Em 1967, um grupo de investidores de Indiana, incluindo um dos fundadores da ABA, Richard Tinkham, e o agente esportivo Chuck Barnes, iniciaram a criação de um time profissional de basquete. O nome da futura equipe foi selecionado minuciosamente após discutir várias variantes possíveis.
Os habitantes de Indiana são apaixonados por dirigir rápido. O amor pelo movimento de alta velocidade passa pela história do estado. Por muitos anos, os cavalos foram o melhor tipo de veículo para as pessoas. Portanto, diferentes tipos de corridas de cavalos eram extremamente populares em todo o mundo. Com o tempo, o animal popular foi substituído por um cavalo de ferro, criando a nova era do automobilismo. A corrida Indy 500 foi uma das competições mundiais de maior prestígio. Os fatores mencionados acima determinaram o nome do futuro clube – Indiana Pacers. Chuck Barnes era um apaixonado por corridas e um agente de pessoas famosas, envolvido em esportes a motor. O homem teve um papel significativo na decisão final do nome da equipe.
Deve-se mencionar que a pertença geográfica da equipe causou hesitações do fundador: elas se tornariam uma equipe da cidade (Indianapolis Packers) ou do estado (Indiana Pacers)? Para popularizar o basquete, a idéia de organizar partidas de exibição em diferentes cidades do estado foi reivindicada durante a temporada. Ele determinou o nome final do clube.
Significado e História
O que é Indiana Pacers?
O Indiana Pacers é um time profissional de basquete dos Estados Unidos que joga pela National Basketball Association. Ela representa a Divisão Central e é membro da Conferência Leste. A franquia foi fundada em 1967 e fazia parte da American Basketball Association. Sua transição para a NBA ocorreu em 1976, após a fusão das antigas e novas organizações de basquete.
Enquanto alguns clubes mudam completamente de estilo, outros mantêm as mesmas cores, fontes e uniformes, mas apresentam outras opções. Após a aparição da equipe em 1967, ela imediatamente recebeu um logotipo pessoal, que consistia em dois elementos básicos: uma mão e uma bola. Por mais de 50 anos de carreira do clube, esse emblema nunca mudou drasticamente: sempre teve uma forma original e refletia os principais atributos do basquete. Durante o longo período de existência do Indiana Pacers, ela teve cinco logotipos.
1967 – 1976
A versão de estreia mostra um braço alongado jogando uma bola de basquete. Juntos, eles formam a capital “P” – a primeira letra da palavra “Pacers”. Ela é levemente inclinada para a direita – as principais cores do logotipo: branco, amarelo limão e azul escuro.
1976 – 1990
Após o redesenho, a inscrição “INDIANA PACERS” apareceu no emblema. É constituído por duas linhas e é colocado à direita, sob o cabeçalho da letra “P.” Os artistas também trabalharam com a paleta, alterando-a para o lado abafado: o limão ficou amarelo e o cobalto ficou azul neutro.
1990 – 2005
O logotipo anterior foi explorado por cerca de 15 anos até. Em 1991, ocorreram mudanças dramáticas: listras alongadas apareceram no emblema, em vez da mão, que vão para a esquerda da bola. A parte da carta nesta versão é muito mais curta do que antes, o azul claro tornou-se quase azul-preto e, sob o “P”, existe apenas a palavra “PACERS”.
2005 – 2017
As atualizações deste período são mínimas. Os desenvolvedores redistribuíram as cores e os elementos básicos. Como resultado, na versão moderna, não há apenas a letra original com uma bola forrada, mas também vários anéis que os cercam. No centro, há um fundo branco, seguido por uma larga faixa amarela com bordas azuis. Acima, diz “INDIANA”, abaixo, “PACERS”. Une toda a linha cinza.
2017 – presente
O mais recente logotipo do Indiana Pacers foi introduzido em 2017. Combina a letra maiúscula azul “P” e a bola de basquete amarela de seu antecessor colocada dentro de um círculo amarelo aparado com letras azuis escuras “Indiana Pacers”. O círculo tem um contorno azul escuro e prateado.
Fonte e cores do logotipo
A versão atual segue as tradições do clube Indiana Pacers e repete exatamente o design do elemento principal – a capital “P” com a bola em vez da folga interna. A única diferença é a forma do rondel, que apareceu devido a uma combinação de tiras largas e estreitas.
O logotipo moderno usa uma fonte semelhante a FB Bold Italic. Seus autores são David Berlow e Morris Fuller Benton. O nome está escrito em fonte grotesca simples, com caracteres alongados. Em 1977, a versão serif foi aprovada, em 1991 – com caracteres arredondados, em 2006 – com letras retangulares picadas.
A paleta corporativa é representada por três cores: cinza PMS Cool Grey 5, dourado PMS 123 e azul escuro Pantone Color Matching System 282. Também é usado branco, o que não é mencionado nos documentos oficiais do clube.
Qual é o logotipo do Indiana Pacers?
Indiana Pacers tem um logotipo simples e direto. Ele retrata a letra P consistindo de uma perna larga azul escura e uma bola de basquete dourada com três linhas brancas. Ele é colocado no centro do círculo branco. É debruado com um anel de ouro com o nome do time de basquete, que é executado em um delicado grotesco. O clube usa este emblema desde 2017.
Quando os Pacers mudaram seu logotipo?
O logotipo do Indiana Pacers foi alterado pela última vez em 2017. Em seguida, à versão anterior (P maiúsculo em forma de bola), foi acrescentado um largo anel de ouro com o nome do time de basquete. Mas as mudanças mais dramáticas ocorreram no início - em 1990, quando os designers removeram o braço estendido do emblema e o substituíram por três listras horizontais.