Holden é uma empresa automotiva australiana que surgiu em 1856 e começou a fazer selaria e produtos de selaria. Em 1931, ela mudou para a fabricação de automóveis. Ao mesmo tempo, foi adquirido pela holding americana General Motors. Ele tornou a empresa sua subsidiária e rebatizou a General Motors-Holden. Em 1998, a montadora foi nomeada Holden Ltd e, em 2005, GM Holden Ltd. Seus fundadores foram representantes da família Holden – James Alexander e Edward. A matriz estava localizada em Port Melbourne (Austrália). No final de 2020, esta empresa, que produzia automóveis ligeiros principalmente com volante à direita, deixou de existir.
Significado e história
O que é Holden?
É um fabricante de automóveis de longa data que começou na Austrália em 1856 e era originalmente um fabricante de selas. Em 1931, tornou-se uma marca comercial da General Motors. GM decidiu liquidar Holden até 2021.
James Alexander Holden imigrou para a Austrália da cidade britânica de Walsall. Tendo aparecido lá em 1852, ele abriu uma oficina de selas e selas na cidade de Adelaide quatro anos depois. Em 1879, o filho do fundador, Henry James Holden, juntou-se aos negócios da família. Em 1885, o alemão H. A. Frost tornou-se sócio do negócio e, posteriormente, a empresa passou a se chamar Holden & Frost Ltd.
Muitos anos depois (em 1905), o neto de James, Edward Holden, assumiu o cargo. Ele iniciou o desenvolvimento ativo da empresa e recebeu vários pedidos, incluindo o conserto de estofados de automóveis. Então o jovem industrial começou a reequipar os chassis desatualizados, instalar carrocerias, esmerilhar e pintar. As exigências do período de guerra forçaram a empresa em 1917 a mudar completamente para a fabricação de carrocerias. Para fazer isso, Henry James Holden abriu uma nova empresa e em 1919 a registrou como Holden’s Motor Body Builders Ltd.
A empresa se especializou em carroceria por muito tempo, construindo três fábricas para isso: primeiro em Adelaide, depois em Geelong e em Woodville. Como resultado, tornou-se o fornecedor exclusivo de carrocerias para a General Motors. Eles eram adequados para plataformas de uma ampla gama de marcas de automóveis mundialmente famosas. Em 1926, uma estrutura expandida da empresa australiana General Motors Limited apareceu com oficinas de produção em muitas cidades do continente. Apenas a fábrica de Woodville, que produzia carrocerias e carros, permaneceu independente. A Holden’s Motor Body Builders Ltd. foi fundida em 1931. com a General Motors (Austrália) Pty Ltd, que deu origem à General Motors-Holden Ltd.
Depois, houve muitas outras transformações com altos e baixos, até que na década de 2010 a produção foi abalada pela queda do dólar australiano. Tornou-se não lucrativo. No outono de 2017, a fábrica de Elizabeth foi fechada e o Holden Commodore foi descontinuado. E no inverno de 2020, a General Motors Corporation anunciou que no início de 2021 a Holden seria completamente liquidada. Em vez disso, apareceram veículos especiais da GM. Suas tarefas incluem o fornecimento de veículos Chevrolet Silverado e Corvette C8. Então, em dezembro de 2020, o logotipo com o leão e a pedra corporativos desapareceu. Ele passou para a categoria de simbolismo raro.
1928 – 1969
O emblema da época era monocromático e consistia em duas cores – preto e branco. O emblema apresentava um leão sentado em frente a uma pedra. O animal colocou a pata direita nele. A besta parecia orgulhosa, majestosa. A boca estava aberta e a exuberante juba caía livremente sobre os ombros. Acima da cabeça do leão estava a inscrição “Holden” em letras maiúsculas sem serifa. Todos os elementos foram colocados em uma oval com recortes ondulados à direita e à esquerda. Uma linha tracejada serviu de moldura. Era amplo e consistia em uma ornamentação simples. O fundo era preto e os detalhes eram brancos.
1969 – 1994
Nesta versão, o leão mudou – ele se tornou mais régio, com a cabeça erguida. O predador é pintado de vermelho e se senta de perfil. Os designers arredondaram a pedra e deram-lhe a forma de uma roda. O animal é detalhado: tem crina bem traçada, patas com garras, pêlo, focinho e cauda.
1994 – 2014
Os desenvolvedores sugeriram uma moldura redonda para o logotipo. Eles colocaram o leão no centro, capturando a cabeça, parte das costas e um fragmento da pedra. O animal é retratado em forma de traço: parece aparecer em um fundo vermelho. Esta opção foi muito importante para a identidade corporativa, pois serviu de modelo para todos os logotipos subsequentes. As linhas do talismã foram suavizadas e refinadas. Os autores tiraram o nome da marca do carro da placa redonda e o colocaram na parte inferior. Eles também mudaram a fonte para torná-la mais suave e simplificada.
2014 – 2016
Os desenvolvedores pegaram o logotipo anterior e o converteram em um sinal 3D. Para fazer isso, eles usaram sombreamento, destaques e um gradiente que fez o leão meio cinza. Os designers deixaram a dupla margem. Eles também tornaram a fonte maior e em negrito, adicionaram angularidade e colocaram o lema da empresa na parte inferior.
2016 – 2019
No logotipo atualizado, de fato, tudo permaneceu o mesmo, exceto para o esquema de cores. Seus desenvolvedores o transformaram em um branco prateado, removendo a cor vermelha agressiva. Eles corrigiram as letras usando uma fonte fina com extremidades chanfradas para o “l” e “d”. Além disso, os designers substituíram as letras maiúsculas por minúsculas (mas não a primeira – permaneceu em maiúsculas).
2019 – 2020
O último logotipo era plano e triste, pois consistia em elementos pretos em um fundo branco. Tinha uma moldura única e larga, ao contrário das outras versões, com uma moldura dupla, que consistia em anéis brancos e vermelhos. Em 31 de dezembro de 2020, a produção de veículos com volante à direita sob a marca Holden foi descontinuada.
Fonte e cores do logotipo
A identidade visual da empresa australiana sempre esteve associada à imagem de um majestoso leão segurando a pata direita sobre uma pedra redonda. Provavelmente era uma sugestão de veículos com volante à direita.
Para o emblema, a montadora optou primeiro por uma fonte com letras simplificadas e arredondadas nas pontas. Era a fonte NEC do tipógrafo Julio Garay. Em versões posteriores, apareceram caracteres grandes com cantos direitos e agudos. Todas as fontes nos logotipos de Holden foram unidas pela ausência de serifas.
A paleta de assinatura consistia em duas combinações clássicas que eram usadas alternadamente. As cores primárias são branco com vermelho ou preto.
O que significa o logotipo Holden?
O logotipo Holden apresenta um leão segurando uma pedra. Esta imagem é baseada no enredo de uma antiga fábula que conta como as pessoas inventaram a roda depois de ver leões rolando nas pedras.
Por que Holden tem um logotipo de leão?
O logotipo moderno de Holden é uma homenagem à herança da marca. A primeira versão do emblema do leão foi desenvolvida em 1928 para refletir a história da criação da roda.
De que país é Holden?
Holden foi fundada na Austrália e está sediada lá. No entanto, a marca pertence à americana General Motors, e seus carros são produzidos nos Estados Unidos, Polônia, Alemanha, Tailândia e Coréia do Sul.
Quem começou Holden?
O fundador da empresa Holden, que se dedicava à produção de selaria e produtos de selaria, era um emigrante da Inglaterra James Alexander Holden.