Kawasaki é uma conhecida marca japonesa, fundada em 1896. É uma das maiores empresas industriais do mundo, fabricando motocicletas, jet skis, tratores, trens, quadriciclos, robôs e outros equipamentos. Agora é uma empresa de transporte e produção de tamanha escala que tem duas sedes. Um está localizado em Tóquio, o outro está em Kobe. O fundador da empresa industrial é Kawasaki Shōjo, que deu à empresa seu próprio sobrenome, que mais tarde foi tomado como base para os símbolos corporativos.
Significado e história
A carreira da empresa começou com a construção naval e aeronáutica, bem como com a reparação do transporte ferroviário. Mas nos anos do pós-guerra, o Japão, como lado perdedor, foi obrigado a não liberar aeronaves, impondo uma moratória nessa direção. Todos os equipamentos foram desmontados e retirados do país, e milhares de pessoas perderam seus empregos.
Para salvar o dia, Kawasaki decidiu treinar novamente. No final da década de 1950, ela comprou a falida fabricante de motocicletas Meguro Manufacturing e mudou-se para uma direção técnica diferente. Assim começou a formação de uma marca de motocicletas com uma marca individual, que rapidamente se tornou reconhecida em todo o mundo. Ao longo dos anos, mudou apenas uma vez.
1961 – 1976
O emblema de estreia da transportadora contém uma pista desportiva com várias faixas largas. Essa é uma indicação direta da direção esportiva do trabalho, já que nos primeiros anos a empresa focava nas motocicletas, fazendo das motocicletas o padrão de qualidade e ergonomia.
No centro das pistas, dobradas em forma de curva, encontra-se uma bandeira de sinalização com a qual dão início à competição. O painel principal é branco, enquanto as bordas e o eixo são amarelos. O nome de Kawasaki está em uma caixa preta forrada.
1976 – presente
Depois de uma expansão em larga escala da base técnica e do sortimento, o fabricante decidiu abandonar o tema esportivo refletido no logotipo e torná-lo universal. Como resultado de um grande rebranding, a marca japonesa ganhou um novo simbolismo. Além disso, foi apresentada uma embalagem completa – do estilo corporativo ao rótulo oficial.
Fonte e cores do logotipo
A versão moderna consiste em texto. Ele usa o nome da empresa em um estilo estrito. “K” não é apenas a letra inicial da palavra – é também uma espécie de sinal gráfico com uma grande perna reta e um elemento em zigue-zague.
O nome no logotipo é escrito em maiúsculas. As letras não têm serifas – parecem caracteres perfeitamente uniformes, não se projetando um iota além da borda indicada. As únicas exceções são “k” e “i”, cuja altura coincide com a primeira letra da palavra. A paleta de cores do logotipo inclui preto, branco, escarlate (anteriormente) e vermelho brilhante (agora).