adicionalmente – uma inscrição especial manuscrita em preto ou prata parecia muito apresentável e harmoniosa.
1972 – 1974
Em 1972, o logotipo da empresa foi modificado. As letras foram aumentadas de forma que o nome da empresa manufatureira consistisse apenas em letras maiúsculas, escritas em fonte Univers Black Oblique contra um retângulo amarelo.
A inscrição estava localizada diretamente dentro do escudo, acima da imagem de um touro em um fundo preto. Que ainda permaneceu na mesma posição de antes.
1974 – 1998
Durante sua existência, a empresa Lamborghini passou por vários momentos de crise. E um deles foi o declínio dos anos 70. Em seguida, a empresa foi declarada falida, após o que foi comprada pelos irmãos Mimran.
Em 1987, a Lamborghini passou para as mãos da empresa americana Chrysler. Neste contexto, o emblema da marca está a ser modificado, assume contornos completamente diferentes. O logotipo da marca torna-se lacônico. O sinal agora está escrito em negrito e itálico, cada letra tem contornos limpos. As letras são muito semelhantes às da fonte Neue Helvetica Paneuropean 83 Extended Heavy Oblique. Este sinal de carro foi usado por apenas 7 anos, quando a marca Lamborghini era propriedade de uma empresa americana.
Em 1994, há um retorno ao logotipo original.
1998 – presente
Em 1998, as ações foram vendidas ao novo proprietário – Audi. Isso implicou mudanças fundamentais não apenas nos princípios de toda a empresa. As inovações afetaram tanto o processo de produção quanto as mudanças no design do carro.
A gerência decidiu reformular a marca do logotipo também. O trabalho foi confiado à agência alemã “KMS Team”.
O objetivo das inovações é aumentar a atenção aos carros ultramodernos, para atrair novos clientes para a compra de carros super rápidos. No decorrer do trabalho, as proporções do escudo e o tamanho do touro foram mudando. Mas, como antes, o sinal do carro incorpora força, graça e poder.
Fonte e cores do logotipo
Quanto à fonte – a letra da marca Lamborghini, é apenas uma das formas de chamar a atenção para os carros que podem atingir velocidades superiores a 350 km por hora. Foi esse o objetivo que o criador perseguiu, que apostou nesta atenção especial.
Em diferentes momentos, a inscrição tornou-se mais perceptível e expressiva, então, em relação ao tamanho do animal na logomarca, ficou um pouco menor. Tudo dependia de vários fatores, inclusive dos anseios dos então proprietários da empresa, dos quais, desde 1963, existiam pelo menos 8.
Cada elemento de cor do logotipo do carro é simbólico. Preto e dourado são identificados com confiabilidade e aristocracia, essas são cores clássicas que muitas pessoas gostam.
Já o vermelho, que estava presente no logotipo original da Lamborghini, era muito usado nas campanhas publicitárias do fabricante. Essa cor está diretamente associada às touradas, da qual Ferruccio Lamborghini fazia parte. Provavelmente, esse é o motivo da posição atípica do animal em movimento, semelhante ao movimento de um animal zangado no campo ao ver um toureiro com um mulete.
Aliás, é mera coincidência, mas a empresa já lançou mais de um carro, cujos nomes estão correlacionados com a tourada:
- Lamborghini Murcielago – supercarro produzido de 2001 a 2010. O nome do carro se traduz como “touro famoso”.
- Miura Lamborghini, carros produzidos de 1966 a 1973. Lamborghini Islero (anos de produção: 1968 – 1969). Lamborghini Bravo é um carro que não foi lançado em produção em massa devido à crise. Lamborghini Urraco é um carro produzido pela Lamborghini por 9 anos, de 1970 a 1979. Lamborghini Jalpa é uma das modificações dos modelos anteriores, um carro produzido de 1981 a 1988.
Cada um dos nomes nada mais é do que uma variedade de raças dos touros de luta mais poderosos e ágeis.
- Lamborghini Espada – carros produzidos em três séries diferentes de 1968 a 1978. O nome significa na tradução do espanhol – “espada do matador”.
É por isso que muitos acreditam que a localização do animal no emblema do carro Lamborghini indica com precisão o caráter elitista de cada carro produzido em diferentes períodos de existência da empresa.
O que significa o logotipo da Lamborghini?
O logotipo do touro simboliza energia desenfreada, poder selvagem e força desenfreada, características que são características dos carros Lamborghini de alto desempenho. De acordo com outra versão, o touro denota a constelação do zodíaco de Touro, sob a qual nasceu o fundador de Ferruccio Lamborghini.
Qual animal está no logotipo da Lambo?
O logotipo da Lamborghini retrata um touro bravo. O animal com chifres parece estar se preparando para atacar. Os artistas detalharam os músculos salientes, chifres afiados, pernas poderosas, mas estilizaram o touro como uma estatueta dourada.
A Lamborghini tem um touro em seu logotipo?
Sim, o touro é a peça central do logotipo da Lamborghini. Ele é retratado dentro de um escudo triangular preto, cercado por uma moldura dourada. O nome da empresa está escrito acima da figura do animal.