A Iveco (ou IVECO S.p.A.) é um fabricante italiano de veículos comerciais: ônibus, caminhões de várias tonelagens, veículos para construção e pedreiras, caminhões de bombeiros e muito mais. Foi fundada em 1975. A empresa era baseada em cinco firmas: uma alemã (Magirus-Deutz), uma francesa (Unic) e três italianas (Fiat, Lancia, OM). Eles se uniram para produzir equipamentos especializados de qualidade. A empresa agora é propriedade da CNH Industrial e está sediada em Torino (Piemonte).
Significado e história
A empresa resultante da fusão foi oficialmente registrada em janeiro de 1975. Após a fusão de cinco empresas numa só, iniciou as atividades ativas, uma vez que foi criada para racionalizar a gama existente. A empresa aumentou sua capacidade de produção e expandiu sua rede de revendedores, que já soma mais de 5.000 pontos de venda e serviços em mais de 160 países ao redor do mundo.
Além disso, a nova estrutura deu início ao desenvolvimento próprio de motores para caminhões pesados e ônibus, introduziu diversas linhas pessoais, oferecendo excelentes veículos comerciais aos clientes. Para aumentar a credibilidade e ganhar a confiança do consumidor, ela patrocinou repetidamente vários eventos internacionais: os Jogos Olímpicos, copas esportivas, expedições, campeonatos, corridas, etc.
Em seu centro de desenvolvimento, a Iveco introduziu muitas inovações técnicas relacionadas aos motores. E seus carros EuroCargo e EuroTech foram premiados com o título de Caminhão do Ano em 1992 e 1993. Em 2000, sua van Daily foi reconhecida como a melhor de sua classe, recebendo um prêmio no Salão Internacional do Automóvel de Amsterdã. No decorrer do desenvolvimento, a empresa comprou firmas do setor, abrindo novas linhas de montagem. Gradualmente, incluiu também fabricantes ingleses, austríacos e outros. Ele também firmou muitos acordos com empresas no exterior.
Graças a esta abordagem criteriosa e atividade vigorosa, a empresa se popularizou, por isso é bem conhecida em todos os cantos do mundo. O primeiro logotipo corporativo foi apresentado imediatamente após a inauguração – em 1975. Ele refletiu os elementos da identidade das empresas pertencentes ao grupo geral. Durante todo esse tempo, ela teve quatro emblemas.
1975 – 1977
A versão de estreia do logotipo consistia em uma moldura quadrada com vários elementos localizados dentro dela. O maior é um retângulo diagonal dividido em duas partes por uma fina faixa branca. A figura superior parecia um pequeno retângulo horizontal, e a inferior continha a inscrição “IVECO” em maiúsculas sem serifa. A paleta principal consistia em cores azuis e brancas profundas.
1977 – 1979
Após o redesenho, o nome da empresa foi movido para fora do ícone gráfico, que os desenvolvedores reduziram de tamanho. Ao contrário, ampliaram a inscrição e posicionaram do lado direito, mantendo a mesma fonte – maiúscula, negrito, lisa, recortada.
1979 – 1980
Em 1979, a identidade da montadora recebeu três grandes mudanças. Primeiro, a cor do ícone desapareceu e apenas as linhas de contorno permaneceram coloridas, enquanto o espaço interno tornou-se branco. Em segundo lugar, um azul profundo (cobalto) foi transformado em azul-violeta pastel. Terceiro, a fonte tornou-se elegante e aerodinâmica devido aos cantos arredondados.
1980 – presente
A empresa dispensou o ícone gráfico, deixando apenas o nome como sinal de identidade visual. A palavra “IVECO” é grande, mas não mudou – a fonte permanece a mesma. Mas a cor mudou – tornou-se azul escuro.
Fonte e cores do logotipo
O retângulo chanfrado, dividido em dois por uma linha branca, é a primeira letra estilizada do nome da empresa Iveco. O símbolo “i” é inclinado e um pequeno retângulo é usado em vez do ponto clássico. Nas primeiras versões do logotipo, ele tinha um preenchimento sólido e, em seguida, tornou-se branco com um contorno azul.
Para o logotipo, os designers primeiro escolheram a fonte Gill. Em 1979, eles mudaram a fonte para se parecer com o Neo Sans. Mas o esquema de cores do logotipo é estável. Em todos os momentos, consistia em uma combinação de branco e azul (em várias variações de tonalidade).