A empresa japonesa Isuzu fabrica caminhões e veículos comerciais. Ao mesmo tempo, a base de seu sortimento são picapes e SUVs de vários modelos – por exemplo, Rodeo ou D-Max. Anteriormente, os carros de passageiros eram produzidos sob a marca Isuzu, mas a forte concorrência forçou o fabricante a deixar o segmento de mercado super popular em 1993.
Significado e história
A Isuzu é a primeira fabricante de automóveis no Japão. Tudo começou com uma parceria entre a Tokyo Gas and Electric Industrial Company e a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engineering Co., Ltd., que uniram forças em 1916. Seu objetivo era um projeto conjunto – a produção de automóveis de passageiros.
Em 1923, o país foi abalado pelo mais forte terremoto que destruiu toda a infraestrutura. Veículos pesados foram necessários para reconstruir as cidades. Foi fornecido pelas firmas americanas Ford e GM. Mas o estado queria desenvolver a produção nacional, por isso uma comissão especial recomendou iniciar a produção de um “carro do povo”. Recebeu o nome de Isuzu em homenagem ao rio que passa pelo Grande Santuário de Ise. Ninguém queria implementar esse plano: algumas empresas realmente avaliaram seus pontos fortes e entenderam que não dariam conta, enquanto outras temiam que o carro não fosse competitivo.
O primeiro caminhão Isuzu entrou no mercado em 1934. Ao mesmo tempo, seu fabricante Ishikawajima Automotive Works renomeou-se para Isuzu, confirmando a seriedade de suas intenções. Posteriormente, a empresa japonesa passou por várias fusões e redesenhada para fabricar motores a diesel. Na verdade, de 1949 a 1953, ela fez exatamente isso. Seu nome era apropriado: Isuzu Motors Ltd. A empresa então voltou ao negócio automotivo com o Hillman Minx (licenciado pelo Rootes Group) e Bellel (o primeiro modelo desenvolvido por ele mesmo).
Agora, o nome completo da empresa soa como Isuzu Jidōsha Kabushiki-Kaisha e tem uma tradução alegórica: “cinquenta sinos tocando em harmonia e celebração.” Talvez esta seja uma referência a um santuário local – o Grande Santuário de Ise, localizado no rio Isuzu. O símbolo do templo em forma de hieróglifos adornava o capô de alguns carros na segunda metade do século XX. O logotipo moderno parece muito mais simples: ele contém apenas letras vermelhas em inglês.
1916 – 1949
Historicamente, o caminhão Isuzu foi criado apenas em 1934. Além disso, os fabricantes não se importavam com sua identidade, por isso não possuía símbolos visuais.
1949 – 1974
O primeiro logotipo da marca apareceu após a Isuzu Motors Ltd. entrar no mercado. Surgiu em 1949 por meio de muitas fusões, mas não começou a produzir carros até 1953. Naquela época, um logotipo de várias peças com uma base vermelha redonda era usado. Continha uma inscrição manuscrita “Isuzu” (acima) e o símbolo do santuário mais antigo, o Grande Santuário de Ise, hieróglifos (abaixo). Os caracteres japoneses escritos estavam dentro de um oval azul com uma borda branca com nós. Pequenas asas com três “penas” foram representadas ao longo das bordas do círculo.
1974 – 1991
A criação da nova logomarca foi precedida de mudanças na estrutura da empresa. Em 1971, a Isuzu vendeu pouco menos da metade de suas ações para a GMC para ter acesso ao mercado automotivo americano. E em 1974, ela apresentou o carro Isuzu Gemini, baseado na plataforma GM T. Os designers tiveram que desenvolver uma nova marca especialmente para ele, porque a antiga era desproporcionalmente estreita.
Foi assim que apareceu um quadrado vermelho com a imagem de dois “pilares” brancos – trapézios retangulares direcionados com seus lados pontiagudos para cima. As formas geométricas internas eram imagens espelhadas umas das outras e simbolizavam o desenvolvimento da marca, seu desejo de acompanhar os tempos. Um pouco mais abaixo no quadrado estava a palavra branca “ISUZU”. Este emblema adornou os carros até o início dos anos 1990.
1991 – presente
O logotipo foi simplificado para letras vermelhas curtas. Agora a empresa limita-se ao texto “ISUZU”, colocando-o na porta da bagageira, carroceria e grades do radiador. As letras são ligeiramente achatadas e arredondadas nas pontas. Ao mesmo tempo, “S” e “Z” são muito semelhantes, como cópias espelhadas um do outro.
Fonte e cores do logotipo
O antigo símbolo da marca adotado no início da colaboração com a General Motors tem vários significados. Segundo a versão oficial, esta é uma expressão gráfica do crescimento da empresa. Outros vêem isso como a interpretação do autor da marca de qualidade. E alguém considera as duas “colunas” brancas uma estilização do primeiro hieróglifo da palavra Isuzu, escrita em japonês. Em todo caso, não importa mais, porque a montadora agora usa um logo de texto que não causa confusão.
Quando os designers projetaram a marca nominativa Isuzu, eles criaram as letras do zero. O resultado são letras elegantes com cantos arredondados. “S” e “Z” têm a mesma forma, apenas direcionados em direções diferentes. Com base no logotipo da marca, os tipógrafos da Iconian Fonts criaram uma fonte semelhante chamada Usuzi.
A chamativa cor vermelha está em parte relacionada à bandeira do Círculo Solar do Japão. De acordo com as tradições locais, simboliza prosperidade e paz.