Significado e história
O emblema da empresa automobilística e de motocicletas foi desenvolvido em 1953, simultaneamente aos planos de expansão da gama. A marca registrada é baseada no nome da empresa abreviado – KTM, do alemão Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen (Kronreif Trunkenpolz Mattighofen). Desde o momento de seu aparecimento até os dias atuais, mudou nove vezes, mas sempre representou uma abreviatura.
1953 – 1954
O logotipo de estreia consistia em um tigre passando por um anel com as letras “KTM” nele. Embora essa opção não tenha sido oficialmente aprovada, ela teve um papel significativo na história dos emblemas da empresa e explica como a abreviatura e o círculo se relacionam em outras versões. O fato é que um anel é um símbolo ambíguo que denota uma parte interna, uma roda e um movimento. E o tigre simboliza poder e energia.
1954 – 1958
O logotipo oficial foi aprovado no ano em que o workshop foi relançado como uma grande empresa. A marca apresenta um oval laranja com letras em azul marinho no meio e um semicírculo para indicar uma curva fechada.
1958 – 1962
Em 1958, os designers propuseram outra opção – minimalista. Possui apenas letras pretas sobre fundo branco, circundadas por uma linha fina e escura. A abreviatura é ligeiramente itálico, itálico, mas o estilo de escrita é estrito, geométrico, com um “T” alto saliente. Esta versão serviu de modelo para todas as mudanças subsequentes na identidade visual da marca.
1962 – 1978
A cor apareceu no emblema desse período. Além disso, são novas cores que não estavam nos primeiros logotipos: uma combinação de azul e branco. A forma oval do sinal permaneceu inalterada, mas as letras foram corrigidas. Eles agora estão mais grossos, claros e conectados na parte inferior.
1978 – 1989
Em 1978, uma pequena reformulação foi realizada. Como resultado, uma inscrição atarracada apareceu no emblema em um fundo azul escuro – em um oval alongado com borda dupla. No estilo, esta opção parece mais restrita do que as anteriores.
1989 – 1992
1989 trouxe uma mudança dramática. Os desenvolvedores removeram a moldura e a oval, deixando a abreviatura aberta. As letras agora são azuis, a ponta do “T” é alongada e cobre o “K” e o “M” adjacentes ao meio. O slogan “Diversão em Movimento”, escrito em vermelho, apareceu sob o nome da empresa. À esquerda da abreviatura, há um sinal gráfico em forma de semicírculo, alinhado com muitas listras finas azul-avermelhadas.
O emblema era um semicírculo cortado em muitas linhas finas e era de duas cores, refletindo o estilo das letras com uma parte superior azul e inferior vermelha.
1992 – 1996
As mudanças da época afetaram apenas o lema: foi substituído pela palavra “Motos”. Isso foi feito para indicar a gama de produtos a serem produzidos.
1996 – 1999
Em 1996, a marca recebeu um logotipo em sua cor de estreia – laranja. Além disso, esta versão voltou a ser minimalista, porque o slogan e o sinal gráfico desapareceram dela. Agora é uma sigla simples em um fundo branco. Conforme concebido pelos designers, expressa a energia e o dinamismo do fabricante.
1999 – 2003
Outra mudança de cor ocorreu: agora as letras são pretas. E o laranja mudou para o fundo, que consiste na palavra “Motocicletas esportivas”.
2003 – presente
O logotipo atual é uma repetição idêntica ao anterior, mas sem inscrição adicional.
Fonte e cores do logotipo
O elemento básico da identidade visual de uma marca são as letras, então poucos gráficos foram usados. Representa uma oval ou semicírculo, dependendo do ano em que o logotipo apareceu.
Em todas as versões, exceto nas duas primeiras, as inscrições são feitas em uma fonte estritamente individual. Letras maiúsculas, lisas, sem serifa, com cantos agudos. Os emblemas refletem as cores corporativas da empresa: laranja, azul, preto, vermelho e branco.