Jaguar é uma marca comercial da Jaguar Land Rover Ltd, que pertence à holding indiana Tata Motors Limited. Suas raízes remontam a 1922, quando dois amigos fundaram o Swallow Sidecar para fabricar carros laterais. Poucos anos depois, esse negócio foi extinto e um novo projeto tomou seu lugar – SS Cars Ltd. O primeiro carro da marca SS Jaguar foi produzido em 1935.
Significado e história
O que é Jaguar?
Esta marca faz parte da holding britânica Jaguar Land Rover Automotive PLC desde 2013. Mas apareceu muito antes – em 1935, quando o fabricante de sidecars para motocicletas Swallow Sidecar Company apresentou seu primeiro carro chamado Jaguar. Prevê-se que a partir de 2025 apenas sejam produzidos carros elétricos com esta marca.
William Lyons, o criador da SS Cars Limited, registrou o nome Jaguar Cars Ltd em 1938, mas essa época não chegou até 1945. No período do pós-guerra, a abreviatura “SS” foi associada à organização nazista do mesmo nome, portanto, um rebranding foi decidido na assembleia de acionistas. Ao mesmo tempo, a linha de carros ficou conhecida como Jaguar sem o prefixo “SS” e mudou seu antigo logotipo abstrato para a imagem de um predador saltitante. Este símbolo foi desenhado a partir do mascote do capô que apareceu em 1938.
A primeira estatueta não teve sucesso: William Lyons chegou a compará-la a um gato que havia sido expulso da cerca. Para criar uma versão “anatomicamente correta”, o proprietário da empresa confiou o desenvolvimento da decoração do radiador ao escultor Bill Rankin. O mascote foi aperfeiçoado pelo ilustrador automotivo Frederick Gordon Crosby e lançado em 1938. Ele também se tornou a base para a maioria dos emblemas da Jaguar.
1922 – 1945
O antecessor da empresa que agora detém a marca Jaguar costumava fazer carrinhos de bebê motorizados no passado e era chamado de Swallow Sidecar. Seu logotipo era composto por várias partes: no centro havia um círculo azul com uma borda circular vermelha e uma inscrição amarela “Swallow Sidecar Company”, e ao longo das bordas havia duas asas de pássaro com penas.
1945 – 2001
Em 1945, William Lyons renomeou seu negócio para Jaguar Cars Ltd para que a sigla “SS” não fosse uma reminiscência da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, foi adotado o emblema, recebido na década de 1980. nome não oficial The Leaper. Outra versão de seu nome é Leaping Jaguar. Era o perfil de um mascote de chapéu: a imagem de um animal predador no momento de um salto. Para ilustração, os designers usaram apenas duas cores: preto (contorno) e branco (base). Na parte inferior, estavam as letras JAGUAR verde-escuro, compostas por bonés com serifas curtas e nítidas.
2001 – 2012
A Ford Motor Company, que possui a marca Jaguar desde 1989, fundiu-se com a Land Rover em 2002 para formar a Jaguar Land Rover Limited. Em seguida, ela atualizou o logotipo, para o qual pediu ajuda à The Partners. Os designers estudaram muitos brasões para entender a aparência dos animais heráldicos. Depois disso, um escultor profissional criou um mascote de carro, tornando-o mais sutil, dinâmico e gracioso. Foi ele quem se tornou a base do novo emblema. O tipo de letra também mudou: o negrito serif serifado foi substituído pelo grotesco.
2012 – presente
O logotipo atual é essencialmente uma estatueta do Leaping Jaguar digitalizada e digitalizada em 3D. Ele tem uma sombra projetada e preenchimento de metal que faz com que a imagem pareça tridimensional. A inscrição adjacente é desenhada no mesmo estilo, com as letras comprimidas e esticadas horizontalmente.
O mascote da empresa é usado apenas como emblema e não é mais encontrado no capô dos carros novos. Isso se deve a uma lei aprovada pela União Europeia em 2005 para a segurança de pedestres. No entanto, o fabricante continua a colocar o símbolo icônico na grade, nas rodas e na traseira do carro, dando ao Leaping Jaguar uma forma plana. Às vezes, na grelha, você vê outro ícone: a cabeça de um jaguar rugindo dentro de um círculo.
Em qualquer caso, o animal representa força, elegância e graça. No logotipo principal, o predador se prepara para dar um salto rápido, para que a imagem pareça dinâmica. A velocidade é melhor definida por elegantes veículos Jaguar.
Fonte e cores do logotipo
Até 2001, a empresa usava uma fonte serif que agora é conhecida como Jaguar JC. A empresa então mudou para uma fonte sans serif, optando por uma versão modificada do Optima. O autor da versão original é Hermann Zapf. Ele criou a Optima em 1958, inspirado nas inscrições nas lápides do Renascimento.
O logotipo atual tem um preenchimento metálico, por isso a palavra “JAGUAR” tem o mesmo estilo das letras dos veículos XJ. Está escrito em uma fonte corporativa desenvolvida pelo estúdio tipográfico Fontsmith.
As cores dominantes são cinza e prata em tons diferentes. Os adicionais são branco e preto. O gradiente confere plasticidade e dinamismo à imagem, fazendo com que pareça o antigo mascote do boné Jaguar saltando. A paleta fria cria o efeito de um brilho metálico e está associada ao luxo, nobreza e modernidade.
O que o logotipo da Jaguar representa?
A silhueta de um predador saltitante no logotipo da Jaguar representa velocidade extrema, pois esta é a principal característica dos carros produzidos sob esta marca. E o animal simboliza rapidez, força, resistência e superioridade. Mostra que os carros Jaguar não têm medo da concorrência e dominam as estradas.
Por que a Jaguar mudou seu logotipo?
A Jaguar mudou seu logotipo para comemorar a estatueta do radiador, que foi recentemente banida por motivos de segurança de pedestres. A empresa digitalizou a silhueta do mascote e a transformou em uma imagem tridimensional, mantendo todas as proporções e brilho prateado.