A marca Infiniti é um projeto da montadora japonesa Nissan Motor. A empresa do Leste Asiático se estabeleceu nos Estados Unidos durante a crise de combustível, durante a qual os carros americanos poderosos caíram em desgraça e deram lugar a carros mais leves e mais econômicos. Quando a crise passou, os interesses de compra mudaram. Portanto, a Nissan teve que tomar decisões urgentes para não perder sua participação no mercado. A empresa iniciou o desenvolvimento secreto e criou um novo carro Infiniti promissor, apresentado no segmento de luxo. Isso aconteceu em 1989.
Significado e história
O que é Infiniti?
A Infiniti faz parte da empresa japonesa Nissan Motor Co., Ltd. Desde 1989, os carros premium são produzidos sob esta marca. Eles foram originalmente destinados ao mercado dos EUA e se opunham aos carros Acura e Lexus. Notavelmente, não há Infiniti no próprio Japão e nunca houve – os produtos desta marca são apenas para exportação.
A marca de carros premium foi batizada de Infiniti, o que é consonante com outra palavra da língua inglesa – Infinito. Os especialistas que se empenharam em nomear substituíram a última letra “y” por “i” para mostrar as perspectivas da marca, seu desejo de ir além do quadro geralmente aceito. Nesse caso, o valor original (“infinito”) também foi levado em consideração. Expressou o desejo de produzir uma linha de carros potentes e elegantes com características técnicas promissoras. Este é o modelo que os engenheiros da Nissan desenvolveram em 1989. No mesmo ano, a marca foi registrada, dezenas de concessionárias foram abertas em todo o país e, pela primeira vez, os motoristas viram o logotipo oval prateado que parecia um Pac-Man invertido.
Em preparação para o lançamento da marca Infiniti, a matriz anunciou um concurso para o melhor logotipo e slogan para o novo projeto. A opção vencedora foi oferecida pela agência de publicidade Lippincott Mercer. Os criativos criaram um emblema em forma oval com um ângulo interno. Inicialmente, supôs-se que deveria simbolizar a estrada que vai longe. E a figura elíptica, segundo os designers, personificava o globo. Então, eles queriam brincar com a palavra “infinito”, literalmente representando uma estrada sem fim.
Mas logo antes da apresentação, alguém destacou que o ângulo ascendente é semelhante ao Fujiyama, a montanha mais alta do Japão. O oval, por sua vez, lembrava o sol poente. Os criadores do logótipo não abandonaram esta interpretação e utilizaram a descodificação proposta para ganhar o concurso para a melhor marca Infiniti. Os executivos da Nissan ficaram muito satisfeitos com a ideia do Fujiyama, então o emblema da Lippincott Mercer foi adotado quase inalterado.
O símbolo gráfico atual é estilizado como estatuetas em radiadores de automóveis. Possui um leve brilho metálico, que foi conseguido devido à diferença de cores: o padrão é contornado em cinza escuro nas bordas, e mais próximo ao meio, a tonalidade torna-se mais clara para o branco. Linhas fortes em torno das bordas criam um efeito 3D. Na versão completa, o logotipo é complementado com a palavra “INFINITI”. O nome da marca registrada é cinza, sem contornos. Os traços em todas as letras têm aproximadamente a mesma espessura. Não há serifas decorativas, bem como arredondamentos, o que faz com que os caracteres pareçam retangulares. Essa geometria estrita equilibra visualmente o elemento oval.
Fonte e cores do logotipo
A Nissan Motor Company incorporou na marca Infiniti seu amor por tecnologia, brilho e originalidade. Isso se reflete não apenas nos carros premium, mas também no logotipo, que parece tão sofisticado quanto todos os produtos de marca. Um signo único em termos de design pode ser interpretado de diferentes maneiras. Alguns a veem como a montanha mais alta do Japão, outros notam uma semelhança óbvia com uma estrada que se estende ao longe e ainda outros acreditam que o ângulo na parte inferior da elipse se parece com um V invertido (um sinal de vitória). Independentemente da interpretação, o emblema pode ser visto como um símbolo da busca por novos horizontes. Afinal, o crescimento e o avanço são os valores fundamentais da marca de automóveis.
É conhecido por fontes oficiais que o emblema Infiniti foi inspirado por uma figura algébrica chamada lemniscata. Esse termo existia na Grécia antiga: o chamado arco, que prendia a coroa dos vencedores em competições esportivas. Agora, a lemniscata é usada por matemáticos. É uma linha curva em forma de símbolo do infinito.
O nome da marca não está incluído no símbolo gráfico, mas está localizado abaixo da parte inferior. Está escrito em uma fonte sem serifa que lembra o Josef Pro Bold projetado por Ingo Zimmermann. Outra opção semelhante é Frutiger Next Pro Condensed Bold de Adrian Frutiger. Todas as letras têm a mesma largura de traço. A palavra parece minimalista, o que lhe confere um charme especial. Uma fonte semelhante é usada pela Nissan Motor, ou seja, estamos falando sobre herança parcial de logotipos.
A paleta de cores também combina: o Infiniti, assim como a Nissan, tem uma tonalidade metálica. Os designers combinaram cinza, prata e branco para criar um emblema que enfatiza o estilo de alta qualidade dos carros.
O que significa o logotipo INFINITI?
Lippincott Mercer, que projetou o logotipo da Infiniti, fez com que parecesse uma estrada que vai até o horizonte. E a parte oval, de acordo com o conceito original, deveria simbolizar o globo. Então alguém notou que o triângulo apontando para cima parecia um pico de montanha. Portanto, os designers decidiram mudar a interpretação do emblema e começaram a dizer que era Fujiyama.
Qual é a fonte do logotipo da Infiniti?
A fonte do logotipo Infiniti é muito semelhante ao Frutiger Next Pro Condensed Bold projetado por Adrian Frutiger. Este é um grotesco simples, que consiste em linhas retangulares da mesma espessura.