Harley Davidson é uma empresa de motocicletas fundada por quatro empresários: William Sylvester Harley e três irmãos Davidson. Em 1903, após experiências malsucedidas com uma motocicleta, eles apresentaram sua primeira motocicleta. Sua primeira fábrica foi um pequeno galpão de madeira no quintal de Davidson. Em 1908, entusiastas conseguiram vender uma bicicleta para a polícia de Detroit. E em 1918, os militares americanos compraram metade dos veículos da empresa.
Significado e história
Embora a empresa tenha sido fundada em 1903, o logotipo da Harley Davidson apareceu vários anos depois: de acordo com uma versão, em 2009, de acordo com outra, em 1910. A marca imediatamente se tornou familiar em corridas e testes de resistência: motocicletas com levou sete primeiros lugares.
O famoso design foi inventado por Janet Davidson. Ela trabalhou para o tio Alexander McNab em uma loja de lingerie e usou seu talento artístico para criar monogramas originais para tecidos finos. Ela adorou tanto a atividade que Janet fez um distintivo para a Harley Davidson e depois o aplicou em motocicletas, decorando cada tanque e pára-choque com um padrão. A irmã mais velha estava orgulhosa de poder ajudar seus irmãos e de ajudar na realização de seus sonhos.
Este logotipo está em uso há mais de cem anos. Ele foi oficialmente registrado no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em 1982. Além disso, havia marcas temporárias programadas para coincidir com as datas de aniversário. Em 1953, quando a primeira motocicleta Harley Davidson tinha 50 anos, a empresa comemorou a ocasião com um novo emblema. O design foi cuidadosamente pensado: a letra “V” denotava o tipo de motor, e a versão medalhão foi tão apreciada pelos proprietários da empresa que decidiram deixá-la nos pára-lamas dianteiros de todas as motos de 1954.
Em 1976, para o bicentenário dos Estados Unidos, o artista Paul Smith redesenhou a marca com a adição de uma águia. Esta variante apareceu pela primeira vez em modelos Liberty Edition. Em 1978, no 75º aniversário da Harley Davidson, outro logotipo foi criado, mas ele apareceu apenas em mercadorias de souvenirs. Um pouco mais tarde, os executivos perceberam o potencial publicitário dos emblemas e começaram a produzir séries especiais de motocicletas com insígnias comemorativas a cada cinco anos após 1978.
1910 – 1953
No logotipo daqueles anos, a frase “Harley-Davidson” é escrita por meio de um hífen e colocada no centro da marca. É um retângulo de dois gumes em torno do perímetro. As letras são brancas, estreitas, alongadas. Na faixa mais externa, “TRADE” (esquerda) e “MARK” (direita) são indicados em letras pequenas.
Uma figura horizontal se divide em duas metades, triângulos de duas peças que lembram escudos. Na parte superior deles está a palavra “MOTOR”, na parte inferior – “CICLOS”. As letras são de tamanhos diferentes: no meio são grandes, ao longo das bordas são pequenas, de modo que as palavras parecem pirâmides. Os triângulos são como sinais de direção.
1953 – 1980
Em 1953 apareceu um emblema do jubileu, de que a administração gostou tanto que decidiu utilizá-lo no lugar do principal. No centro está um retângulo horizontal com a palavra “Harley-Davidson”. Assemelha-se a um texto manuscrito e é feito por uma escrita casual com imitação de gravura. As letras estão conectadas, semicursivas.
O fundo do retângulo é o “V” latino, que denota um tipo de motor. Na parte superior existe um escudo que indica a idade da marca – “50 anos”. Em um triângulo agudo formado pelo sinal “V”, a inscrição “AMERICAN MADE” é colocada em duas fileiras. Todos os elementos são desenhados em círculo, o que faz com que o logotipo pareça uma medalha.
1980 – presente
A versão atual é quase idêntica à versão de estreia. A única diferença está no desenho figurado dos cantos do escudo e no arranjo mais compacto das letras na inscrição central.
Fonte e cores do logotipo
O primeiro símbolo, inventado por Janet Davidson, é denominado Barra e Escudo porque consiste em um escudo figurado dividido ao meio por uma barra horizontal. Acima está a inscrição “MOTOR”, abaixo – “CICLOS” (às vezes “EMPRESA”), no meio – “HARLEY-DAVIDSON”. Esta versão é considerada padrão, mas cada escritório da empresa tem seu próprio logotipo exclusivo. A versão criada em 1965 é reconhecida como cult, diferenciando-se do clássico pelas letras em negrito, molduras largas e esquema de cores em preto e branco (original).
Em 2019, o fabricante anunciou um redesenho global, anunciando que as primeiras motocicletas com os novos emblemas estarão à venda em 2020. A mudança de estilo será gradual, com previsão de mudança completa no conceito visual até 2025 para que os fãs possam se acostumar com a nova imagem da marca. … O primeiro símbolo permanece, mas como um tributo a uma época passada. Ele continuará a ser usado no contexto do patrimônio da empresa.
Os designers do emblema moderno mantiveram a forma de Barra e Escudo, também conhecida como Escudo e Faixa. Na verdade, é um escudo heráldico figurado, dividido em dois por um retângulo horizontal. A nova versão transmite o estilo moderno da Harley Davidson. Os ângulos e proporções mudaram ligeiramente e as linhas ficaram ligeiramente mais finas.
O logotipo clássico contém as letras laranja “MOTOR”, “CYCLES” (“COMPANY”) e “HARLEY-DAVIDSON” branco. Para o texto do escudo, é utilizada uma fonte individual: as letras da palavra “MOTOR” são alongadas para cima e em “CICLOS” – para baixo, no formato da moldura. O nome da empresa é executado no padrão negrito grotesco. A cor de fundo é preta.
O novo emblema minimalista não tem inscrições. Também não existe uma variedade particular da paleta: a versão monocromática da Barra e Escudo é apresentada em preto e branco.